Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde.

    Gostaria que me ajudassem num esclarecimento.
    Tenho neste momento uma equipa técnica a fazer instalação do ar condicionado na minha casa.
    Quando cá vieram ver a pre instalação e dar orcamento, referiram que seria necessário a utilização de azoto para limpeza de tubos, de forma evitar água ou eventuais humidades nos tubos e que isso influenciaria o desempenho das máquinas.
    Hoje perguntei pelo azoto, e dizem -me que não é preciso, porque os tubos estão sequinhos e que no telhado está a máquina de vacuo que é a mesma coisa...
    Ora eu não vi máquina nenhuma e também não estou certa do que eles me dizem porque desconheço os procedimentos, contudo acho estranho terem me dito que era indispensável e agora já não é preciso.
    O responsável tecnico esteve aqui no incio da obra e entretanto ausentou-se, sendo que os funcionários remetem as respostas para o responsável.
    Será que me podem ajudar, de forma a evitar má instalação ou problemas no futuro?

    AGradeço a vossa atenção.
  2.  # 2

    O azoto é muitas vezes utilizado quando se quer deixar os tubos "à carga", ou para fazer a limpeza da instalação, embora não seja obrigatória o uso do mesmo. Aliás numa instalação em que as máquinas e tubagens são colocadas no próprio dia, apenas se faz vácuo à instalação e estando tudo bem, abre-se o gás.

    O mais importante é que os instaladores tenham retirado do ar das tubagens (vácuo) e verificado a possível existência de fugas.

    Caso não existam fugas, à partida não terá problemas, até porque nas pré-instalações, as pontas de tubo são sempre fechadas (por vezes até soldadas para evitar a entrada de lixo)

    No entanto, se foi acordado o uso de azoto para a limpeza da instalação, eu questionaria o responsável do porquê o mesmo não ter sido utilizado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CarlaR
  3.  # 3

    O vácuo será suficiente, que deverá ser sempre feito à instalação e o mesmo acaba por retirar a humidade da instalação.
    O Azoto é utilizado para verificar eventuais fugas que possam existir na instalação.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CarlaR
  4.  # 4

    Quero agradecer os vosso comentários.
    Vou certamente questionar o senhor, pois até ao momento não regressou á obra.

    Muito obrigada
  5.  # 5

    Não pague.

    Exija a colocação da tubagem em vácuo pois aumenta o rendimento e preserva a vida da máquina.

    O azoto também é boa prática para eliminar a humidade como referiram acima.
    • mica
    • 13 julho 2020

     # 6

    Colocado por: RicardoPortoNão pague.

    Exija a colocação da tubagem em vácuo pois aumenta o rendimento e preserva a vida da máquina.

    O azoto também é boa prática para eliminar a humidade como referiram acima.


    Não pague? Você já está a influenciar o dono da obra a não pagar, claro que os homens meteram a tubulação em vácuo.ate o mais sucateiro hoje em dia faz vácuo.certamente o diretor da obra ou chefe de obra lhe disse que precisa d azoto provavelmente tinha lhe dado o orçamento no inverno .
  6.  # 7

    Claro?

    Estava lá para ver?

    Conheço um Picheleiro que monta AC's e disse-me..não tenho máquina e monto AC quando berrar berrou e vendo outro!
  7.  # 8

    que ganda confusão: o azoto tem multiplas funções em AVAC, sendo a principal arrastar humidades e impurezas nas tubagens abertas, se as tubagens estavam seladas é dispensavél.

    o vacuo adequado é imprescindível pois ao não ser execuado correctamente vai diminuir drasticamente o rendimento e durabiliddae do equipamento, sendo muito fácil de detectar por qualquer tecnico.

    para fazer vacuo precisa de uma bomba de vácuo especifica, existindo diversos equipamentos disponiveis no mercado, alguns ate funcionam a bateria (a ultima que comprei é destas).
  8.  # 9

    Mais uma vez obrigada por todos os esclarecimentos aqui prestados, ajudaram-me a perceber o que aqui fizeram.

    A minha casa já tinha pre instalação do ar condicionado, as tubagens existiam e sempre estiveram fechadas, mesmo quando cá vieram ver para dar orçamento.

    Ao fazer a instalação disseram que não havia necessidade de fazer o azoto porque as tubagens estavam limpas. depois de tudo instalado, fizeram o vacuo. as máquinas estão a funcionar.

    Eu não percebo nada de ar condicionado e de facto não tenho que perceber, contratei uma empresa e devo confiar, no entanto não percebi a razão pela qual de não colocarem o azoto, quando estava previsto e, o facto de ficar a saber porque questionei e não porque me avisaram antecipadamente.

    Grata pela ajuda.
  9.  # 10

    Eu nao confio em tubagens fechadas à muito tempo ainda por cima deram lhe preço para o fazer
  10.  # 11

    Colocado por: RicardoPortoEu nao confio em tubagens fechadas à muito tempo ainda por cima deram lhe preço para o fazer


    Não é algo que influencie muito o preço.
    A tubagem fechada e se o vácuo for bem feito não precisa do azoto.
 
0.0155 seg. NEW