Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Preciso de ajuda pf.

    Estou em fase de construção e este tema tem suscitado uma acesa discussão "exautor e esquentador na chaminé da cozinha"

    O arquiteto.

    Devem seguir 2 tubos independentes até à saída da chaminé, para prevenir que o esquentador se apaga e para que não haja, retorno de gases.

    O construtor
    Liga-se os 2 tubos com 1 y e entram só 10 cm dentro da chaminé. Segundo ele, para que não exista condensação a escorrer pelos tudos, que na opinião dele, irá acontecer com a primeira versão.

    Preciso pf de comentários e opiniões de quem já passou por isto.

    Muito obrigado
    Nuno
    • Sira
    • 14 julho 2020

     # 2

    Eu tive um problema parecido num apartamento.. o esquentador e o exaustor ligados à mesma chaminé, sem tubagem independente, e não passou na vistoria do gás porque, ao ligar o exaustor, puxava os gases do esquentador e afastava-os da chaminé. Tivemos de colocar saídas independentes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HerbaKing
  2.  # 3

    Saídas independentes sem qualquer dúvida. E chaminés independentes se possível

    Atenção às entradas de ar obrigatórias!

    150cm2 para esquentador e 50cm2 fogão a gás
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HerbaKing
  3.  # 4

    E estas saídas de gás, estamos a falar, desde os equipamentos, ao topo das chaminés?

    Não vai causar condensação?

    Obrigado
  4.  # 5

    Se bem percebi, uma tubagem independente a ligar cada equipamento.
    E essa tubagem, tem de acompanhar a chaminé toda, desde o R/c até ao telhado, ou só se coloca 20 ou 30 cm´s dentro da chaminé?

    é que o Construtor diz que coloca os tubos independentes, somente 20 cm dentro da conduta da chaminé. Sinceramente, está a fazer-me confusão.

    Obrigado
  5.  # 6

    Sempre até cima, senão vai dar bronca.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HerbaKing
  6.  # 7

    Colocado por: luisrdspre até cima, senão vai dar bronca.


    E neste caso, em termos de condensação (água a descer pelos tubos)?
    Não é nada de especial, ou pode vir a representar um problema?

    Obrigado
  7.  # 8

    Em termos de condensação não sei. Mas em termos de extração é o melhor
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HerbaKing
  8.  # 9

    Isso da condensação é um não problema. Todos os tubos criam alguma condensação enquanto estão frios, quer sejam partilhados por vários aparelhos, quer sejam isolados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HerbaKing
  9.  # 10

    Fantástico, muito obrigado pelos comentários
 
0.0146 seg. NEW