Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Sou proprietária de um imóvel num prédio de 8 fracções, 2 rés-do-chão, mais 3 andares cada um com dois apartamentos (direito e esquerdo).
    Do total desta 8 fracções, 4 são habitação permanente, 4 delas são residência secundária.
    Há 46 anos atrás fui a primeira a vir viver para este prédio e fui eu quem efetuou o pedido de eletricidade para a luz das escadas (área comum) o qual ainda se mantêm em meu nome, e no meu nif, uma vez que nunca foi constituído condomínio.
    Temos gerido o prédio de uma forma harmoniosa pois cada residente permanente, mais 2 residentes secundários (que habitam na localidade) ficam encarregados de pagar a fatura da eletricidade, mais as despesas de limpeza e produtos, durante 12 meses.
    A fatura da eletricidade sou eu quem a entrega ao responsável desse ano, pois além de vir em meu nome vem também para a minha morada, tendo assim que estar constantemente preocupada em verificar se a fatura já chegou ou não, como aconteceu nestes últimos meses de estado de emergência com o atraso dos correios, para além de ser uma despesa indevida que aparece no meu Efatura.
    E assim gostaria que continuasse. No entanto, e é essa a principal razão pela qual solicito a V/ajuda, não quero que continuar a ter o contrato no meu nome, por já não me sentir com capacidade de “gerir” essa situação.
    Assim sendo solicito a V/ajuda. Com os V/conhecimentos qual seria a melhor forma de regularizar esta situação?
    Que posso eu fazer, uma vez que já reunimos e nenhum dos outros condóminos se chegou à frente para ficar como titular do contrato?
    Grata pela atenção ao assunto.
    Com os meus melhores cumprimentos,
    Toscana
  2.  # 2

    Criar condominio.
    Pedir nif.
    Passar o contrato para o condominio.

    Opção 2.
    Dá baoxa do contrato e focam todos sem eletricidade nas escadas.
  3.  # 3

    Colocado por: nielskyCriar condominio.
    Pedir nif.
    Passar o contrato para o condominio.

    Opção 2.
    Dá baoxa do contrato e focam todos sem eletricidade nas escadas.


    Essa da baoxa fez-me aqui andar a procurar por expressões idiomáticas brasileiras até perceber que foi um erro de digitação XD.

    Por muito que me tenha feito rir a opção 2, realmente a opção 1 é o mais acertado. Não tenho experiência na constituição de condomínios, mas encontra alguns guias como aqui:
  4.  # 4

    Colocado por: ruicarlovEssa da baoxa fez-me aqui andar a procurar por expressões idiomáticas brasileiras até perceber que foi um erro de digitação XD.

    Tenho o dedo gordo e o telemóvel já tem mais de 5 anos.
    A palavra correcta é "baixa", no sentido de terminar o contrato.

    No brasil não existe o "baoxa".
    • size
    • 14 julho 2020 editado

     # 5

    Colocado por: Toscana
    E assim gostaria que continuasse. No entanto, e é essa a principal razão pela qual solicito a V/ajuda, não quero que continuar a ter o contrato no meu nome, por já não me sentir com capacidade de “gerir” essa situação.


    Como assim ?
    Gostaria que a situação continuasse, e ao mesmo tempo, não pretende que o contrato continue em seu nome ? :) Decida-se.

    Pois, como já foi dito, já é tempo de elegerem um administrador, o qual deverá tratar de legalizar o condomínio, registando-o junto IRN, https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/rnpc/docs_rnpc/1faqs/40/ obtendo assim o NIF próprio, ou NIPC.
    Com esse cartão (NIPC) ficará o condomínio em condições de formalizar o contrato da energia do prédio, em substituição do que se encontra em seu nome.

    Se ninguém se disponibilizar para assumir o cargo de administrador, tem que contratar uma Empresa de gestão.
  5.  # 6

    Parece-me um prédio em propriedade total, todas as frações têm contador da EDP individual?
  6.  # 7

    O diacho, como é que o link que eu pus não ficou? Queria ter colocado isto da Deco: https://www.condominiodeco.pt/informe-se/artigos/administracao/crie-condominio
 
0.0111 seg. NEW