Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Estou a finalizar o processo na câmara de Matosinhos (após 11 meses) para construção de uma moradia.

Gostaria de saber algumas questões se me poderem ajudar:

1 - Irei submeter nos proximos 15 dias a Comunicação Previa, e vou fazer a autoliquidação das taxas para avançar com o processo do credito bancario que tenho pendente, já ouvi locais a dizer que tenho de aguardar 10 dias uteis apos a submissão da CP para fazer a autoliquidação das taxas, e já ouvi outros dizer que mal submeto no mesmo dia posso autoliquidar, alguém me sabe informar concretamente?

2 - Após ter a CP + pagamento taxas, irei tratar da parte bancária, das puxadas de EDP e Agua... alguem me consegue confirmar se água é necessária e se os prazos e custos são semelhantes ao da puxada da EDP?

3 - Após ter a CP + pagamento taxas, e começar a tratar destes pontos... há algo que possa acontecer? Caso exista algum indeferimento da CP posso ter que suspender tudo?

4 - Alguém me pode enviar contactos de construtores fiáveis na zona de Matosinhos e se tiverem os não fiáveis também?

Obrigado desde ja a todos!
    • Nelhas
    • 14 julho 2020 editado

# 2

Miguel Bom dia,

Estou baralhado.
    Avançou sem o Crédito concluído e sem Construtor?
  2.  # 3

Eu estou mais baralhado com o prazo...11 meses e ainda vai submeter a Comunicação Prévia?
    Então os 11 meses foram SÓ para fazer o projecto?!? Puxa vida...!
  3.  # 4

A EDP não sabe o que é uma CP, enquanto não receber um ofício da Câmara a dizer que pode iniciar a construção, eles não fazem nada. Depois desse ofício demoram vários meses, ou seja apresenta-se uma CP na Câmara para podermos começar a construir e só meio ano depois é que temos energia na obra.

Colocado por: miguelsteixeira1 - Irei submeter nos proximos 15 dias a Comunicação Previa, e vou fazer a autoliquidação das taxas para avançar com o processo do credito bancario que tenho pendente, já ouvi locais a dizer que tenho de aguardar 10 dias uteis apos a submissão da CP para fazer a autoliquidação das taxas, e já ouvi outros dizer que mal submeto no mesmo dia posso autoliquidar, alguém me sabe informar concretamente?

Isso já foi aqui discutido milhentas vezes, eu não me vou estar sempre a repetir, e não percebo porque é que não pergunta isso ao arquitecto que tratou do processo.

Colocado por: miguelsteixeira4 - Alguém me pode enviar contactos de construtores fiáveis na zona de Matosinhos e se tiverem os não fiáveis também?

Como é que apresentou uma CP sem um construtor?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: miguelsteixeira
  4.  # 5

Colocado por: NelhasMiguel Bom dia,

Estou baralhado.
    Avançou sem o Crédito concluído e sem Construtor?

Eu tenho construtor (estou apenas a analisar várias opções), e ainda não submeti a CP como referi.
    Relativamente ao credito, já o tenho pre-aprovado, mas para finalizarem o processo precisam dos documentos.
  5.  # 6

Colocado por: econom.pedroEu estou mais baralhado com o prazo...11 meses e ainda vai submeter a Comunicação Prévia?
    Então os 11 meses foram SÓ para fazer o projecto?!? Puxa vida...!

Exatamente, uma verdadeira dor de cabeça, Câmara de Matosinhos what else!
  6.  # 7

Esses 11 meses referem-se ao decorrer de qual processo? Um Pedido de Informação Prévia?
  7.  # 8

Colocado por: PicaretaA EDP não sabe o que é uma CP, enquanto não receber um ofício da Câmara a dizer que pode iniciar a construção, eles não fazem nada. Depois desse ofício demoram vários meses, ou seja apresenta-se uma CP na Câmara para podermos começar a construir e só meio ano depois é que temos energia na obra.

Isso já foi aqui discutido milhentas vezes, eu não me vou estar sempre a repetir, e não percebo porque é que não pergunta isso ao arquitecto que tratou do processo.

Como é que apresentou uma CP sem um construtor?

Mas tem aqui relatos de várias pessoas que conseguiram luz na EDP com CP+pagamento taxas, outras dizem o mesmo que me está a dizer... fico sem saber como funciona.

Eu já tenho construtor, era apenas para ver outras opções, e ainda não submeti a CP.
  8.  # 9

Colocado por: ADROatelierEsses 11 meses referem-se ao decorrer de qual processo? Um Pedido de Informação Prévia?

Processo de submissão da Arquitectura + alteração alvará loteamento...
  9.  # 10

Colocado por: miguelsteixeirajá o tenho pre-aprovado,

Isto não existe.
    Tenha em atenção a isto.
    Repito, isto não existe.
    Não significa nada e não têm qualquer vinculo legal.
    Senão têm capital próprio significativo pode ficar com um grave problema em mãos.
  10.  # 11

Colocado por: Nelhas

Isto não existe.
    Tenha em atenção a isto.
    Repito, isto não existe.
    Não significa nada e não têm qualquer vinculo legal.
    Senão têm capital próprio significativo pode ficar com um grave problema em mãos.

Não é um tema que me preocupe sinceramente, tanto pelas condições de emprestimo e taxas de esforço, como pelo facto que ainda só nao avancei porque não quis.
    Eu já tenho o credito aprovado, só que para libertarem a primeira tranche necessitam dos documentos em como posso construír, é em todos os bancos assim, nao é um problema.
    Concordam com este comentário: catiamsoares
  11.  # 12

Colocado por: miguelsteixeiraEu já tenho o credito aprovado

Colocado por: miguelsteixeirajá o tenho pre-aprovado

Ok.
    Voçe é que mencionou duas coisas completamente diferentes.
    • Nelhas
    • 14 julho 2020 editado

# 13

Colocado por: miguelsteixeiraó que para libertarem a primeira tranche necessitam dos documentos em como posso construír,

Disseram-lhe isso no Banco?
    Num crédito para construção?
  12.  # 14

Colocado por: Nelhas

Disseram-lhe isso no Banco?
    Num crédito para construção?

Sim exatamente.
    Trata-se de um credito construção + compra terreno, ou seja só quando entregar os documentos da câmara em como posso construir, mas libertam a tranche inicial (do terreno) e depois à medida que a obra avançar libertam-me as restantes tranches.

Mas não emitem a primeira tranche sem CP + pagamento taxas. Agora como disse, a viabilidade do crédito não me preocupa.
  13.  # 15

Miguel,

Se voçe está tranquilo é o que importa.
  14.  # 16

Colocado por: miguelsteixeiraProcesso de submissão da Arquitectura + alteração alvará loteamento...

Então os 11 meses não está mal.
  15.  # 17

Colocado por: Picareta
    Então os 11 meses não está mal.

Já vi aqui relatos piores, mas sempre pensei que se resolvesse em menos tempo, a CM cada vez manda algo para trás, o processo primeiro seja apreciado novamente é uma dor de cabeça
  16.  # 18

Colocado por: miguelsteixeira

Já vi aqui relatos piores, mas sempre pensei que se resolvesse em menos tempo, a CM cada vez manda algo para trás, o processo primeiro seja apreciado novamente é uma dor de cabeça

Estamos a finalizar construção de moradia na zona de Matosinhos /Leça e nem quero ouvir falar da CM Matosinhos
    Concordam com este comentário: ricat, P32, Paulo Porto, catiamsoares
  17.  # 19

Colocado por: Ruipsm

Estamos a finalizar construção de moradia na zona de Matosinhos /Leça e nem quero ouvir falar da CM Matosinhos

Sim, eu acompanhei algumas threads e vi que também penou bem infelizmente :/
    Já agora, eu deixei o meu mail noutra thread para si, caso me conseguisse contactar agradecia, tinha só uma ou duas duvidas
  18.  # 20

Colocado por: miguelsteixeira

Sim, eu acompanhei algumas threads e vi que também penou bem infelizmente :/
    Já agora, eu deixei o meu mail noutra thread para si, caso me conseguisse contactar agradecia, tinha só uma ou duas duvidas

Qual thread? Não vi

0.0235 seg. NEW