Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde pessoal.
    Preciso da vossa ajuda para me esclarecer de um possível problema que poderá vir um dia a acontecer.
    Comprei uma casa para restauro.
    Acontece que sobre essa casa existe um muro de suporte de terra (com cerca de 3 metros altura) que não oferece grandes condições de segurança, visto já ter uma barriga e ser feito de pedra miúda.
    Esse mesmo muro fica sobre o telhado da casa.
    Estou a pensa falar com o proprietário do terreno para o inteirar da situação.
    Contudo, e caso a conversa não corra bem, como devo proceder para me salvaguardar de futuros dissabores e prejuízos?
    Em tempos li qualquer coisa sobre este assunto, mas agora não consigo encontrar isso.
    Sabem-me dizer qual a legislação que suporta este tipo de intervenção?
    A habitação foi construída com toda a documentação necessária, autorizada pela Câmara Municipal e obdecendo ao PDM.
    Lembro-me que para além do proprietário também mencionava a Câmara Municipal.
    Se alguém me poder ajudar, agradeço.
  2.  # 2

Mas o muro encontra-se na sua propriedade?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cmasantos
    • Sira
    • 14 julho 2020

# 3

Então tem a casa encostada a um muro de contenção de terras, que por sua vez está a começar a ceder, é isso?
    Tem alguma foto que ajude a perceber a situação?
  3.  # 4

Nelhas, o muro é sobre a minha propriedade (neste caso, sobre o telhado da casa) mas esse muro e de suporte de terra do vizinho de cima.
  4.  # 5

Sira,é mais ou menos isso.
    O telhado da casa remata no muro. Muro esse que é do vizinho da propriedade de cima.
    Esse muro tem cerca de 3 metros altura. Nessa propriedade de cima, o vizinho tem terra cultivada.
    De momento não tenho foto, mas mais logo posso tirar.
  5.  # 6

É este o muro em causa.
      IMG_20200714_193526.jpg
    • Sira
    • 15 julho 2020

# 7

Eu creio que a responsabilidade de suster as terras é de quem fica por cima. Eu tentaria primeiro falar com o proprietário para resolver a bem, com aconselhamento técnico adequado. Se ele não resolver, pois.. sendo a minha cabeça ali por baixo, resolveria eu, sem dúvida!
    • Sira
    • 15 julho 2020

# 8

Colocado por: Anonimo12122020Se cair ele é obrigado a por a casa de baixo como estava, mas nem é obrigado a refazer o muro

E se morrer alguém lá dentro quando o muro cair?

Eu compreendo que os custos possam ser avultados e possa não haver possibilidade para esse investimento, quer de um quer de outro. Quando falei em aconselhamento técnico, não estava a sugerir um advogado, mas sim um engenheiro que possa efectivamente dar uma solução fiável para a questão. Não vá o vizinho se lembrar de reforçar aquilo com alguma argamassa bem forte que está bom. Tentar resolver a bem, claro. Mas se não der, e não havendo disponibilidade financeira para fazer as obras necessárias, garanto-lhe que quem não ficava ali a morar era eu! Para mim, "resolver" pode passar por mudar de casa :)
  6.  # 9

E se o muro cair com alguém dentro de casa?
    Eu primeiro falava com o vizinho, se não resultasse, falava com a câmara e com a protecção civil.
    Concordam com este comentário: Sira
  7.  # 10

Colocado por: Anonimo12122020mas não o pode obrigar a fazer obras no que é dele,

Claro que pode.
    Mas para isso precisa de um relatório detalhado , de contratar peritagem e de expor as conclusões as autoridades competentes.

Mas

E preciso que o relatório e a peritagem concluam algum tipo de risco para a sua segurança e de terceiros.
  8.  # 11

Tem de haver peritagem especializada que emita um relatório que comprove o risco.
    Só assim pode solicitar as entidades competentes..

Não pode ser o dono a olho a achar que vai cair.
    Concordam com este comentário: Sira
  9.  # 12

Colocado por: SiraEu creio que a responsabilidade de suster as terras é de quem fica por cima. Eu tentaria primeiro falar com o proprietário para resolver a bem, com aconselhamento técnico adequado. Se ele não resolver, pois.. sendo a minha cabeça ali por baixo, resolveria eu, sem dúvida!

Aconselharam me a chamar a Protecção civil municipal para fazer um relatório e falar com o vizinho para tentar resolver o problema.
    Tudo isto por carta registada, para guardar como provas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sira
  10.  # 13

Colocado por: NelhasTem de haver peritagem especializada que emita um relatório que comprove o risco.

Concordam com este comentário:Anonimo12122020,Sira

Segundo me informaram, isso compete à proteção civil municipal.
    Tenho de tratar disso
  11.  # 14

Colocado por: Sira

E se morrer alguém lá dentro quando o muro cair?

Eu compreendo que os custos possam ser avultados e possa não haver possibilidade para esse investimento, quer de um quer de outro. Quando falei em aconselhamento técnico, não estava a sugerir um advogado, mas sim um engenheiro que possa efectivamente dar uma solução fiável para a questão. Não vá o vizinho se lembrar de reforçar aquilo com alguma argamassa bem forte que está bom. Tentar resolver a bem, claro. Mas se não der, e não havendo disponibilidade financeira para fazer as obras necessárias, garanto-lhe que quem não ficava ali a morar era eu! Para mim, "resolver" pode passar por mudar de casa :)

Sira, não é obrigado a fazer o muro?
    Mas é obrigado a pagar o prejuizo que a propriedade do vizinho der.
    Isto é, deslizamento de terras.
  12.  # 15

Colocado por: NelhasTem de haver peritagem especializada que emita um relatório que comprove o risco.

Concordam com este comentário:Anonimo12122020,Sira

Proteção civil municipal, certo?
  13.  # 16

Colocado por: SiraEu creio que a responsabilidade de suster as terras é de quem fica por cima. Eu tentaria primeiro falar com o proprietário para resolver a bem, com aconselhamento técnico adequado. Se ele não resolver, pois.. sendo a minha cabeça ali por baixo, resolveria eu, sem dúvida!

Segundo me informaram, ele tem de estabilizar o muro.
    Aconselharam me a enviar carta registada para o vizinho e para a proteção civil municipal a expor a situação.
    Segundo sei, na lei está prevista esta situação, só que não consigo encontrar...
  14.  # 17

Colocado por: Vítor MagalhãesE se o muro cair com alguém dentro de casa?
    Eu primeiro falava com o vizinho, se não resultasse, falava com a câmara e com a protecção civil.
    Concordam com este comentário:Sira

É o que pretendo fazer.
    • Nelhas
    • 15 julho 2020 editado

# 18

Colocado por: cmasantosProteção civil municipal, certo?

Eu não faria assim.
    Eu pagava e solicitava uma deslocação de um técnico especializado que vá ao local.
    Dessa forma ele fala consigo.
    Explica-lhe se existe risco ou não e pode proceder a um relatório.
    É conveniente claro informar o vizinho , explicar os receios e a forma como inicialmente vai proceder.

Isto é a primeira fase.
    Não vai avançar para a protecção civil ou o que seja sem saber se há risco ou não.

Vai gastar dinheiro em cartas e avisos para depois o seu vizinho dar-lhe na cabeça levar ai alguém e não existir risco?
    Concordam com este comentário: cmasantos, Vítor Magalhães
  15.  # 19

Colocado por: Anonimo12122020sim a responsabilidade e do de cima, mas não o pode obrigar a fazer obras no que é dele, depois já imaginou o custo daquele muro???? Desaterrar tudo por dentro para ter espaço para fazer o muro em segurança, demolir este, fazer outro e depois aterrar outra vez???
    Se cair ele é obrigado a por a casa de baixo como estava, mas nem é obrigado a refazer o muro

Costa: Pode não ser obrigado a fazer o muro, mas é obrigado a pagar os prejuízos que acontecerem devido à falta de muro (deslizamento de terras, entupimento de caleiras, telhas partidas, etc...) na altura da queda e sempre que se verificar qualquer uma destas situações...
    Se a coisa não correr bem, vou-lhe enviar carta registada a expor a situação de perigo que aquele muro configura. Enviar carta registada ao proprietário e proteção civil municipal.
  16.  # 20

Colocado por: cmasantosvou-lhe enviar carta registada a expor a situação de perigo que aquele muro configura.

Mas vai basear isto em que?

0.0210 seg. NEW