Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Pediram-me para ver o que era necessário para colocar um 2.º contador de serviços comuns (de água) num prédio construído pela minha empresa há uns 20 anos (e de que eu fui Director de Obra, autor do projecto de águas, etc.).

    Entre outras coisas (mais técnicas) informei-me, nomeadamente, do que o Condomínio tem de pagar à EPAL.

    Se este novo contrato previr Débito Directo+Factura Electrónica (por email): 41,00euros. Se apenas previr uma daquelas opções são mais 15,00€, e se não previr nenhuma daquelas opções serão mais 30,00€.

    Custos fixos mensais:
    Quota de serviço contador de 20mm: 15,92euros/mês.
    Taxa de saneamento: 3,79euros/mês.

    Todos os outros custos dependem do consumo (água 1.º escalão: 0,167eur/m3; adicional CML: 0,10eur/m3; saneamento variável: 0,57eur/m3; taxa recursos hídricos: 0,02eur/m3;...)

    Assim sendo, o custo fixo no 1.º ano (com Débito Directo e Factura Electrónica) será de (41,00+12x(15,92+3,79)*1,05) = 276,75Euros.
    Nos anos seguintes, se não houver inflação, o valor será de 235,75Euros.

    Para se saber qual o "valor actual" de um pagamento "perpétuo", apura-se quanto é necessário ter no banco para que renda o mesmo.

    SE os bancos estivessem a «dar» 3% líquidos anuais, para ter 240,00euros/ano seria preciso depositar 8.000,00euros.
    É este o custo de um contador de água em Lisboa, cujo «aluguer» devia ter acabado há uns anos...
 
0.0073 seg. NEW