Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá Bom dia!

    EU NÃO ENTENDO NADA DE CONSTRUÇÃO! HELP!

    Eu pretendo comprar um terreno urbano já com água e energia para construir uma moradia de 120m2 (sem garagem), a minha intenção é fazer um PIP + CP, mas depois não sei quais os próximos procedimentos a tomar, abaixo enumero as questões:

    1) Quanto custa o PIP+CP? E quanto tempo demora?

    2) Eu tenho que pagar para usar o Alvará do empreiteiro? Quanto?

    3) Eu tenho que pagar para entregar o Alvará na CM? Quanto?

    4) Eu só vou ter os 15% de adjudicação para começar a obra pelo crédito ao banco. Há empreiteiro que adiante a obra para contar com as tranches que o banco vai pagando? Ou seja, que trabalhe pra depois receber?

    5) O meu marido é também eletricista (não exerce), ele pode fazer esses trabalhos?

    6) O meu marido também pode fazer os acabamentos interiores?

    7) Podemos habitar antes de sair a Licença de Utilização?


    Obrigada
  2.  # 2

    Colocado por: Gislaine1) Quanto custa o PIP+CP?

    Depende do técnico

    Colocado por: GislaineE quanto tempo demora?

    depende da câmara

    Colocado por: GislaineEu tenho que pagar para usar o Alvará do empreiteiro?

    Não! O alvará é de uso exclusivo do empreiteiro, é como uma carta de condução. Não dá para enprestar.

    Colocado por: GislaineEu tenho que pagar para entregar o Alvará na CM? Quanto?

    O alvará os termos e mais uma catrefade de coisas. O custo depende de cada câmara

    Colocado por: GislaineHá empreiteiro que adiante a obra para contar com as tranches que o banco vai pagando?

    Todos!

    Colocado por: GislaineO meu marido é também eletricista (não exerce), ele pode fazer esses trabalhos?

    Pode, mas tem que haver depois alguem que se responsabilize pelo trabalho


    Colocado por: GislainePodemos habitar antes de sair a Licença de Utilização?

    Pode, mas é proibido
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gislaine
  3.  # 3

    Colocado por: zedasilva
    Depende do técnico

    Do técnico? Eu não posso fazer o pedido?




    Não! O alvará é de uso exclusivo do empreiteiro, é como uma carta de condução. Não dá para enprestar.

    Era o que eu pensava, mas um amigo disse que teve que pagar 2800 euros pelo Alvará do empreiteiro. Fiquei sem entender.






    Pode, mas tem que haver depois alguém que se responsabilize pelo trabalho.

    Alguém? Quem por exemplo?



    Pode, mas é proibido

    A isso não. Obrigada.

    Estas pessoas agradeceram este comentário:Gislaine
  4.  # 4

    O PIP creio que sim a comunicação prévia não
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gislaine
  5.  # 5

    Gislane.
    Tem de arranjar um arqutiecto e uma equipa pluridisciplinar composta por engenheiros de diversas especialidades para instruir os projectos devidos
    antes tem de mandar elaborar um levantamento topografico
    Reuna com uns 3 arquitectos/ gabinetes de projecto e peça cotação, e fale sobre o tema.
    Concordam com este comentário: Sira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gislaine
  6.  # 6

    Colocado por: zedasilvaO PIP creio que sim a comunicação prévia não

    Se souber fazer desenhos de arquitectura, sobre o lev. top de acordo com os preceitos da camara em questão, e depois conseguir submeter/ entregar o Pip ( peças escritas e desenhadas), de acordo com os requisitos dos elementos digitais a apresentar.


    Se não sabe o que pode construir nesse terreno, pode é pedir um direito à informação.... mas hoje em dia qq arquitecto que tenha acesso aos dados do terreno em causa faz-lhe o devido enquadramento urbanístico... e ficará logo a saber o que pode ou não construir, quase na hora.
    Concordam com este comentário: zedasilva, Sira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gislaine
    • Sira
    • 15 julho 2020 editado

     # 7

    Colocado por: GislaineEra o que eu pensava, mas um amigo disse que teve que pagar 2800 euros pelo Alvará do empreiteiro. Fiquei sem entender.


    Ah isso parece-me outra história, daquelas ilegais..

    Colocado por: GislaineAlguém? Quem por exemplo?


    Um profissional que possa (e queira) assinar a documentação necessária (creio que seja pelo menos o termo de responsabilidade).
  7.  # 8

    Gislaine,
    Fale com um arquiteto. De outro modo vai andar em círculos entre entidades, empreiteiros, materiais, leis, etc, etc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gislaine
  8.  # 9

    Colocado por: nunogouveiaDe outro modo vai andar em círculos entre entidades, empreiteiros, materiais, leis, etc, etc

    Com uma grande probabilidade de ser mal informada ou até mesmo enganada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gislaine
    • Sira
    • 15 julho 2020

     # 10

    Colocado por: zedasilvaCom uma grande probabilidade de ser mal informada ou até mesmo enganada.


    Ah isso também pode acontecer com um arquitecto.. maus profissionais há em todo o lado. Infelizmente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gislaine
  9.  # 11

    Colocado por: SiraAh isso também pode acontecer com um arquitecto..

    Verdade, infelizmente temos encontrado aqui bastantes casos.
    A vantagem de recorrer a um profissional acreditado, neste caso um arquiteto, é que se consegui provar que foi enganada pode recorrer do seguro de responsabilidade civil que este é obrigado a possuir para garantir eventuais erros que cometa no exercício da sua profissão
    Concordam com este comentário: Sira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gislaine
  10.  # 12

    Colocado por: Pedro BarradasSe souber fazer desenhos de arquitectura, sobre o lev. top de acordo com os preceitos da camara em questão, e depois conseguir submeter/ entregar o Pip ( peças escritas e desenhadas), de acordo com os requisitos dos elementos digitais a apresentar.


    Isso depois vai "esbarrar" no projeto de acessibilidades, onde já é pedido termo de responsabilidade.
    Duvido que um técnico ajuste uns desenhos (e temos e chamar desenhos e não projetos de arquitetura) para realizar por baixo as acessibilidades e assinar o termo...

    Assim, é preferível que seja sempre um arquiteto... seria de todas as formas a meu ver :)
 
0.0135 seg. NEW