Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos.

    Vou vender um apartamento em Lisboa. Estou a pensar tentar vender sem mediação imobiliária para poupar uns trocos, que darão jeito na compra da casa seguinte...
    Gostava de pedir umas dicas a quem já fez isto ou tem alguma experiência:
    - sei que vou ser inundada de contactos de imobiliárias. Devo recusar logo todo e qualquer contacto ou devo aceitar visitas deles se disserem que têm alguém interessado? Qual a comissão habitual nestas circunstâncias?
    - será que neste momento COVID ter uma imobiliária seria francamente melhor para mim por alguma razão?
    - sei que imobiliárias fazem logo algumas perguntas para sondar melhor prospectivos compradores antes de mostrarem casa. Que tipo de coisas será melhor perguntar logo ao telefone ou por mail?
    - quanto tempo será sensato tentar vender sozinha antes de desistir e chamar imobiliária? (Tenho alguma pressão para vender porque estou à espera disso para fazer escritura da nova casa)
    - mais alguma sugestão? Algum erro importante a evitar?

    Obrigada pela vossa ajuda!
    • zed
    • 18 julho 2020

     # 2

    Colocado por: LeonorF99devo aceitar visitas deles se disserem que têm alguém interessado


    Será mentira. Diga que faz um contrato de mediação válido só para determinado comprador ou então válido por um ou dois dias.

    Independentemente disto faça-se acompanhar de advogado ao longo do processo de venda.

    Colocado por: LeonorF99seria francamente melhor para mim por alguma razão


    Se não quiser ser você a efectuar visitas.. você é que sabe o que é melhor para si.

    Colocado por: LeonorF99quanto tempo será sensato tentar vender sozinha


    Depende da pressa. Pode sempre baixar o preço para acelerar, imobiliária não lhe vai necessariamente vender mais depressa.

    Colocado por: LeonorF99erro importante a evitar?


    Contrato de mediação com exclusividade com agência que não mexe uma palha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LeonorF99
  2.  # 3

    Pode assumir vender sem imobiliária se :
    - Tem tempo para atender telefonemas e efetuar visitas.
    - Conhece um mínimo dos procedimentos administrativos. Ter á mão caderneta predial da AT, o registo da conservatória, licença de habitação e certificado energético.
    - Saber tirar umas fotos decentes da casa sem camas por fazer e loiça espalhada na cozinha.
    - Usar sites pagos como Imovirtual que são mais crediveis e o custo é baixo.
    - Se tiver muita urgência na venda aceite imobiliárias mas SEM EXCLUZIVIDADE . Se a eventual comissão faz tanta diferença para a compra da nova casa está possivelmente a fazer um negócio de risco. O valor da comissão costuma ser entre 3 a 5% da venda.
    Concordam com este comentário: zed
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LeonorF99
  3.  # 4

    Bom dia

    Por norma a imobiliária não baixa muito a sua comissão, e há algumas que não baixam nem um centimo.... O que pore vezes fazem é subir o preço para contemplar a comissão. O que pode fazer a casa ficar com preço muito elevado e dificultar a venda...

    Eu diria que se for uma zona fácil de vender, e tiver tempo para fazer visitas e atender chamadas, pode faze lo sem imobiliária.
    caso contrario será melhor contratar uma imobiliária, sendo que corre semrpre o risco de ganhar menos com a venda....

    Eu tive à venda e acabai por vender eu , e não a imobiliária.

    Conselhos que posso dar:
    Tirar boas fotos;
    Ter tudo arrumadinho e "clean" para quem entrar se sentir aconchegado. A 1º impressão é muito importante, embora isso nada tenha a ver com a qualidade da casa.... mas os olhos "também comem"!!!

    Cmpts
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LeonorF99
  4.  # 5

    Disclaimer: Não sou mediador imobiliário.

    Mas não consigo deixar de defender os profissionais. E sim, a mediação imobiliária tem muita gente má. Entreviste pessoas. A mediação é um trabalho e você tem o direito de entrevistar várias pessoas para o lugar. Diga-lhes que está a entrevistar mediadores.

    Um bom mediador imobiliário vai fazê-lo/a ganhar mais dinheiro e perder menos tempo.

    Eu tive um óptimo mediador imobiliário que me vendeu uma casa e ele pediu exclusividade. E demorou exactamente 2 semanas a fechar-me um negócio muito mais favorável que o que pensaríamos conseguir, através de um cliente de uma colega da rede da sua agência.

    Mas também me disse exactamente o que queria que eu fizesse, as obras que eram necessárias fazer, o preço do metro quadrado que estava a ser vendido na zona, quantas casas tinham sido vendidas ali no último mês, etc. E disse-me uma coisa sobre a exclusividade que faz todo o sentido. Nenhum mediador investe nos apartamentos onde não tem exclusividade. Se o o negócio lhe cair nas mãos, óptimo, mas nenhum vai perder muito tempo a pensar num negócio que pode ser só trabalho para zero lucro.

    Se quer muito vender uma casa sozinho, deve para além do que já lhe disseram aqui, ter uma ideia do preço do metro quadrado na zona.

    Veja o que se vende mais na sua zona, se são T1/2 ou 3. Vá ver casas semelhantes. Idades semelhantes, áreas semelhantes, zona semelhante. Perceba quanto pedem pela casa, se ela está em melhor ou pior condição que a sua e quanto tempo demora a vender. Uma casa se vende demasiado depressa (dias) é porque está demasiado barata. Uma casa que demora muito (5 ou 6 meses) a vender está demasiado cara. O seu target é o meio.

    Prepare-se para toda a gente para além dos mediadores imobiliários que lhe vão oferecer "uma sandes de presunto e uma laranja" pela casa. Chicos-espertos são das poucas coisas que há mais que mediadores (ainda que alguns partilhem funções). Nunca acredite em alguém que não tenta negociar o preço um pouco que seja. Se decidir acreditar peça para assinar um CPCV o mais depressa possível.

    Acima de tudo prepare-se para muita chatice e muito trabalho.

    Só reforçar, faça o que fizer, tire boas fotografias. Há várias pessoas que vendem esse serviço. Boas fotografias = fotografias que mostrem o melhor da casa, sem passarem uma ideia errada. Um bom fotógrafo sabe este equilíbrio. O pior que pode acontecer ao seu negócio é ter péssimas fotos. A segunda pior coisa que lhe pode acontecer é ter fotos que criam uma expectativa desajustada e defraudam a expectativa do potencial comprador.

    Mais uma coisa, se não viver na casa, tire toda a mobilia e pague 500€ para a pintar de branco. Os espaços vão parecer maiores e mais luminosos e as pessoas tendencialmente adoram imaginar os seus próprios móveis nos espaços. Deixe-os sonhar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LeonorF99
  5.  # 6

    O segredo da exclusividade esta no imóvel cair na teia e o cliente aceitar baixar o preço por estar amarrado.
    Se vendeu em duas semanas estava barato ou era o sonho de alguém.


    Eu nunca colocaria nada à venda sem tentar beber diretamente primeiro.

    5000mil +iva ou 5% + iva é muito dinheiro!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LeonorF99
 
0.0104 seg. NEW