Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou na dúvida onde é o melhor sítio para colocar radiadores de parede? Já os vi por baixo das janelas, em esquinas das salas, etc...
    Tenho para já a preocupação de minimizar a distância dos tubos, para minimizar as percas de calor. Mas estou indeciso sobre colocá-los em paredes exteriores, vs. interiores. Como colocá-los para maximizar a eficiência?

    Joaquim
    http://moradia-em-odivelas.blogspot.com/
  2.  # 2

    Joaquim
    Isto é só uma opinião de Engenheiro Civil com alguma «cultura geral» em Termodinâmica.

    (nota: «cultura geral» é aquilo que fica depois de termos esquecido o supérfluo) ;-)

    Como os «radiadores» funcionam por convexão, o melhor sítio para um funcionamento mais eficiente, é colocá-los o MAIS LONGE POSSÌVEL das superfícies mais frias, isto é, o mais longe possível de vidros (de preferência, na parede oposta).
    Assim, há uma melhor distribuição/circulação do ar quente em cada divisão. Sobe junto ao «radiador» e desce junto ao vidro, tornando a temperatura do quarto mais homogénea.

    Claro que o "melhor" sítio para colocá-lo numa perspectiva de arrumação da mobília é mesmo por baixo das janelas. Mas, neste caso, uma boa parte da convexão fica limitada (o ar quente estará a aquecer o vidro em vez de aquecer todo o quarto).
    A famosa ideia de que, desta forma, se impede o frio «de entrar» não é bem assim uma vez que, na verdade, não é o frio que entra. É o calor que sai. E se, por um lado essa cortina de ar quente até pode "impedir o frio de entrar" (com grande troca de temperaturas em frente ao vidro), por outro, desta forma não sobra muito para aquecer o resto do ar do quarto.

    Mas, como eu disse, isto é uma opinião pessoal...
  3.  # 3

    Luis,

    Faz sentido o que diz. Pelas suas ideias, colocar numa parede exterior é algo semelhante, não?

    Joaquim
    http://moradia-em-odivelas.blogspot.com/
  4.  # 4

    Colocado por: quim.estradacolocar numa parede exterior é algo semelhante, não?

    É onde as janelas costumam situar-se.
  5.  # 5

    Joaquim,
    A face interior de uma parede exterior bem isolada tem uma temperatura muito semelhante à face de uma parede interior.
    Não fará, portanto, grande diferença colocar o «radiador» nessa parede exterior, e até poderá funcionar bem se a parede oposta for envidraçada.

    A malta dos AVAC chama a essa circulação do ar de «varrimento». Só que neste caso é um «varrimento» natural entre fontes quente e fria (em vez de ser entre grelhas de difusão e de extracção).

    Claro que se essa parede exterior for mal isolada (ou tiver uma inércia térmica muito grande), Você passa a ter razão.

    Lembre-se que isto é meramente uma opinião pessoal (que em tempos até verifiquei por cálculo, mas já nem me lembro como se fazem essas contas).
  6.  # 6

    Colocado por: Luis K. W.Joaquim
    Isto é só uma opinião de Engenheiro Civil com alguma «cultura geral» em Termodinâmica.

    (nota: «cultura geral» é aquilo que fica depois de termos esquecido o supérfluo) ;-)

    Como os «radiadores» funcionam por convexão, o melhor sítio para um funcionamento mais eficiente, é colocá-los o MAIS LONGE POSSÌVEL das superfícies mais frias, isto é, o mais longe possível de vidros (de preferência, na parede oposta).
    Assim, há uma melhor distribuição/circulação do ar quente em cada divisão. Sobe junto ao «radiador» e desce junto ao vidro, tornando a temperatura do quarto mais homogénea.

    Claro que o "melhor" sítio para colocá-lo numa perspectiva de arrumação da mobília é mesmo por baixo das janelas. Mas, neste caso, uma boa parte da convexão fica limitada (o ar quente estará a aquecer o vidro em vez de aquecer todo o quarto).
    A famosa ideia de que, desta forma, se impede o frio «de entrar» não é bem assim uma vez que, na verdade, não é o frio que entra. É o calor que sai. E se, por um lado essa cortina de ar quente até pode "impedir o frio de entrar" (com grande troca de temperaturas em frente ao vidro), por outro, desta forma não sobra muito para aquecer o resto do ar do quarto.

    Mas, como eu disse, isto é uma opinião pessoal...


    a minha cultura geral (que não é sequer de engenheira) dizia-me precisamente a mesma coisa, apesar de todas as pessoas dizerem que eu estava errada e que os aquecimentos devem estar junto às janelas
    (já não me sinto tão estúpida)
    obrigado :)
  7.  # 7

    então por que é que nos paises nórdicos numa casa típica existe um radiador debaixo de cada janela?
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  8.  # 8

    Colocado por: cab123então por que é que nos paises nórdicos numa casa típica existe um radiador debaixo de cada janela?
    Talvez porque, no que toca à disposição dos objectos dentro de casa, os "decoradores" e as donas da casa têm mais força que os engenheiros. ;-)
  9.  # 9

    Tenho um amigo engenheiro civil que tem os radiadores debaixo das janelas.
  10.  # 10

    Há uns 20mil engenheiros civis em Portugal e aposto que uns 19.990 têm. ;-)

    Nem todos tiveram que gramar com o traité de thermodynamique technique do prof. André Houberechts (*) :-(

    Suponha que tem uma casa mal isolada em que o ar está a 15º, o aquecedor fraquinho só dá 30.º e está debaixo de uma janela com o vidro a -5º ou -10º.

    Eu não tenho dúvida que a única coisa que vai aquecer é o ar entre o aquecedor e o vidro, e só muito dificilmente o resto do ar do quarto será aquecido.

    Mas se o aquecedor estiver no lado OPOSTO ao vidro, o ar de todo o quarto será aquecido. Manter-se-á, claro, mais frio junto da janela, mas esta diferença de temperaturas é que é o «motor» da homogeneização da temperatura do quarto.

    (*) Não foi este prof. que me "ensinou" isto. Apenas me obrigou a puxar pelas meninges...
    Concordam com este comentário: eu, Jorge Santos - Faro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  11.  # 11

    E o que dizem, do local atrás das portas interiores?
    Tipicamente, estão do lado oposto às janelas exteriores e serão espaços mortos para arrumação, pelo que assim à primeira vista parece-me ser o local ideal, ou haverá algum inconveniente, que me está a passar?
  12.  # 12

    Mas desta maneira ( com o radiador sob a janela) vamos evitar um mal que possívelmente no outro caso vai acontecer, a dita condensação pelo ponto mais frio...

    Já sei, vão dizer para ventilar, mas mesmo assim cada caso é um caso.
  13.  # 13

    Melhor sitio é sem dúvida por baixo das janelas que são o ponto de fuga do calor e entrada do frio! Veja as casas dos paises frios, pesquise no google e veja onde estão os radiadores! Inventar a roda para quê?
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues, Anonimo16062021
      homestay_oxford_living_room_2.jpg
  14.  # 14

    mais um...
    São todos assim, por baixo das janelas ou o mais perto possivel de portas.
      living room.JPG
  15.  # 15

    Reparar que não há outro local possível, nem se pensa em tal coisa. Tal como a sanita da casa é na casa de banho o radiador é na janela! até em janelas redondas os radiadores são moldados!
      6a00e55224287c8833014e5fad4dcf970c.jpg
    • z1979
    • 10 fevereiro 2013

     # 16

    Colocado por: Anonimo16062021
    Nada disso Luis,os engenheiros nórdicos principalmente os que eu conheço,os alemães,suíços,austríacos são um bando de "burros" e os engenheiros tugas,esses sim,a que são os inteligentes,então não é que por cá os ditos engenheiros dizem para escolher o local certo e um bom funcionamento dos mesmos e para uma boa utilização eficaz do calor,é colocar os ditos onde a perda de calor é maior? Isto é,sobre uma parede externa?Escolher um local abaixo de uma janela? Dizem eles que nessas zonas é o sitio ideal para colocar os radiadores e assim o ar aquecido possa circular livremente?
    Estes engenheiros nórdicos se calhar tiraram o curso junto com o nosso conhecido J.Sócrates..só pode pois:-))
    Concordam com este comentário:Sergio Rodrigues
      big_image_1127123518395.jpg


    Caro Anonimo16062021 vs não percebe mesmo nada da poda onde já se viu um radiador debaixo da janela ou ao lado de uma porta ;-)))

    Um radiador bem colocado é num local onde não seja visível de preferência por detrás de uma porta ou até mesmo dentro de um armário, se possível ;-)

    Isto de no estrangeiro fazerem em Portugal não funciona esta errado ;-)))))

    um bom domingo para todos ;-))))
  16.  # 17

    Anonimo16062021, os engenheiros tugas não são p'ráqui chamados. :-)

    A minha formação (sobretudo no que toca a termodinâmica) é com-ple-ta-men-te e ex-clu-si-va-men-te nórdica.

    O problema de colocar o convector debaixo da janela é que o ar que (eventualmente) circula É FRIO.
    AO CONTRÀRIO do que o "boneco" dá a entender, depois de passar pela janela (quando chega ao tecto) o ar JÁ ESTÁ FRIO.
    Toda a energia é consumida a «aquecer» a janela (i.e. o ar em frente à janela).


    De todas as fotografias (com mobília) que aqui colocaram, parece mais do que evidente que a MOBÍLIA não permitiria a colocação do convector noutro local (que não fosse debaixo da janela).

    Colocado por: LuisPereiraMelhor sitio é sem dúvida por baixo das janelas que são o ponto de fuga do calor
    «...o ponto de fuga do calor».
    Concordo inteiramente!! :-)
    E está tudo dito! (AhAhAhAh!!)
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
    • z1979
    • 10 fevereiro 2013

     # 18

    não o sr dias esta completamente enganado,os pt é que tem razão radiadores é por traz das portas no mínimo;-)
  17.  # 19

    Colocado por: z1979não o sr dias esta completamente enganado,os pt é que tem razão radiadores é por traz das portas no mínimo;-)

    Não compreendi se estava de facto, a sustentar esse ponto, ou era ironia.

    Já vi alguns comentários, positivos à colocação por detrás das portas e outros contra.
    Pensei que, ao menos tecnicamente, a opinião fosse unânime ...
    • ze79
    • 10 fevereiro 2013

     # 20

    Colocado por: LuisPereiramais um...
    São todos assim, por baixo das janelas ou o mais perto possivel de portas.
      living room.JPG


    Eu iria pela lógica dos países nórdicos e Europa central, em minha casa estão ao lado das portas que dão acesso as varandas e por baixo das janelas ;-)))

    é só mais uma opinião ,mas espero ter ajudado;-)))
 
0.0255 seg. NEW