Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: Anonimo16062021Depende

sim, depende se a bomba de calor está trabalhar ou não.
    • pjf
    • 12 fevereiro 2013

# 2

prefiro o radioador na parte exterior:)
      IMG_1121.JPG
    • pjf
    • 12 fevereiro 2013

# 3

Colocado por: Anonimo16062021Esse no lugar que esta não aquece nada..ou será que já aqueceu?
    este ja era ,com estes radiadores nem se dà por ela que està frio è uma maravilha.
  2.  # 4

Bom, eu resolvi testar e comprei uma daquelas placas tipo econoheat de 425w para ver se valia alguma coisa.
    E com temperaturas abaixo de 5 graus lá fora, tenho tido o quarto aquecido entre 21, 22 graus. Postei sobre isto aqui:
    https://forumdacasa.com/discussion/27957/1/aquecedor-a-oleo-vs-convector/

A empresa que vende este produto aconselha a não o colocar debaixo de janelas ou paredes exteriores, como podem ver na imagem abaixo. Mas de qualquer maneira, eu testei debaixo da janela e realmente o quarto não aquecia nada de jeito. Mudei para uma parede interior como mostra na foto e o quarto já aquece bem melhor. Por isso, nada melhor como testarmos as coisas. ;) Além do mais, tenho cortinas nas janelas e não dava jeito nenhum ter o aquecedor por trás das cortinas.

No entanto, no meu local de trabalho, existe aquecimento central, e o aquecedores ficam debaixo das janelas e aquecem bem também. Mas acho que não se pode comparar a força do ar quente que sai empurrado deste tipo de aquecimento com o de convectores naturais ( o ar sobe sem ser empurrado ).
    Penso que quando o ar quente é forçado para cima faz uma espécie de cortina que não deixa o frio entrar, e nem o mesmo ( ar quente ) tem tanta possibilidade de sair pelas janelas, pois está a ser forçado para cima. O mesmo já não acontece com convectores naturais. ;)

Huumm... Será que existe à venda algum tipo de cortinas térmicas elétricas? ;) rsssss Senão, vou patentear a idéia. ;) rsssss
      Where-to-Install2.jpg
    • pjf
    • 12 fevereiro 2013

# 5

Colocado por: alexmbraAlém do mais, tenho cortinas nas janelas e não dava jeito nenhum ter o aquecedor por trás das cortinas.
    nao percebendo nada disto o que eu tenho visto em quase todas as obras por ande passo(fora de portugal) o radiador fica por baixo da janela e para o calor nao ficar direto ao cortinado eles metem uma soleira por cima do radiador como mostra na foto.
    Concordam com este comentário: LuisPereira, Anonimo16062021
      IMG_0335.JPG
  3.  # 6

Colocado por: alexmbraSerá que existe à venda algum tipo de cortinas térmicas elétricas?

sim, e chamam-se cortinas de ar,
      Cortina de ar quente.png
  4.  # 7

Colocado por: jorgealves
    sim, e chamam-secortinas de ar,
      Cortina de ar quente.png

Não foi bem isso que quis dizer. Eu estava a pensar mesmo numa cortina de pano, com aquecimento, tipo um cobertor elétrico. ;)
    • chap
    • 13 fevereiro 2013

# 8

A força do hábito tem normalmente associada sabedoria, agora o que é estranho é que a maioria dos que defenderam a colocação dos radiadores debaixo da janela não apresentaram argumentos do ponto de vista técnico convincentes. Apenas dizem que tem de ser assim por toda a gente os coloca desta forma. Posso entender que a convecção seja maior colocando o radiador no ponto mais frio (parede exterior e com janela) mas também é inegável que as perdas vão ser maiores uma vez que estamos constantemente a perder energia a aquecer uma superfície mais fria por estar em contacto com o exterior.
    Concordam com este comentário: Luis K. W., Monteiro
  5.  # 9

Colocado por: alexmbraBom, eu resolvi testar e comprei uma daquelas placas tipo econoheat de 425w para ver se valia alguma coisa.
    E com temperaturas abaixo de 5 graus lá fora, tenho tido o quarto aquecido entre 21, 22 graus. Postei sobre isto aqui:
    https://forumdacasa.com/discussion/27957/1/aquecedor-a-oleo-vs-convector/

A empresa que vende este produto aconselha a não o colocar debaixo de janelas ou paredes exteriores, como podem ver na imagem abaixo. Mas de qualquer maneira, eu testei debaixo da janela e realmente o quarto não aquecia nada de jeito. Mudei para uma parede interior como mostra na foto e o quarto já aquece bem melhor. Por isso, nada melhor como testarmos as coisas. ;) Além do mais, tenho cortinas nas janelas e não dava jeito nenhum ter o aquecedor por trás das cortinas.

No entanto, no meu local de trabalho, existe aquecimento central, e o aquecedores ficam debaixo das janelas e aquecem bem também. Mas acho que não se pode comparar a força do ar quente que sai empurrado deste tipo de aquecimento com o de convectores naturais ( o ar sobe sem ser empurrado ).
    Penso que quando o ar quente é forçado para cima faz uma espécie de cortina que não deixa o frio entrar, e nem o mesmo ( ar quente ) tem tanta possibilidade de sair pelas janelas, pois está a ser forçado para cima. O mesmo já não acontece com convectores naturais. ;)

Huumm... Será que existe à venda algum tipo de cortinas térmicas elétricas? ;) rsssss Senão, vou patentear a idéia. ;) rsssss
      Where-to-Install2.jpg

Se tem o radiador atras da cortina, não aquece:) será isso
  6.  # 10

Eu pouco percebo de física, mas vai a minha opinião.

Acho que as duas perspectivas tem a sua razão. Para mim é mais eficiente colocar o aquecedor longe da janela, conduz a uma temperatura média da divisão maior, mas colocar por baixo da janela conduz a uma temperatura muito mais homogénea e confortável.

É verdade que ao colocar por baixo da janela boa parte do ar quente arrefece rapidamente, e gera-se menos convecção para o resto da divisão, contudo tal impede que o frio entre, ao colocar o aquecedor no lado oposto, o frio entra livremente. Se uma divisão não tiver trocas com o exterior, basta estar uma pessoa dentro dela para que fique bastante quente, não é necessário qualquer aquecedor. Logo, se um aquecedor em baixo da janela servir apenas para que o calor não saia pela janela, então já faz bem o seu trabalho, o resto da divisão atinge a temperatura de equilíbrio sem ser necessário haver convecção.

A temperatura numa divisão estabiliza quando o calor produzido é igual ao calor perdido.

Imaginemos hipoteticamente que temos uma divisão em que o calor perde-se essencialmente pela janela. Imaginemos que tendo em conta uma dada temperatura exterior, obtemos uma temperatura de equilíbrio de 20 graus tendo ligado um aquecedor de 2kw, logo está-se a perder pela janela 2Kw.

Ao colocar o aquecedor por de baixo da janela, todo o calor do aquecedor vai-se perder pela janela, e a sala fica a 20 graus, temperatura de equilíbrio.

Se colocarmos o aquecedor no lado oposto, vamos ter 21 graus nesse lado, 19 junto à janela, tendo uma média de 20 graus. Os 2kw são libertados para a divisão, mas perdem-se 2kw pela janela.

Eu disse contudo que colocar os aquecedores no lado oposto é um pouco mais eficiente. Isto porque se a temperatura junto à janela é de 19, então as perdas pela janela são menores do que a 20 graus, logo, colocando o aquecedor longe da janela teremos por exemplo uma temperatura de 21,3 junto a este, 19,3 na janela e 20,3 de média.

É apenas um mero exemplo teórico que transmite o que penso.

Assim, segundo a minha ótica, apesar de colocar os aquecedores longe da janela ser mais eficiente, prefiro ter menos umas décimas mas ter a temperatura mais uniforme, pelo que concordo em colocar os aquecedores junto das janelas.
  7.  # 11

Colocado por: ins.Bruno

Se tem o radiador atras da cortina, não aquece:) será isso

Quando o tive por baixo da janela, deixei as cortinas sempre bem abertas para não atrapalhar. ;)
    Portanto o que acontecia, era que o calor que subia, não tinha força ou temperatura suficiente para, quando em contacto com o ar frio da janela, se manter quente.
  8.  # 12

eu nunca instalo radiadores debaixo da janela por a simples razão de a pessoas terem cortinas, e não terem as cortinas por cima do radiador.
    outra coisa que me faz confusão é falarem de entrada de ar frio pelas janelas, quem tiver uma janela que entre tanto frio que nem o radiador aquece a divisão então que troque de janelas primeiro, nunca vi um radiador seja ele onde estiver, bem calculado, com o numero de elementos certo para a area, não aquecer devido há entrada de ar frio das janelas, se for assim fechem a janelas ou troquem as mesmas

por vezes tantas teorias, não passam disso mesmo.
    Concordam com este comentário: Monteiro
  9.  # 13

Esta é uma discussão que já deve ser mais velha que eu, e olhem que...

Argumentos técnicos que foram mais usados:

-Os nórdicos fazem assim, vejam as fotos.
    Neste momento os nórdicos, instalam chão radiante, se quiserem fotos de radiadores metidos em autenticos cacifros decorativos também se arranjam, e não, não é verdade que os nórdicos colocam sempre os radiadores nas paredes mais frias e debaixo das janelas, pelo menos nos últimos 20 anos, eles por norma são pragmáticos.

-O frio entra pela janela.
    Pelo vidro? A radiação "fria" não existe, o frio que se sente face ao vidro, é a ausência de calor, para ser correcto "ausência de radiação".

Energeticamente falando, a solução mais eficiente é com os radiadores longe das janelas, e das paredes mais frias.
    Em termos de conforto, a melhor solução será sem duvida debaixo das janelas, porque quem circular no compartimento, não vai detectar a ausência de radiação de uma determinada zona.

Assim dentro da mesma habitação poderemos ter as duas situações, debaixo das janela na sala de jantar, estar e zonas de circulação, e numa parede mais interior nos quartos de dormir em que raramente se está especado nas imediações das janelas.

A questão estética quer queiram quer não, condiciona grandemente a colocação dos ditos, eu gostava de ver colocarem radiadores debaixo das janelas da maioria das casas que agora se controem.

Monteiro.
  10.  # 14

sabe uma coisa, não estou na suiça nem austrias e nem alemanhas, tou em Portugal, e como tal trabalho como Portugues, e se o cliente paga, é onde o cliente quer, nem que seja no teto, e não bufa
  11.  # 15

Colocado por: Anonimo16062021Nunca instalou porque nunca o obrigaram a tal..por cá Suiças,Áustrias e Alemanhas instalava os radiadores por baixo da janela e não bufava

e se tivesse com atenção reparava que defendo os radiadores debaixo da janela, só não instalo por que manda é que não quer, e não bufa
  12.  # 16

não me parece...
  13.  # 17

Obviamente que o cliente é que tem a última palavra onde fica os radiadores. Mas um bom profissional com os seus conhecimentos técnicos e experiência tem a obrigação de aconcelhar o cliente.

Como disse, na minha ótica faz sentido colocar os aquecedores junto das janelas ou paredes exteriores, por uma questão de conforto. Contudo uma decisão tem em conta vários factores, e também pode contar o fato estético, nomeadamente de se utilizar cortinas até baixo.
    Claro que quanto mais frio for o clima maior importância a colocação dos aquecedores. O que pode explicar que em paises mais frios se dê mais importância a esse factor e em Portugal pese mais as questões estéticas.

De todo o modo, penso que em Portugal o factor mais importante quando o cliente não diz nada, é a facilidade de colocação para o instalador.
  14.  # 18

tenho instalações a funcionar muito bem, e não andei a ler nada em alemão nem de engenheiros, vale mais a experiência e saber as opiniões da pessoas, porque são elas que vão morar lá, não você, nem eu, nem engenheiros e nem alemães
  15.  # 19

Colocado por: dfserraAcho que as duas perspectivas tem a sua razão. Para mim é mais eficiente colocar o aquecedor longe da janela, conduz a uma temperatura média da divisão maior, mas colocar por baixo da janela conduz a uma temperatura muito mais homogénea e confortável.

Como apanhado geral, da discussão até então, podemos assumir esta conclusão do dfserra, que coloca na equação a eficiência vs conforto, bem conseguida?

Colocado por: Luis K. W.Adicionemos um cortinado ao sistema convector+janela, de forma a que o ar quente seja todo muito bem encaminhadinho para o vidro, e o DESPERDÍCIO passa a ser COMPLETO!

Colocado por: alexmbraAlém do mais, tenho cortinas nas janelas e não dava jeito nenhum ter o aquecedor por trás das cortinas.

Bem... ena... em minha casa, o cenário é exatamente esse.. Ora vejam a imagem em anexo.

Colocado por: pjfnao percebendo nada disto o que eu tenho visto em quase todas as obras por ande passo(fora de portugal) o radiador fica por baixo da janela e para o calor nao ficar direto ao cortinado eles metem uma soleira por cima do radiador como mostra na foto.

A soleira que tenho, trespassa da parede apenas uns 4 cm.. Já tinha ligo, aqui algures, em colocar tipo uma prateleira por cima do radiador, para alterar o fluxo de convecção. Alguma ideia, no meu caso, de como posso fazer isso?
      DSC00318.JPG
  16.  # 20

Colocado por: Anonimo16062021Nunca instalou porque nunca o obrigaram a tal..por cá Suiças,Áustrias e Alemanhas instalava os radiadores por baixo da janela e não bufava..

ó sr dias so um aparte por causas das leis e tal............ é verdade que não pode ir á retrete depois das 22:00 ai na suiça?

0.0287 seg. NEW