Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Sou nova por aqui, até porque nunca tive casa própria. Farta, quero comprar, e há um terreno que me interessou, pela localização e preço, mas o terreno tem uma inclinação estranha como tudo... começa numa cota a 191 metros, plano mais dois metros, e vai descendo até aos 186 no ponto mais baixo. Ainda por cima, faz como que uma bacia, nesse ponto de 186 m (bom para "meter agua"). O ponto de acesso tem que ser feito por cima, ou seja, fico com a garagem encima... senão tenho que meter alteração ao loteamento para meter anexos... e na Gaiurb isso é para demorar mais de meio ano.

    Ora, com familiares arquitectos, já me avisaram que isto não fica barato porque vou ter que suportar isto com muro de betão, deslocar terra e ainda por cima fazer 50 metros de passeio porque a senhora camara de Gaia faz lotes, metes as infra todas, mas deixa os passeios por fazer...

    Alguém me dá ideias de quanto ficam coisas destas em Gaia - preço do muro de betão, passeios? Uns amigos iam deixar só na caução à camara de gaia por 12 m de passeio 3 mil euros (isto depois do eng discutir a caução inicial de 10mil!)
    Para quem fez algo do genero, arrependeram-se?

    Obrigado pela ajuda!
  2.  # 2

    Tudo depende da altura do muro, características do terreno... Ao implantar a casa tem de ver com o seu arquiteto uma forma de minimizar essa altura assim como as escavações e aterros. O ideal é estudar uma forma do volume da escavação ser igual ao volume a aterrar, para minimizar o custo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dichan
  3.  # 3

    E a caução é em função da estimativa orçamental apresentada à câmara...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dichan
  4.  # 4

    Colocado por: fredcunhaTudo depende da altura do muro, características do terreno... Ao implantar a casa tem de ver com o seu arquiteto uma forma de minimizar essa altura assim como as escavações e aterros. O ideal é estudar uma forma do volume da escavação ser igual ao volume a aterrar, para minimizar o custo.

    Os passeios são pagos e feitos por si, mas a Gaiurb depois reembolsa penso que 90% do valor (se combinar bem com o empreiteiro esses 90% tornam-se em 100%).


    Não fazia ideia que Gaiurb devolvia o que quer que fosse! Já torna a coisa menos agressiva.

    O volume é difícil de perceber mesmo com o levantamento topografico (no qual eu sou leiga a interpretar,é a olhometro) parece que ainda vou ter que ir buscar terra a algum lado. Nas casas que vejo na urbanização, TODOS os muros estão estalados, sejam casas novas ou antigas, a unica intacta é um bruto casarão com toneladas cubicas de terra contidas em muros de betão. Ai, nem uma folha de papel se encaixa no meio.
    por uma questão de custo - sim porque o sr Arquitecto diz-me de caras - "não tens dinheiro para isso" - e fala-me em fazer taludes. Mas confesso que de há uns anos para cá as intempéries estão a ficar estranhas... não estranhava nada que daqui a uns anos os taludes fossem arrastados por monções ou ciclones...
  5.  # 5

    Colocado por: RicardoPortoE a caução é em função da estimativa orçamental apresentada à câmara...


    Portanto, se o empreiteiro disser que vai gastar 500 euros a fazer-me o passeio, é sobre isso que a câmara faz estimativas? Pensei que existissem tabelas municipais ou algo do género.
  6.  # 6

    Posso dar-lhe o meu exemplo que é muito semelhante ao seu.
    Prepare-se para gastar dinheiro. Tudo fica mais complicado.
    Muro de betão, fundações desniveladas, drenagem, dificuldade de trabalho que o empreiteiro eventualmente reflectirá no preço da mão de obra, dificuldade de acesso em obra....

    Avancei porque decidi suportar o que vem daí uma vez que era o terreno com a vista que queria.... mas é mesmo uma complicação com dores de cabeça e custos extra.
    Tenha a certeza ABSOLUTA que o levantamento topográfico está correcto se resolver avançar, para que o arquitecto não faça uma coisa com umnpressuposto errado que lhe pode custar ainda mais dinheiro a resolver ou mesmo impossibilitar alguma solução.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dichan
  7.  # 7

    Colocado por: barbeiroPosso dar-lhe o meu exemplo que é muito semelhante ao seu.
    Prepare-se para gastar dinheiro. Tudo fica mais complicado.
    Muro de betão, fundações desniveladas, drenagem, dificuldade de trabalho que o empreiteiro eventualmente reflectirá no preço da mão de obra, dificuldade de acesso em obra....

    Avancei porque decidi suportar o que vem daí uma vez que era o terreno com a vista que queria.... mas é mesmo uma complicação com dores de cabeça e custos extra.
    Tenha a certeza ABSOLUTA que o levantamento topográfico está correcto se resolver avançar, para que o arquitecto não faça uma coisa com umnpressuposto errado que lhe pode custar ainda mais dinheiro a resolver ou mesmo impossibilitar alguma solução.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Dichan


    Cheira-me a terreno com vista para rio.... de certeza que vai valer a pena!

    No meu caso, é a localização que é óptima, porque fica perto de tudo, mas consigo ter moradia de 4 frentes.

    Obrigado pelo alerta! Infelizmente, o terreno não é limpo há um par de anos e não se vê nada por isso tenho que me fiar no plano...Estou farta de parar o carro e sair para olhar para ele para tentar imaginar qualquer coisa, mas só vejo mato e não há imaginação que me safe...
  8.  # 8

    Pague algumas horas de limpeza de mato e faça um levantamento topográfico com especial ênfase nas zonas onde se prevê fundações. Não se fie nos olhos. Nao imagina o que meio metro de arbustos enganam.
  9.  # 9

    Obrigado a todos pela opinião, mas já resolvi.
    venderam o terreno...
  10.  # 10

    Colocado por: barbeiroPosso dar-lhe o meu exemplo que é muito semelhante ao seu.
    Prepare-se para gastar dinheiro. Tudo fica mais complicado.
    Muro de betão, fundações desniveladas, drenagem, dificuldade de trabalho que o empreiteiro eventualmente reflectirá no preço da mão de obra, dificuldade de acesso em obra....

    Avancei porque decidi suportar o que vem daí uma vez que era o terreno com a vista que queria.... mas é mesmo uma complicação com dores de cabeça e custos extra.
    Tenha a certeza ABSOLUTA que o levantamento topográfico está correcto se resolver avançar, para que o arquitecto não faça uma coisa com umnpressuposto errado que lhe pode custar ainda mais dinheiro a resolver ou mesmo impossibilitar alguma solução.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Dichan


    Olá
    Como ficou a sua obra?
    Como fez para contornar o declive?
  11.  # 11

    Colocado por: MatisofiComo ficou a sua obra?
    Como fez para contornar o declive?

    escusa de andar a perguntar em tudo o que é discussão.
    O seu caso, tem de o resolver com o seu Arquitecto. Cada caso é um caso.
    Concordam com este comentário: zemvpferreira
 
0.0175 seg. NEW