Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá pessoal,

Moro num apartamento antigo, de 1980 e tal (já disse por aqui algures).
    O verão tem sido insuportável, e uma ventoinha não chega na minha opinião. Embora tenha 2 ac em cada quarto. já na sala... Não se consegue estar. É só horrível.
    Como tal estou a pensar em comprar um ar condicionado portátil/ventilador.

Procurei na Trotect:
    1) https://www.trotec24.pt/maquinas/climatizacao/aircooler-ventilador-humidificador-pae-30.html
    2) https://www.trotec24.pt/maquinas/climatizacao/aircooler-ventilador-humidificador-design-pae-29.html
    3) https://www.trotec24.pt/maquinas/climatizacao/climatizador-air-cooler-pae-25.html

Dimensões da Sala
    4.40 x 3.3 x 2.5

Estas soluções são boas? Isto é, parece-me que tem que se colocar água para o ar poder ser fresco.
    O que acontece se a água se acabar? (nunca é demais perguntar, pois uma pessoa pode-se descuidar)

1e2 parecem-me porreiros porque são em coluna e ocupam menos espaço.

Procuro apenas uma solução de arrefecimento, pois já tenho solução de aquecimento e desumidificação (digo isto porque já vi soluções na Trotec que têm soluções de aquecimento, arrefecimento, desumidificação tudo junto)

Não quero ultrapassar os 200€.

Obrigado malta! :)
  2.  # 2

Pessoal, alguém me consegue dar uma ajuda?
    Valerá a pena o investimento?
    • zed
    • 19 julho 2020 editado

# 3

Esses dispositivos têm boas avaliações na Amazon. Conte que lhe vão gerar humidade na sala, claro...

PAE 25

PAE 29
    Estas pessoas agradeceram este comentário: casinhaDaAvo
  3.  # 4

Vale aquilo que vale mas a Deco tem uma lista de resultados do teste a ar condicionado portátil.
    https://www.deco.proteste.pt/eletrodomesticos/ar-condicionado/testes/comparador-ar-condicionado-portatil/resultados

A escolha acertada é o EQUATION R290 AC3 9000BTU por 269€
    https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Aquecimento-e-Climatizacao/Ar-condicionado/Ar-condicionado-portatil/WPR_REF_82034157
  4.  # 5

Colocado por: casinhaDaAvoEstas soluções são boas?
    sim, para os vendedores.

pois não passam de ventiladores que injectam vapor de agua no ambiente com capacidades diminutas de redução efectiva da temperatura ambiente.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 6

@jorgealves
    Obrigado! De facto eu não conheço nada destes produtos, estou a tentar chegar a uma conclusão.
    Ora portanto, eu ainda não entendi:
    Para um AC portátil terá que existir uma saída de ar, correto? Por vezes até se vêem os tubos nas janelas.

Estou correto?
    A ninha pergunta é:
    É sempre assim ou nem todos necessitam?

A solução apresentada pelo @bluewings parece boa/melhor?
    A nível de consumo não me chateia, digamos assim. Só não queria algo "complicado", ie, andar com tubos e saídas de ar e etc.. A casa é arrendada, pelo que andar a colocar ac numa divisão está fora do plano.

Obrigado!
  6.  # 7

Estive a ver, e o que pretendo é um ac monobloco, onde o condensador está dentro do aparelho e sendo este para estar dentro de casa, o ar quente sai geralmente por uma mangueira.
    Isto obriga-me a que tenha parte da janela aberta, o que me questiona a viabilidade do aparelho pois parte do ar fresco sairá para a rua.

Estou correto?

Por outro lado, parece que essas ventoinha têm uma eficiência baixa.

Que solução poderei eventualmente procurar?
  7.  # 8

Colocado por: casinhaDaAvo
    Só não queria algo "complicado", ie, andar com tubos e saídas de ar e etc.. A casa é arrendada, pelo que andar a colocar ac numa divisão está fora do plano.

Com tantos constragimentos não o entendo! A instalação do a/c portátil é complicada?
  8.  # 9

Não acho que seja complicada:
    O aparelho tem rodas e é fácil de movimentar.

As minhas janelas são de correr, e pelo que vejo para estes ac portáteis, é sempre necessária a mangueira para deitar o ar quente para a rua, e para mim é esta a "complicação" ou parte menos boa desta solução: as janelas são de correr, tenho móveis perto das janelas e não se torna prático ter o ac com a mangueira nas condições que tenho, daí ter criado o tópico para perceber qual a melhor solução a procurar
  9.  # 10

Acho que já vi algures umas réguas de PVC que se entalam nas portas de correr com um buraco para saída do tubo. Não me lembro onde vi isso. Mas se calhar qualquer serralharia que trabalhe PVC faz uma coisa dessas em minutos.
  10.  # 11

Colocado por: casinhaDaAvoNão acho que seja complicada:
    O aparelho tem rodas e é fácil de movimentar.

As minhas janelas são de correr, e pelo que vejo para estes ac portáteis, é sempre necessária a mangueira para deitar o ar quente para a rua, e para mim é esta a "complicação" ou parte menos boa desta solução: as janelas são de correr, tenho móveis perto das janelas e não se torna prático ter o ac com a mangueira nas condições que tenho, daí ter criado o tópico para perceber qual a melhor solução a procurar

O Leroy/Aki tem um kit para janelas de correr. Tente ver ao vivo se serve.
    https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Aquecimento-e-Climatizacao/Ar-condicionado/Acessorios-ar-condicionado/WPR_REF_13752326

Tem possibilidade de abrir acesso na parede conforme fotos em anexo?
      b2b64bcd-ba73-595b-9261-680839264a81.jpg
      63ac5e80-79a8-5410-8e09-4b09a24f2835.jpg
      d42d203e-460b-556a-880a-d08716b787d8.jpg
  11.  # 12

Obrigado a ambos!
    Vou tentar ver no Leroy essa opção, mas as reviews parecem deixar um pouco a desejar 🤔😐

A nível da parede, não posso de todo abrir esse buraco 😔

Se um ac portátil não é solução, o que poderá ser? Alguma ideia?
  12.  # 13

Colocado por: casinhaDaAvoObrigado a ambos!
    Vou tentar ver no Leroy essa opção, mas as reviews parecem deixar um pouco a desejar 🤔😐

A nível da parede, não posso de todo abrir esse buraco 😔

Se um ac portátil não é solução, o que poderá ser? Alguma ideia?

Tente também ver se o aparelho portátil já vem com um kit para janelas.
    Se fosse possivel a alternativa seria o a/c fixo com unidades interior e exterior + instalação simples.
  13.  # 14

E um monobloco ar-agua?
    É mais caro, mas a instalação também é porventura mais simples por não precisar de "obras"

https://www.archiexpo.com/pt/fabricante-arquitetura-design/ar-condicionado-resfriado-agua-40317.html
  14.  # 15

bluewings desculpe, mas o que é essa instalação simples que refere?

Eu não posso furar paredes nem colocar aparelhos do lado de fora... Não sei se essa instalação simples contempla essa opção 😁
  15.  # 16

Colocado por: casinhaDaAvobluewingsdesculpe, mas o que é essa instalação simples que refere?

Eu não posso furar paredes nem colocar aparelhos do lado de fora... Não sei se essa instalação simples contempla essa opção 😁

Exemplo de instalação simples:
    https://www.youtube.com/watch?v=8DRngqHdezY
  16.  # 17

Ahhh então é aquilo que eu considero de uma "instalação normal de ac"! 😁

Para mim o ac é instalado dessa maneira ou então é portátil e tem que ter uma mangueira para o ar quente sair 😀

Ok, assim sendo nada feito...
    Parece que o melhor ainda será a ventoinha caso não encontre uma solução para a extração do ar quente de um ac portátil 😔
    • zed
    • 21 julho 2020

# 18

Colocado por: casinhaDaAvoextração do ar quente de um ac portátil

Numa janela de correr isso não tem nada que saber.
  17.  # 19

Colocado por: zed

Numa janela de correr isso não tem nada que saber.

@zed pode dizer-me como?
    Abro a janela, puxo o estore para cima e fica apenas o espaço do tubo (mais cm menos cm) é um facto.
    Mas não haverá mesmo assim dissipação de calor pela janela?
    • zed
    • 21 julho 2020

# 20

É usar um kit próprio para o efeito. Se o do Leroy não servir há outros.

Em último caso é mandar cortar uma placa de OSB à medida e fazer o tal furo para a conduta.

0.0246 seg. NEW