Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Contratei a instalação se um sistema fotovoltaico para minha moradia. Terá uma potência máxima instalada de 2,7kW, que certamente não utilizarei quando não estiver em casa.
    Neste sentido, gostaria de saber se os experts deste fórum conhecem alguma solução para automatizar o meu ar condicionado para que ligasse sempre que houvesse produção excedente suficiente.
    Sei que poderei regularmente ver a produção e o consumo instantâneo remotamente e também consigo ligar o ar condicionado remotamente, mas queria ter alguma solução que fizesse esta gestão.
    Desta forma, tanto no inverno como no verão conseguiria consumir o excedente e assim aquecer/arrefecer a minha moradia durante o dia sem custos.
    Se alguém souber também de outras formas de retirar o máximo potencial do excedente fotovoltaico, também agradeço as vossas contribuições.

    Cumprimentos
    • zed
    • 18 julho 2020

     # 2

    Sim, dá para fazer. Já viu os tópicos existentes de domótica? Já tem alguma coisa ou ainda vai construir?

    Também pode aplicar o mesmo princípio em aquecimento de águas se tiver um depósito com resistência, ou piscina.
  2.  # 3

    Sim, já andei à procura nos posts de domotica, mas não encontrei nada que faça o monitoramento e que envie comandos liga-desliga com base no rácio de geração de energia vs consumo.
    • Nests
    • 19 julho 2020 editado

     # 4

    Tenho alguns equipamentos de domotica, mas nada muito complexo. Tenho interruptores, controladores de estores, luzes e um RM mini que controla a TV e o ar condicionado. Tudo controlado por app e por 2 echo dots da Amazon.
    • zed
    • 19 julho 2020

     # 5

    Colocado por: NestsSei que poderei regularmente ver a produção e o consumo instantâneo remotamente e também consigo ligar o ar condicionado remotamente, mas queria ter alguma solução que fizesse esta gestão.

    O que você quer fazer consegue-se com o Home Assistant integrando lá os componentes de medição de consumos assim como o RM Mini. Depois é uma questão de subtrair o consumo instantâneo da produção instantânea e com isso tomar a decisão de ligar ou desligar o AC. Só não lhe consigo explicar passo a passo porque nunca o fiz, ainda não instalei os painéis.

    https://www.home-assistant.io
    https://www.home-assistant.io/integrations/broadlink/

    O que é que tem para medição de consumos?

    Sem montar sistema local de domótica não sei se se safa. Mas leia um pouco aqui: https://www.facebook.com/groups/ShellyIoTCommunitySupport/search/?query=solar%20excess%20heater&epa=SEARCH_BOX
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nests
  3.  # 6

    Muito obrigado pelas informações.

    Os painéis serão instalados na próxima semana e vou perguntar ao instalador o que ele recomenda.

    Entretanto, vi este produto da Shelly:
    https://shop.shelly.cloud/shelly-3em-wifi-smart-home-automation
    e como funciona em trifasico, pode ser uma boa solução para medir a produção e consumo. Penso que terei que comprar 2, um para a produção e outro para o consumo total e a partir daí, fazer o cálculo do diferencial.
    • zed
    • 23 julho 2020

     # 7

    Tem trifásico? Vai instalar inversor trifásico? Se sim então é como diz, caso contrário poderá bastar um EM.
  4.  # 8

    Viva, zed!
    Sim, a minha instalação é trifasica e os painéis vão ser ligados às fases via micro inversor. Cada painel tem o seu micro inversor. Pelo o que percebi, vão ligar um conjunto de paineis em cada fase (como vou colocar 8 paineis, acredito que vão ligar 3 numa fase, 3 em outra e os 2 que faltam na outra)
    • zed
    • 23 julho 2020

     # 9

    Isso complica um bocado as coisas, na prática vai ter três cálculos de excedente, um para cada fase. Depois tem ACs ou outros aparelhos em todas as fases para aproveitar isso?

    Se calhar em monofásico conseguia melhor aproveitamento.
  5.  # 10

    Boas,

    Os paineis já foram instalados e efetivamente estou a disperdiçar muito para a rede devido ao facto da instalação ser trifásica. Dos 15 Kw produzidos por dia, estou a injetar de volta na rede entre 6 a 7kw.
    Vou acompanhar durante mais uma ou duas semanas para avaliar a viabilidade de passar para monofásica. Vou ter que fazer contas, pois esta alteração vai custar perto dos 1000€ só para mudar a bomba do meu poço.

    Já agora, o Shelly 3EM funciona bem e se passar a monofásica, vai sobrar uma fase para medir o consumo da bomba do furo.
    • zed
    • 6 agosto 2020

     # 11

    Esse custo não vai compensar, só após muitos anos. Até porque por esse valor instala mais 600W de painéis.

    E equilibrar os equipamentos de forma diferente para ter o maior consumo nessa fase?

    Procure o tópico do turnip, se bem me lembro também injectava só numa fase.
    • zed
    • 6 agosto 2020

     # 12

    Colocado por: NestsOs paineis já foram instalados e efetivamente estou a disperdiçar muito para a rede devido ao facto da instalação ser trifásica.


    Sempre ligaram às três fases? Ponha aí uns gráficos catitas.
  6.  # 13

    Colocado por: NestsBoas,

    Os paineis já foram instalados e efetivamente estou a disperdiçar muito para a rede devido ao facto da instalação ser trifásica. Dos 15 Kw produzidos por dia, estou a injetar de volta na rede entre 6 a 7kw.
    Vou acompanhar durante mais uma ou duas semanas para avaliar a viabilidade de passar para monofásica. Vou ter que fazer contas, pois esta alteração vai custar perto dos 1000€ só para mudar a bomba do meu poço.

    Já agora, o Shelly 3EM funciona bem e se passar a monofásica, vai sobrar uma fase para medir o consumo da bomba do furo.

    Você não tem que se preocupar com o desperdício.
    Tem que se preocupar é que nas horas de produção não tem consumos numa fase e excesso produção na outra.
    Como está a controlar o consumo e a produção? Que medidores energia tem ?.
    • Nests
    • 16 fevereiro 2021

     # 14

    Boas,
    Passados 6 meses desde a última atualização deste post, penso ser útil partilhar convosco a minha experiência neste tópico.

    Acabei por converter a minha instalação de trifasico para monofásico em outubro e estou muito satisfeito. O aproveitamento da energia produzida foi imediato, apesar de que somente terei uma comparação mais clara neste verão.

    Efetivamente tive que comprar uma nova bomba para o poço, mas acredito que compensa, principalmente quando tiver a bomba a trabalhar para rega no verão.

    Com a instalação em trifasica, tinha um aproveitamento apenas de cerca de 60% da energia produzida devido a distribuição das fases (e estava muito bem distribuída). Agora, tenho uma utilização perto dos 100% ressalvando que o grande comparativo vai ser no verão.

    Instalei um controlador pwm que recomendo muito, pois garante uma utilização a 100% da produção e injeção zero na rede.
    Grande abraço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed
  7.  # 15

    Os inversores trifásicos não conseguem já colocar a micro produção e injectar tudo na rede de nossa casa? Disseram-me que sim.

    Temos trifásico e estou a considerar a mudança também.
  8.  # 16

    Colocado por: TicMicOs inversores trifásicos não conseguem já colocar a micro produção e injectar tudo na rede de nossa casa?

    Para já distribui por igual em cada fase. Se estive a produzir 3 kWh, entrega 1 kW em cada fase
    • Nests
    • 16 fevereiro 2021

     # 17

    Colocado por: callinas
    Para já distribui por igual em cada fase. Se estive a produzir 3 kWh, entrega 1 kW em cada fase


    Está foi a principal razão da mudança. Antes tinha, por exemplo, 800W disponíveis em uma fase que não chegava para uma unidade de ar condicionado, enquanto devolvia à rede 1600W nas duas outras fases. Agora consigo ligar uma segunda unidade a custo zero.
    • Nests
    • 16 fevereiro 2021

     # 18

    No inverno, o controlador injeta na resistência do acumulador termofissão toda a produção excedente. 😉
 
0.0212 seg. NEW