Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia

    Gostaria instalar um interruptor simples no local onde estava uma tomada (num armário com espelho e ponto de luz).
    Onde devo ligar o fio terra que estava na tomada?
    Devo ter algum cuidado especial?

    Desde já obrigado.
  2.  # 2

    Depende da aparelhagem do interruptor.... se não tiver entrada / saida, tem de lhe dar continuidade...
    O que diz o esquema do interruptor?

    AMigo. se não sabe, não invente. electricidade e ainda por cima em zonas húmidas, não se brinca. Porque não mete isso tudo a comandar do interruptor que deveria estar do lado de fora da Inst. sanitária?
  3.  # 3

    Bom Dia,

    Tira uma fotografia ou exponha a situação com mais precisão.
    Uma tomada é uma coisa um interruptor para accionar um ponto de luz e outra.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 4

    A minha intenção é não inventar e por isso quero confirmar o pouco que sei antes de fazer alguma coisa.

    A minha ideia é aproveitar uma tomada (inutilizada) instalada num móvel com aplique de luz para só acender essa luz quando realmente for necessário e não sempre que se acender a luz do tecto, por isso não comandar de fora.

    O interruptor é o que está na imagem (efapel sirius 70)

    As minhas dúvidas principais são:
    - ligo o terra em algum lugar espeífico?
    - Posso fazer a ligação dos neutros juntos?

    Obrigado
      Imagem1.jpg
  5.  # 5

    Não conhecendo a instalação, se nesse local era uma tomada e agora interromper a fase no interruptor, apenas vai ligar e desligar as seguintes.
    Se as ligações já estão de forma a fase seguir dessa caixa como linha de lâmpada, apenas tem de passar a fase pelo interruptor e ligar os neutros num ligador e os terras noutro de forma a garantir a continuidade.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Nelhas
    • Nelhas
    • 20 julho 2020 editado

     # 6

    Coloque fotografia do móvel em questão
    Portanto quando liga a luz do tecto acende essa luz e obtém corrente na tomada?
    Ou a tomada têm sempre?

    Existem duas dessas formas em moveis do género principalmente em WC´s.
  6.  # 7

    A tomada é uma instalação independente do interruptor exterior.
    Tem sempre corrente
  7.  # 8

    eh pá, meta é uma figura feita por si do que é que existe, senão por essa descrição só se percebem metades...
  8.  # 9

    Como é vai fazer chegar corrente dessa tomada à luz que quer ligar?
    • Nelhas
    • 20 julho 2020 editado

     # 10

    Colocado por: prochaxA tomada é uma instalação independente do interruptor exterior.
    Tem sempre corrente


    Mas ira ser necessário criar um circuito ao ponto de luz para se gerar um retorno ao novo interruptor que deseja.
    O neutro e a terra pouco importam neste momento.

    Para o novo interruptor controlar o ponto de luz deve existir um retorno do mesmo ponto de luz ao interruptor.
    Um interruptor não é mais que um abrir e fechar do circuito continuo .
    Abro para ter energia no ponto final, fecho para deixar de ter.
    Seja para acender uma luz ou abrir uma porta.
    Concordam com este comentário: Ghelder
  9.  # 11

    Ora bem, puxei pela minha veia artistica e fiz o esquema do que se passa. Não estou em casa para tirar foto.
    O interruptor seria para colocar no orifício da tomada, colocar uma calha por dentro do móvel até ao aplique de luz.
      Imagem2.jpg
  10.  # 12

    1.º Liga o fio preto ao interruptor (positivo);
    2.º Liga o fio preto do outro lado do interruptor até ao casquilho da lâmpada;
    3.º Liga o fio azul (neutro) no outro polo do casquilho:
    Caso o casquilho tenha onde ligar o neutro faz o mesmo que fez com o azul.
    Atenção que o fio de terra se não o ligar à lâmpada tem de ficar isolado.
  11.  # 13

    Pronto, segundo o seu esquema é:
    * Ligar as duas pontas de fio preto cá em baixo;
    * Levar o fio azul directamente ao casquilho da lâmpada (o preto num terminal do casquilho, o azul no outro);
    * O fio terra é para protecção das pessoas, deverá ser ligado ao armário (se for de carcaça metálica) ou ao casquilho (se tiver carcaça metálica acessível). Caso contrário isole-o e fica sem uso neste caso concreto.
  12.  # 14

    Obrigado pelas informações. Eu também achava que seria assim mas em caso de dúvida achei melhor confirmar com quem sabe antes de mandar a casa pelos ares!
  13.  # 15

    Colocado por: prochaxObrigado pelas informações. Eu também achava que seria assim mas em caso de dúvida achei melhor confirmar com quem sabe antes de mandar a casa pelos ares!


    Pelo sim, pelo não... certifique-se que tem o seguro multi-riscos em dia!
  14.  # 16

    Não se esqueça que o preto fica ligado no casquilho na borne superior!
    Se não pode ter uma surpresa ao apertar e desapertar a lâmpada :)
  15.  # 17

    Tanto faz. Tem é de ter o cuidado de ter a electricidade do circuito desligado.
  16.  # 18

    Colocado por: Pedro BarradasTanto faz.

    Errado.
    Bem feito é como o Ghelder disse.
  17.  # 19

    Colocado por: nielskyBem feito é como o Ghelder disse.

    A fase sempre ligada no topo do casquilho?
  18.  # 20

 
0.0224 seg. NEW