Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,

    Chegou a minha vez de vos pedir opinião sobre a planta da casa que pretendo construir.

    Informações importantes:
    - Moradia térrea para 4 pessoas (2 adultos e 2 crianças)
    - Assinalei os pontos cardeais na imagem
    - A moradia será localizada no Concelho de Santa Maria da Feira
    - Não tenho garagem, não está na planta mas vai ter uma pérgula na zona dos carros
    - A sala que está á esquerda vai ser um género de multiusos, tanto dará para os aniversários ou jantares de grupo, mas também para zona de estudo ou de lazer das crianças, depende da ocasião/momento.
    - As mesas exteriores são meramente exemplificativas
    - A área verde vai ser uma parte com relva artificial, mas ainda não decidimos como ficará o resto.

    Agradeço as vossas opiniões e contributos.
    Obrigado.
  2.  # 2

    só não acho piada à relva sintética, mas pronto, isso sou eu.

    a lavandaria tem acesso ao exterior?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 3

    atrio claustrofóbico...
    corredor dos quartos estreito.
    Pena o recuperador de calor não estar num ponto central da casa.
    Is dos quartos, deveria estar, para mim, entre ambos
    acesso interior da suite, confuso.
    cozinha, com peninsula prece ficar mais funcional. mesa + bancos na ilha!!? para quê? zona social a necessitar de ser revsto em temtos de areas de inlfuencas das funções e da metrica e alinhamentos dos espaços/ vãos/ circulações.

    Zon coberta do DECK, parece-m muito insuficnete,


    Talvez rever todas as proporções do projeto de forma a rectificar de acorod com o que descrevi. Os quartos não levam protecção solar contra o quadrante SUL!? palas ou pergola?
  4.  # 4

    Colocado por: antonylemossó não acho piada à relva sintética, mas pronto, isso sou eu.

    a lavandaria tem acesso ao exterior?
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    A questão da relva é mesmo porque não quero passar os meus sábado a cortar a relva, pois com uma área verde destas...
    O meu pai tem um área verde assim e eu sei o que ele passa ali...
    Não, a lavandaria não tem acesso exterior.
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro Barradasatrio claustrofóbico...
    corredor dos quartos estreito.



    Eu penso que 10m2 de átrio é mais do que suficiente para uma zona que é apenas de passagem, assim como o corredor do quarto.

    Colocado por: Pedro BarradasPena o recuperador de calor não estar num ponto central da casa.


    não percebi esta parte.. está a dizer mesmo no meio da sala? Isso foi sugestão nossa pois queremos ter alguma liberdade para posicionar todos os móveis/mesas etc da sala e achávamos que com o recuperador mesmo no meio iria condicionar um pouco essa liberdade.

    Colocado por: Pedro BarradasIs dos quartos, deveria estar, para mim, entre ambos

    era para ser, mas queríamos manter a área dos quartos "pequena" mas com boa arrumação, e então mudamos.


    Colocado por: Pedro Barradascozinha, com peninsula prece ficar mais funcional. mesa + bancos na ilha!!? para quê?

    Também disse o mesmo ao arquiteto, ele disse que por exemplo os pequenos almoços podiam ser tomados aqui, e assim não mexíamos na mesa de jantar.. Eu percebi o argumento mas a minha esposa também não gostou muito.. Em príncio vamos só fazer a ilha sem mesa e sem cadeiras..

    Colocado por: Pedro Barradaszona social a necessitar de ser revsto em temtos de areas de inlfuencas das funções e da metrica e alinhamentos dos espaços/ vãos/ circulações.

    Não percebi esta parte.. consegue ser mais concreto?


    Colocado por: Pedro BarradasZon coberta do DECK, parece-m muito insuficnete,

    Insuficiente em que aspecto?


    Colocado por: Pedro BarradasOs quartos não levam protecção solar contra o quadrante SUL!? palas ou pergola?

    Penso que não.. mas vou perguntar..

    Obrigado pelo contributo
  6.  # 6

    Colocado por: LX_2509A questão da relva é mesmo porque não quero passar os meus sábado a cortar a relva, pois com uma área verde destas...

    So conhecem relva!!? meta menos de 100m2 de escalracho, na zona de lazer, isso não dá assim tanto trabalho. o resto mulch de casca de pinheiro, brita, seixos, e umas aromáticas ou arbustos de espécies autoctones, suculentas, pouca água e pouca manutenção...
    não precisa ficar refem.
    As sebes é escolher um aespecia facil, que não engrosse... Mas o seu arqutiecto não tem qq tipo de visão / recomendação para si? Eu discuto esses detalhes com os meus clientes.

    Os logradouros são para serem pensados em zonas, com diversas ocupações, dependendo da sua utilização e de outros factores, como pontos de vista, hierarquias de espaços/ zonas de ocultação, de protecção, ou não.
    Concordam com este comentário: marco1, CMartin
  7.  # 7

    quanto ao interior a seu tempo vai acabar por afinar isso,
    mas para mim a questão de fundo é que está muito comboio e o proprio L ponho duvidas que esteja bem orientado
    faça uma simples experiencia e faça um espelho á planta de forma a que a perna do L dos quartos fique para a esquerda
    e tambem uma experiencia que é trocar a perna dos quartos pela da sala cozinha.
  8.  # 8

    Colocado por: LX_2509Eu penso que 10m2 de átrio é mais do que suficiente para uma zona que é apenas de passagem, assim como o corredor do quarto.
    não tem a ver com área, tem a ver com o espaço. até poderia ter 6m2 e ser menos claustrofobico do que está agora. entende?
  9.  # 9

    Colocado por: Pedro Barradas
    So conhecem relva!!? meta menos de 100m2 de escalracho, na zona de lazer, isso não dá assim tanto trabalho. o resto mulch de casca de pinheiro, brita, seixos, e umas aromáticas ou arbustos de espécies autoctones, suculentas, pouca água e pouca manutenção...
    não precisa ficar refem.
    As sebes é escolher um aespecia facil, que não engrosse... Mas o seu arqutiecto não tem qq tipo de visão / recomendação para si? Eu discuto esses detalhes com os meus clientes.

    Os logradouros são para serem pensados em zonas, com diversas ocupações, dependendo da sua utilização e de outros factores, como pontos de vista, hierarquias de espaços/ zonas de ocultação, de protecção, ou não.
    Concordam com este comentário:marco1


    Sim ele falou nisso, e sugeriu algumas dessas coisas e nós gostamos. Claro que não vai ser para pôr relva em tudo! Só quis dizer que ainda não decidimos como será o exterior. Há outro fator que não referi também, que é o aspeto de saúde. Eu sou hiper alérgico às gramíneas, logo ser relva natural vai-me afetar bastante nos meses da primavera/verão..
  10.  # 10

    Colocado por: LX_2509Eu sou hiper alérgico às gramíneas, logo ser relva natural vai-me afetar bastante nos meses da primavera/verão..

    Aquilo não se deixa florir/ espigar... mas claro que o contacto dérmico com a mesma, pode haver reacção alérgica.
  11.  # 11

    Tam´bem não menos verdade que.. quanto mais se expor mais resisitencia irá ter... eu tive esas experiencia, sai da cidade e fui viver para campo, desapareceu mais de metade das reacções alergicas que tinha, ou mantendo algumas diminuiram muito de intensidade... sem tratamentos. vá apra o campo que isso passa... ;)
  12.  # 12

    Colocado por: marco1quanto ao interior a seu tempo vai acabar por afinar isso,
    mas para mim a questão de fundo é que está muito comboio e o proprio L ponho duvidas que esteja bem orientado
    faça uma simples experiencia e faça um espelho á planta de forma a que a perna do L dos quartos fique para a esquerda
    e tambem uma experiencia que é trocar a perna dos quartos pela da sala cozinha.


    Nós também falamos nisso, mas houve aqui 2 fatores para essa decisão. Um tem a ver com a localização da Sala polivalente, que não queríamos que fosse perto dos quartos, por questões de barulho. A outra, dita pelo arquiteto, tem a ver com a climatização dos quartos. Ele diz que no Inverno praticamente não vou precisar de climatizar os quartos pois vão levar com uma boa exposição solar. Eu por acaso não concordei muito com este último argumento, pois se aquece no inverno, no verão aquece demais. No entanto o fator da sala polivalente foi suficiente.
  13.  # 13

    Ainda por cima com essa área de envidraçados...
    A cobertura exterior sobre o deck, não serve para muito. Pelo que me apercebi finaliza alinhada com o forno... Tudo o resto fica descoberto... Épa pelo menos 2.5m de envergadura deveria ter.

    O módulo forno e churrasco, não acho boa ideia ali. Talvez no oposto, longe dos quartos e que esteja mais à sombra, ligado com a polivalente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ARMG
  14.  # 14

    Colocado por: JoelMOs arrumos lavandaria são em vidro a toda a volta? especialmente para a garagem? desperdício de dinheiro!


    Referi o mesmo ao arquiteto, ele disse que era um apontamento que ficava bem, mas que podíamos retirar e fazer apenas por exemplo duas janelas..

    Colocado por: JoelMtem um hall e corredor com quase tanta area como um quarto (é o problema das casas em L).

    Sim compreendo, é verdade, mas gosto bastante deste género de casas. Gostamos bastante da separação de espaços que esta forma provoca. Mas sim, é uma questão de gosto.


    Colocado por: JoelMaquela churrasqueira e forno metidos na casa vão ter de ser bem detalhados por causa do isolamento térmico da parede.

    não me tinha lembrado disso, mas vou questionar o arquiteto.


    Colocado por: JoelMFogão de sala devia estar no interior da casa para maior aproveitamento do calor.

    Não sei se a perda térmica é assim tão grande. Nós gostamos bastante desta solução porque assim não "rouba" espaço interior nenhum e dá um apontamento diferente ao interior..


    Colocado por: JoelMAquela sala polivalente só tem acesso pelo exterior?

    Sim, ordens da mulher! Nos dias dos aniversários/festas não quer ninguém a andar dentro de casa.. A não ser para dar 2 passos e ir à I.S de serviço (vai ter porta mesmo junto ao forno).
    Mas já avisei o arquiteto que mais tarde estou mesmo a ver que vou ter que abrir porta junto ao móvel da TV..
  15.  # 15

    Colocado por: Pedro BarradasTam´bem não menos verdade que.. quanto mais se expor mais resisitencia irá ter... eu tive esas experiencia, sai da cidade e fui viver para campo, desapareceu mais de metade das reacções alergicas que tinha, ou mantendo algumas diminuiram muito de intensidade... sem tratamentos. vá apra o campo que isso passa... ;)


    Sim isso é verdade, eu andava mais pelo campo e não tinha tantas alergias. Mas já estou a fazer tratamentos.. é algo a considerar.

    Colocado por: Pedro BarradasAinda por cima com essa área de envidraçados...
    A cobertura exterior sobre o deck, não serve para muito. Pelo que me apercebi finaliza alinhada com o forno... Tudo o resto fica descoberto... Épa pelo menos 2.5m de envergadura deveria ter.


    Sim não tinha reparado nisso. Até pensei que ele ainda não tinha colocado a pérgula da zona exterior.. Obviamente que tem que ter mais envergadura!

    Colocado por: Pedro BarradasO módulo forno e churrasco, não acho boa ideia ali. Talvez no oposto, longe dos quartos e que esteja mais à sombra, ligado com a polivalente.


    Aqui foi um pedido nosso também, pois esta zona da churrasqueira/forno precisa de muita interação com a cozinha. Na casa onde estou hoje estas duas coisas são opostas e é um transtorno estar constantemente de um lado para o outro..
  16.  # 16

    Colocado por: LX_2509

    A questão da relva é mesmo porque não quero passar os meus sábado a cortar a relva, pois com uma área verde destas...
    espero que nao esteja a imaginar andar em cima da sintética descalço no verão.. ou sentado numa cadeira nesse espaço num dia de calor
  17.  # 17

    LX..

    não percebi esses argumentos
    sala polivalente ao pé dos quartos...
    a experiencia era rodar ou inverter tudo como estava na sua planta pois para mim esse L como está não me faz muito sentido quer em termos de exposição solar quer em de aproveitamento do espaço exterior
    já reparou a na sua planta toda aquela zona de jardim ao lado do corredor dos quartos não tem ligação nenhuma ao interior da casa?
  18.  # 18

    Não desgosto da planta, tendo as características de ser um L (corredores...).
    Acho estranho o closet entrar dentro da IS da suite e as IS terem toda uma parede em vidro. Porque não coloca a IS privativa a meio dos quartos?
    Na Lavandaria colocava a porta num extremo (acho estranha a meio).
  19.  # 19

    Esta na altura de mudar o nome do tópico agora é moda por aqui....
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  20.  # 20

    E de nick :)
 
0.0283 seg. NEW