Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,
    já há dois anos que falamos em instalar um AC no sótão, mas quando nos decidimos avançar já o calor passou e acabamos por adiar. No entanto este ano, por causa do confinamento e por eu continuar em teletrabalho e com dois pirralhos em casa, o calor chateia mais e vai ser mesmo para andar. Existem duas opções:
    - um multisplit "tradicional" com a máquina interior na zona central mais alta do sótão. Aí consigo colocar uma máquina mais em conta, a posição parece mais adequada a distribuir o ar pois está elevado e centrado, mas a instalação fica um balúrdio por causa da distância (13 m) entre as máquinas e é preciso furar entre divisões e passar calhas nas paredes internas (pediram-me ~700€ pela instalação!)
    - um ar condicionado de consola de muro, neste caso junto ao chão, que fica mais caro nas máquinas mas são só 3m de distância entre elas e consigo, em princípio, uma instalação muito mais em conta, com a vantagem de não passar calhas internas (mas fica mais longe da zona que quero climatizar preferencialmente, que é a "sala" de cinema (dividida pela tela e cortinas). Hoje o instalador que propôs essa solução falou na toyotomi, diz que são uma grande marca a nível mundial e muito em conta, mas só tem até 18.000 BTU neste tipo de sistema, enquanto que para a área me recomendaram 20.000 BTU.

    Alguém conhece a marca? Nunca ouvi falar até hoje... Que solução será a melhor? A área é de cerca de 60 m2 (área principal, depois há um closet, sala de brinquedos/escritório e casa de banho, mas são zonas para as quais temos alternativa no T4 em baixo) sendo que o volume é cerca de 2/3 do de uma divisão de tecto normal, mas é mais quente também, suponho eu que em grande parte devido às janelas de sótão (apesar de terem película), já que a placa do prédio é em esferovite muito grossa com apenas uns cm de betão por cima e o sótão é todo revestido a pladur com lã de rocha por baixo.

    Opiniões são bem vindas!
  2.  # 2

    Quando escrevi que me recomendaram 20.000 BTU queria dizer 24.000 BTU... Alguém ouviu falar da Toyotomi?
  3.  # 3

    18000btu, deve chegar. Isole devidamente esse sótão.
  4.  # 4

    Isolado está (tem pladur em todo o lado com pelos menos 5 cm de lã de rocha por trás e a própria placa superior do telhado é em esferovite de mais de 10 cm com uma pequena camada de betão por cima), a única coisa a fazer mais seria algum tipo de cortina exterior para as janelas (são 5 com mais de meio metro quadrado cada) já que as 3 mais expostas até tem películas reflectoras por dentro. Só que as cortinas "próprias" ficam em quase 100€ cada...

    De facto a solução do ar condicionado de consola é a mais simples e "limpa" de instalar, sem calhas nas parede nem nada. Mas não sei nada da marca, apenas que chegou a Portugal no ano passado... E outras marcas mais conhecidas vão para preços que não consigo justificar num espaço usado apenas pontualmente (bastante mais nesta altura em que me mantenho em teletrabalhho e com as crianças em casa).
  5.  # 5

    Se é para usar pontualmente, o local está aparentemente bem isolado... compre um BEKEN 18000BTU e está a andar. 550€ + Instalação e está a andar.
  6.  # 6

    Esse Becken deve ser mural, certo? Eu ia comprar o da Equation, do Leroy Merlin. Compressor toshiba e 5 anos de garantia; 24.000 BTU por 799€. Também tem o de 18.000 por 599€. O problema é que essa solução implica 13m+ de cobre, cabos, calhas nas paredes, etc, para ficar na zona central alta do sótão. Ou seja, o valor da instalação que me deram era de quase 700€... Em comparação, a solução de consola ficava mais cara em termos de máquinas (penso que me disseram quase 1000€) mas a instalação é MUITO mais barata, limpa e simples e acabava por ficar mais barata no geral (penso que cerca de 200€ de instalação). Só estou reticente quanto às máquinas, cuja marca desconheço e nem encontro muita informação para uma marca que se diz líder mundial...
  7.  # 7

    meta la uma planta do sotão, e indique os locias onde quer aplicar a maquina exterior e a interior...
    Estou a achar isso estranho, 13m? porquê

    Epa´então va para o "toyota", deve valer tanto quanto os outros... a garantia é igual... o resto, logo se vê.
    Tabela de preços
    https://www.fercold.pt/wp-content/uploads/2019/10/Tabela-de-Pre%C3%A7os-de-Ar-Condicionado-Marca-TOYOTOMI-2019_2020.pdf
  8.  # 8

    Não tenho planta, mas deixo um desenho feito á pressa no powerpoint (provavelmente não muito á escala). Eu estive a medir a olho e devem ser mesmo 13m por causa das voltas que tem que dar e para poder ficar no interior do muro alto que envolve o telhado (para não estragar a fachada), e minimizar a calha interior. Senão é calha pelo tecto fora a direito, o que é chato e mesmo assim uns 6-7 ... O instalador meteu 17m de cobre no orçamento, mas já os 13 é por excesso com certeza. Parece que a toyotomi dá 4 anos no compressor e dois no resto. Engraçado falar na Toyota, porque parece que produzem coisas para eles.
      Presentation1.png
  9.  # 9

    Só agora vi a tabela de preços, e não são nada do que me falaram... O segundo instalador que cá veio e que sugeriu essa solução falou em menos de 1000€ para o mono-split completo de 18.000 BTU... Aí está a mais de 1600€...
  10.  # 10

    onde tem o consola não da para meter mural!? é muito baixo?
  11.  # 11

    Colocado por: pcspinheirosegundo instalador que cá veio e que sugeriu essa solução falou em menos de 1000€ para o mono-split completo de 18.000 BTU... Aí está a mais de 1600€...

    Se o homem lhe dá 60% de desconto, aproveite.
  12.  # 12

    É muito baixo Pedro, tem menos de 1.5 m. Ficava a soprar para o chão... Não acredito que ninguém me dê 60% de desconto, enganou-se a ver os valores, foi o que foi. Deve ter visto só para a máquina externa, e nesse caso a solução com 13 m de tubagem às voltas pode ser a mais barata afinal...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 13

    E.. fica mal ter a tubagem directa, em calha pelo tecto inclinado até ao local do mural?
  14.  # 14

    13m de tubagem. acho demasiado. perde alguam eficiencia.
  15.  # 15

    Ficar mal, fica... Sobretudo a calha enorme e quadrada que costumam usar. Mas para passar a tubagem isolada tem que ser... Ou isso ou rasgar o pladur, reparar e pintar. Mas também, sendo honesto, custando a tubagem uns 14€/m, não é por mais 6m ou 8 que sejam que a coisa ficava em preço excessivo. Acho é que o instalador que cá veio fazer o orçamento quer fazer o dinheiro todo de uma vez... Deve querer que eu pague pelo tempo que esteve parado durante o confinamento, não sei... Por isso pedi outro orçamento ao instalador que cá veio o ano passado colocar na cozinha e fez um trabalho impec. Foi este que sugeriu a consola, estou à espera dos orçamentos.
  16.  # 16

    Chegou a avanaçar com essa marca? Para uma máquina de chão? Tenho um sotão parecido com o seu no entanto apenas tem 50m2 mas é totalmente aberto. O preço que ando a ver para unidades de chão são muito elevados como é para uso pontual (basicamente fim de semana) não queria gastar muito, até porque senão do ponto de vista do investimento deixa de compensar.
  17.  # 17

    Boas. Não avancei por causa dos valores ridículos que pediam para a instalação. Do Leroy Merlin ainda mandaram lá outro que, percebi eu pela conversa era amigo do outro, e veio só dar um valor mais elevado ainda para me fazer ver que o primeiro nem era tanto assim. Mas não vou em balelas. Por isso,e como o espaço é usado algo pontualmente, comprei um daitsu portátil de 12.000 Btu, fiz um buraco no Pladur e muro em tijolo que dá para a parte mais baixa (desaproveitada e é numa área muito grande) e pus o tubo de exaustão curtinho á maneira. Ficou impecável, custou a máquina 300€ e a instalação menos de 10€ em materiais (espuma de poliuretano, serrote de pladur, etc). Se demora 5 min a arrefecer o espaço: não, mas ao fim de 30 mm está óptimo. Se é eficiente a nível energético: não, e é mais ruidoso, mas está num canto e não incomoda, sobretudo a ver filmes em que o som está geralmente num pouco alto. Mas ficou uns 1200€ mais barato que um split, não deu trabalho nenhum a instalar, não houve obras (para além do buraco que abri) nem calhas pouco estéticas e a diferença de preço paga MUITA electricidade. Para nós foi a melhor solução, venha quem vier dizer o contrário. Ah! E tem WiFi, se estivemos fora de casa posso mandar ligar remotamente e ter o espaço fresco para um filme ao fim da tarde.
  18.  # 18

    Fica aqui foto
      IMG_20201209_162347.jpg
      IMG_20201209_162149.jpg
  19.  # 19

    Ok esse tubo não dá para o exterior, certo? Suponho que seja como no meu caso tenha do outro lado uma área ainda generosa mas com a cobertura de telha.

    E em termos de aquecimento, como se porta o ac? Se é que o usa para isto.
  20.  # 20

    Exacto, o tubo dá para uma zona em bruto mas coberta, sim. Por trás das minhas paredes. Tem área grande pois dá a volta a meio prédio. Este modelo não aquece, só dá frio. Bem, se o virar ao contrário e arranjar maneira de canalizar o frio para fora, aquece para dentro, claro. Mas não é reversível, por assim dizer. Mas não preciso de aquecimento porque tenho radiadores do aquecimento central e o recuperador da sala tem uma saída que permite ao ar quente também subir para o sótão. Por isso, para o uso pretendido, foi a solução id€al, com mínimo de esforço e de gasto. Além de que ninguém gosta do ar gelado, mas ele consegue em meia hora ou pouco mais por o espaço a uns simpáticos 23 graus (na zona onde temos os sofás, do outro lado do espaço), em vez dos talvez mais de 30 que lá chegam a estar. Quando estamos a ver um filme baixamos a ventilação para o mínimo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bmccruz
 
0.0217 seg. NEW