Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: Miguel BentoJá agora qual seria o vosso conselho para ter o melhor isolamento termico usando betão armado? Capoto? Cortiça? Lã Mineral? A moradia é no Algarve

Aquele que a sua equipa projectista achar ser o melhor compromisso tecnico / económico para o projecto da sua casa.
  2.  # 22

O ETICS, pode ser executado com uma miríade de isolamentos termicos... la mineral, EPS, XPS, Cortiça,espuma de vidro, etc...
    Isso tem de aferir, mais uma vez com a sua equipa, os custos as vantagens e desvantagens.

Sendo que a solução com isolamento termico pelo exteiro, poderá a´te não ser a melhor para o seu caso.. depende, não há receitas... cada caso é um caso.
  3.  # 23

Colocado por: M....., e ja não falo nas normas de incêndio

Para moradias unifamilares, em Portugal, não tens requisitos de resistência ao fogo dos elementos estruturais...
    Se houver fogo, é um achatice este tipo de estruturas, sofrem muito e tem quase sempre de ser demolidas e refeitas, pelo menos parcialmetne, ao psso que em betão armado, nem por isso. até a o wooframe tem melhor comportamento ao fogo do que o LSF...
  4.  # 24

Colocado por: Anonimo06082021

Desses preferia a Cortiça.

À vista?
  5.  # 25

Colocado por: rjmsilva

À vista?

A Amorim tem obras muito bonitas com cortiça cortada em cnc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva
  6.  # 26

Só conheço um edifício revestido a cortiça, já tem uns anos (uns 10 talvez) e ao longo do tempo o revestimento foi mudando de cor, passou de um castanho escuro para uma espécie de cinza. Não desgosto, se mantiver as propriedades até acho que não fica muito mal.
    •  
      RRoxx
    • 23 julho 2020 editado

# 27

Colocado por: Miguel Bentoem as vantagens são inumeras

VANTAGENS LSF:
    Melhor Isolamento Térmico - 30 % mais de eficiência energética
    Melhor Isolamento Acústico com lãs minerais
    Rapidez da obra - 50% de poupança quando comparado com sistema tradicional - ganho em tempo e redução de custos com menor mão de obra.
    Não utiliza maquinaria pesada / Limpeza da obra
    Proteção do material - a galvanização evita a corrosão
    Maior Resistencia estrutural
    Maior Resistencia anti sismica
    Maior resistência ao fogo
    Maor equilibrio da humidade no ambiente - evita condensações
    Construção mais sustentável e amiga do ambiente
    Facilidade para remodelação / ampliação / manutenção

POSSIVEIS DESVANTAGENS
    - Exige Mão de obra especializada - mas não é na realidade uma desvantagem - pelo contrário
    - Coberturas planas visitáveis - ou seja se tiver uma moradia térrea de 150 m2 e quiser ter uma varanda visitável por cima não sei se é a melhor solução ...

Estas "vantagens" e as respostas do SMBS devia de ficar como pin no inicio do forum.
    A vantagem real do lsf é o tempo de instalação, que se deveria reflectir no custo da solução mas tal não acontece.

Muitas vezes porque nem o tempo de instalação é cumprido, não faltam exemplos no forum de obras de santa Engrácia em LSF.

As outras supostas vantagens não passam de folclore.
  7.  # 28

Colocado por: RRoxxA vantagem real do lsf é o tempo de instalação, que se deveria reflectir no custo da solução mas tal não acontece.

Se calhar o que se poupa na mão de obra, vai para o material.
  8.  # 29

Colocado por: rjmsilvaSe calhar o que se poupa na mão de obra, vai para o material.

Vai? não sei, só fazendo contas, mas se as tiver à mão mostre ai. Podemos assumir para uma parede de 1x2, mas isto não tem valor nenhum porque as soluções são muito diferentes.

Quer-me parecer que uma estrutura em betão, mesmo em material e meios necessários para executar, é mais cara que uma em LSF, que depois é vendida ao mesmo preço ou acima. (para alem do betão tem aço, cofragem, bombagens e acessórios, no LSF tem o aço e os acessórios e eventualmente uma grueca de apoio).
  9.  # 30

Colocado por: RRoxxVai? não sei, só fazendo contas, mas se as tiver à mão mostre ai.

Não tenho as contas.

Mas como é óbvio o mercado é livre em Portugal e cabe aos prestadores de serviço vender os seus produtos ao preço mais alto que conseguirem e aos consumidores encontrar o produto ao preço mais baixo que conseguirem. O relação oferta/procura define o preço justo.
    • SMBS
    • 23 julho 2020

# 31

Já agora, uma grande vantagem do LSF (a maior na minha opinião) é a menor espessura de paredes. Acaba por se ganhar muita área útil.
    Concordam com este comentário: Sira
  10.  # 32

Menor?? Não cumpre a térmica e acústica?

Só vejo uma grande aplicação no lsf..em reabilitação no verdadeiro sentido por permitir estruturas ligeiras e com pouco estaleiro
    Concordam com este comentário: M.....
  11.  # 33

Eu ainda gostava de ver aqui descriminado o preço de uma parede em LSF, do exterior para o interior ......

1 -Etics .....
    2-OSb 9/12/15mm .....
    3-Perfis ......
    4-LM........
    5-OSb 9/12/15mm......
    5-Bpv
    6-estrutura do gesso cartonado
    7 -gesso cartonado ................

é so somar.....
    • SMBS
    • 23 julho 2020 editado

# 34

Colocado por: RicardoPortoMenor?? Não cumpre a térmica e acústica?

Só vejo uma grande aplicação no lsf..em reabilitação no verdadeiro sentido por permitir estruturas ligeiras e com pouco estaleiro
    Concordam com este comentário:M.....

Eu pessoalmente não gosto de LSF. Mas sim menor espessura em relação a parede de alvenaria e ETICS com o mesmo comportamento de isolamento térmico/acústico. Pode ser importante em terrenos com área de construção muito limitada.

Em relação ao comportamento térmico em geral não podemos esquecer da desvantagem da muito baixa inércia térmica das paredes em LSF nos climas quentes
    • Sira
    • 23 julho 2020

# 35

Colocado por: SMBSEm relação ao comportamento térmico em geral não podemos esquecer da desvantagem da muito baixa inércia térmica das paredes em LSF nos climas quentes

Porquê nos quentes?
    • SMBS
    • 23 julho 2020

# 36

Principalmente nos quentes porque normalmente consegue-me arrefecer durante a noite quando as temperaturas são amenas e, se a inércia for grande, poupa-se durante o dia
    • Sira
    • 23 julho 2020

# 37

Certo, percebi.

Mas por outro lado, em teoria, também se gasta menos a climatizar os espaços porque não se gasta energia a aquecer/arrefecer as paredes.
    • SMBS
    • 23 julho 2020

# 38

Imagine isto:

38ºC de dia (tudo fechado de modo a não entrar calor)

18ºC de noite (janelas abertas ou VMC em modo bypass para arrefecer)

a mantém-se até às 14:00 ou 15:00 a menos de 25ºC. Já poupou uns kWh em arrefecimento.
  12.  # 39

Pouca inércia é o que quer em sítios com ocupação sazonal, como escolas.

Aquece e arrefece rápido.

Que menor espessura faz em lsf para o mesmo padrão tradicional (digamos 35cm pronto)
  13.  # 40

Colocado por: M.....Eu ainda gostava de ver aqui descriminado o preço de uma parede em LSF, do exterior para o interior ......

1 -Etics .....
    2-OSb 9/12/15mm .....
    3-Perfis ......
    4-LM........
    5-OSb 9/12/15mm......
    5-Bpv
    6-estrutura do gesso cartonado
    7 -gesso cartonado ................

é so somar.....

Em Portugal é mais étics, osb e Pladur e siga.
    Concordam com este comentário: M.....

0.0217 seg. NEW