Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa dia
    Tenho uma área do teto falso no hall de entrada em que este se apresentava molhado, o senhor dos tetos falsos cortou um quadrado da placa e viu que esta parte apresentava condensação. Por cima deste hall de entrada tenho uma varanda que foi devidamente impermeabilizada com duas telas cruzadas, mas o construtor não colocou isolamento térmico com a desculpa que como o teto falso iria levar isolamento não era necessário, é um terraço com cerâmica. O teto falso levou la mineral de 6 cm com papel kraft.
    será que esta condensação se deve ao facto de haver choque térmico com a Lage superior e como o teto falso esta tipo estanque a zona não respira e cria condensação?
  2.  # 2

Colocado por: Hugo_GO teto falso levou la mineral de 6 cm com papel kraft.

è estranho ... e o papel esta voltado para cima ou para baixo?
    a agua condensa no tecto falso e não na laje, certo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Hugo_G
  3.  # 3

Pois, é estranho a condensação vem da laje e cai no isolamento e ele fica molhado. O papel esta voltado para a zona quente ou seja para baixo.
    apresentaram me a solução de meter duas grelhas para fazer tipo circulação de ar, mas não acho que vá resolver porque o quadrado que fizeram no teto falso já há 3 dias é grande e mesmo assim ainda se nota condensação.
  4.  # 4

também me falaram em meter um extrator, mas convenhamos que meter um extrator no hall de entrada não faz sentido lol.
  5.  # 5

Tem de isolar a zona fria superior de modo a não ser afetada pela diferença de temperatura existente.

Primeiro deve verificar se estamos a falar de infiltração ou condensação.

Depois a condensação é gerada pelo choque da agua em estado gasoso para estado liquido devido ao seu confronto com temperaturas dispares.

Logo tem de afastar as diferenças de temperatura dentro do possível do seu contacto uma com a outra.
    Meta uma fotografia por favor.

A condensação vem da lage pois esta está gelada em confronto com uma zona quente gerada pelo interior da habitação.
    Ou o isolamento criado é claramente insuficiente ou tem de criar condições para isolar ambas as componentes que compoe o tecto.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 6

neste caso deve ser o contrario porque dentro da habitação esta fresco mas a laje esta quente.
    Então por exemplo a solução mais viável seria projetar isolamento térmico na laje? o teto falso esta todo colocado e barrado, colocar roofmate colado na laje já não dá.
  7.  # 7

o mais engraçado e que no escritório que é mesmo na parede ao lado também tem a varanda da parte de cima e não tem ressoado nenhum mas em compensação tem uma sanca e o senhor dos tetos falso diz quer aí é que esta a diferença de não ganhar condensação como tem a sanca faz circulação de ar e não deixa condensar
  8.  # 8

Colocado por: Hugo_Gneste caso deve ser o contrario porque dentro da habitação esta fresco mas a laje esta quente.

Sim, mas no Inverno será o oposto.
    A minha questão é mais ressalvar que existem sempre 2 pontos opostos de temperatura.

Colocado por: Hugo_GEntão por exemplo a solução mais viável seria projetar isolamento térmico na laje?

Talvez. Mas sem a isolar o problema vai persistir.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Hugo_G
  9.  # 9

Colocado por: Nelhas

Sim, mas no Inverno será o oposto.
    A minha questão é mais ressalvar que existem sempre 2 pontos opostos de temperatura.

Talvez. Mas sem a isolar o problema vai persistir.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Hugo_G

Então porque é que no escritório não acontece o mesmo? será mesmo pela falta de uma sanca no hall de entrada?
    • Nelhas
    • 22 julho 2020 editado

# 10

Colocado por: Hugo_GEntão porque é que no escritório não acontece o mesmo? será mesmo pela falta de uma sanca no hall de entrada

Um exemplo Hugo.

Existe um pequeno anexo que já tinha painel sand e tem tecto falso no interior.
    Abrindo 3 respiradouros com grelhas evita que exista condensação , mas porque o principio ai é injectar a mesma temperatura em toda a zona.
    No entanto o anexo não tem ar condicionado ou outra forma de refrigeração.
    O que faz com todo o calor absorvido pelo painel e que entra pelas frestas de espalhe de forma uniforme e aqueça tudo em seu redor. As grelhas so ajudam a diminuir o efeito estufa la dentro.
    No seu caso eu não optaria por isso.
    Porque faz circulação de ar, mas depois se refresca ou aquece o interior o choque ainda vai ser maior e mais constante.
    A circulação de ar resulta em compartimentos fechados ou isolados não sujeitos a temperatura dispare por perto.

Porque se vai abrir grelhas e depois começa a fazer quebras pelo interior vai ter chuva ai dentro.
  10.  # 11

deixo duas imagens do exterior e do interior
      Interior.png
      exterior.png
  11.  # 12

esta parte condensa
      Interior2.png
  12.  # 13

estes fenómenos e o modo de os tratar, de os minimizar, ainda são muito pouco entendidos em Portugal, inlcusivé pelos técnicos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: casinhaDaAvo
  13.  # 14

Colocado por: Pedro Barradasestes fenómenos e o modo de os tratar, de os minimizar, ainda são muito pouco entendidos em Portugal, inlcusivé pelos técnicos...

Vou acompanhando o fórum há alguns meses e aprendendo algumas coisas mas pelo que me parece nesta situação, posso estar enganado claro, era colocar isolamento por fora ou seja na varanda e resolvia o problema ....mas visto que a varanda já tem a cerâmica colocada torna se impossível. A única solução que vejo é mesmo projetar por cima do teto falso por exemplo PU evitando assim um choque térmico. Que acham ?
  14.  # 15

deixo aqui algumas fotos
      1 (2).jpg
      1 (2)2.jpg
  15.  # 16

.
      2 (2).jpg
  16.  # 17

.
      3 (2).jpg
  17.  # 18

.