Olá a todos! Estou a pensar construir uma moradia t3, entre os 120m² e os 150m² em Sintra mas, não sei por onde começar. Não tenho terreno comprado e será adquirido com recurso a crédito para a compra do mesmo e construção. Fui informada pelo banco que para aprovação devo apresentar um projecto do arquitecto... Peço informações sobre TODO o processo de construção e aquisição do terreno, desde licenças a tudo o que é necessário ter em conta. Apesar de muita pesquisa feita, parece que me falta muita informação para avançar. Desde já agradeço! LC
Deve procurar um terreno tranquilamente com as dimensões que necessita. Quando escolher o terreno deve solicitar a documentação do mesmo, verificar o preço solicitado ou pelo qual se pode fechar negocio e ir a um gabinete de projectos com a documentação solicitada. Paga a respectiva consulta e discute o que pretende, se o terreno que vai comprar serve nao serve etc, podendo desde logo conversar sobre potenciais ideias orçamentos etc. Só após esta consulta, validando ou não o terreno para as suas pretensões, é que se deve comprometer com a COMPRA do mesmo.
Neste momento é somente o que pode fazer.
O orçamento que possui vai ser todo com empréstimo? tem capitais próprios?
Estas pessoas agradeceram este comentário: lilianancosta
Temos capitais próprios. Já sabemos os valores possiveis para terreno e construção e até onde podemos gastar. O terreno que temos em vista é de 43k e ponderámos uma construção até 150k (com IVA). Obrigada pelo esclarecimentos dos primeiros passos! Pretendemos uma casa com linhas direitas (térrea) nada de muito elaborado, com materiais de preço acessivel.
Não tenho ideia dos valores das licenças nem de um arquiteto... e de tudo o resto!
Preços para construção só pode ter depois de ter um projecto pronto com tudo. Ate lá seja prudente. 150k com IVA? Eu acho difícil mas.. Esse dinheiro é só para a casa? Tem dinheiro a parte para projectos, licenciamentos, taxas , etc?
Quanto ao resto. conte com 10k para projectos, as taxas depende... essa câmara (Sintra) não costuma ser branda nisso e é demorada e complicada... Boa sorte. Arranje o terreno, certifique-se que pode construir o que quer. Pode igualemtne arranjar já um arqutiecto par apoiar nessas decisões e depois seguir para os projectos.
Vá procurá-los. é o 1º passo.
Sim temos... dependendo dos valores. Existe algum sitio onde se possa consultar os valores dos licenciamentos e taxas para não dar um passo maior que a perna?
Colocado por: lilianancostaão dar um passo maior que a perna?
Como o Pedro referiu o problema em Sintra é os custos, mas acima de tudo a demora... Tem de estar preparada para tempos de espera longos, então com o Covid está tudo pior.
Mas sem duvida, o primeiro passo e é o melhor dinheiro que pode gastar é arranjar um arquitecto ou um gabinete de projectos e expor essas situações. E depois logo vê.