Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Gostaria de uma ajuda, encontro-me há dois anos numa casa arrendada sem contrato, agora o senhorio diz que quer voltar para cá. Alguém me pode dizer se nestas situações o período minimo seria de 5 anos uma vez que não existe contrato?
    Ele neste momento sem contrato não me pode dar um prazo para sair de casa eu saio quando conseguir encontrar outra casa... alguém me pode ajudar.
  2.  # 2

Pois, sem contrato, não há contrato
    Concordam com este comentário: casinhaDaAvo
    • Sira
    • 22 julho 2020

# 3

Sem contrato não há obrigações, não há deveres, não há compromisso (não há impostos).. é complicado.

Como é que faz os pagamento? Tem alguma forma de provar que anda a pagar renda? Ou paga em dinheiro?
  3.  # 4

Não querem contratos para "fugir" à lei, depois querem as proteções iguais aos que os têm e pagam impostos(com contrato).

É mais ou menos como aqueles que ganhavam por exemplo 2000€ e declaravam o ordenado mínimo, depois na reforma queixam que recebem reforma baixa e não dá para viver.
    Concordam com este comentário: Sira, casinhaDaAvo
    • size
    • 22 julho 2020

# 5

Colocado por: vbernardo24Boa tarde,

Gostaria de uma ajuda, encontro-me há dois anos numa casa arrendada sem contrato, agora o senhorio diz que quer voltar para cá. Alguém me pode dizer se nestas situações o período minimo seria de 5 anos uma vez que não existe contrato?
    Ele neste momento sem contrato não me pode dar um prazo para sair de casa eu saio quando conseguir encontrar outra casa... alguém me pode ajudar.

Porquê supor um prazo mínimo de 5 anos ? É que, na altura não se preocupou pela formalização do contrato escrito.

Sair da casa quando encontrar outra casa, não pode ser.... Tente negociar com o senhorio para lhe conceder 60 dias.
  4.  # 6

Sou inquilino, e esta é mais uma das típicas situações onde os senhorios são sempre mal vistos... Mas o que é certo é que não acredito que uma situação destas aconteça por obrigação de qualquer uma das partes...

Amigo, meteu-se nesse buraco tem que sair dele.
    Tente falar a bem com o senhorio, pois podem perder os 2 numa situação destas.
  5.  # 7

Peça dinheiro para sair
    • NLuz
    • 23 julho 2020

# 8

Ninguém esteve bem nessa situação.
    Nem o Senhorio, nem você.
    Não havendo contrato, não há regras,quer dizer haver há...l
    A casa é do Senhorio, portanto tem todo o direito de a reclamar, mas você se conseguir comprovar que tem pago as rendas todos os meses já passa a ter direitos de inquilino.

O conselho que lhe dou é que saia a bem, fale com o senhorio para lhe dar um prazo para sair.
    É um caso que ninguém ía ganhar nesta situação, antes pelo contrario...
  6.  # 9

Colocado por: NLuzse conseguir comprovar que tem pago as rendas todos os meses já passa a ter direitos de inquilino.

É assim tão simples!? 🤔🧐
    • NLuz
    • 23 julho 2020

# 10

Pode ir à Polícia dizer que a inquilina lhe entrou em casa...., Se a inquilina disser à polícia e prove que paga a renda, eles não fazem nada e dizem para você lhe instaurar um processo de despejo com um advogado. Pode entretanto pagar a um advogado para ele enviar uma carta à inquilina. Se a inquilina não se intimidar (o mais provável, dada a sua história), só com processo. Claro que a inquilina pode responder indo às finanças denunciá-lo...
  7.  # 11

Eu acho que mesmo sem contrato se pode escudar na lei 1-A 2020, pela simples razão que o senhorio para o retirar da casa vai ter de avançar com alguma forma de ação de despejo e como não vai ter apoio de nenhuma entidade para o fazer até Setembro, pelo menos esse prazo já ganhou.
    Contudo a solução mais correta passa por chegar a acordo em valores e data razoável. Não pode é ser uma decisão unilateral sua.

0.0131 seg. NEW