Iniciar sessão ou registar-se
    • ibanco
    • 26 outubro 2009 editado

     # 1

    Boa noite,

    Acabei de adquirir uma moradia geminada. Tudo me parecia optimo até passar efectivamente a habita-la.
    Notei que quando os vizinhos da outra moradia estão em casa, dá para ouvir vozes, passos, coisas a cair no chão, portas a abrir e fechar e essencialmente a subir e a descer as escadas que dão para o segundo andar. são umas escadas com um estrutura em ferro (penso eu) que está presa na parede virada para o vizinho e que tem os degraus em madeira.
    Como é obvio, confrontei o construtor com este problema. Ele diz que é incompreensivel como tal acontece uma vez que existem quatro paredes a separar as duas moradias. Tentou resolver o problema colocando umas placas que segundo a pessoa que as esteve a colocar é o material usado em locais de muito ruido. O que é certo é que não notei diferença nenhum, ou praticamente nenhuma e aqueles ruidos incomodativos continuam. Eu que estava mortinho por deixar de ouvir os vizinhos no apartamento...
    Alguem me poderá ajudar? qual será o defeito e a melhor solução?
  1.  # 2

    ibanco,
    Você saiu de um apartamento para não ouvir vizinhos e foi para uma moradia geminada?!? Há alguma diferença?
    Ainda por cima, nas geminadas o normal é haver "guerras" a tentar empurrar para o outro os problemas que ocorrem no telhado (se fosse um condomínio, haveria permilagens a definir a comparticipação de cada um), o estacionamento em frente ao muro, a altura e poda das árvores e sebes, etc.

    Custa-me a crer essa das 4 paredes! Já tentou medir a espessura (medir por dentro e por fora e ver a diferença) dessas 4 paredes? Deveriam ser um TOTAL de 55-60cm, e estar definida na Ficha Técnica!

    Que paineis (para insonorizar) foram esses? Foram utilizados onde e como?

    Será que a lage de betão é contínua de uma moradia à outra?
  2.  # 3

    Colocado por: Luis K. W.ibanco,
    Você saiu de um apartamento para não ouvir vizinhos e foi para uma moradia geminada?!? Há alguma diferença?
    Não está a acontecer, mas deveria existir. Não tenho vizinhos por baixo, não tenho vizinhos por cima nem vizinhos de um dos lados, apenas deveria ter outra habitação colada à minha em que forçosamente a construção deveria permitir um isolamento incomparavelmente superior aquele que existe entre dois apartamentos no mesmo edificio.

    Colocado por: Luis K. W.Ainda por cima, nas geminadas o normal é haver "guerras" a tentar empurrar para o outro os problemas que ocorrem no telhado (se fosse um condomínio, haveria permilagens a definir a comparticipação de cada um)
    Penso que pelo menos esse problema não deverá existir, uma vez que os telhados estão separados, existe um desnivel de uma maradia em relação à outra de +-50cm.

    Colocado por: Luis K. W.Custa-me a crer essa das 4 paredes! Já tentou medir a espessura (medir por dentro e por fora e ver a diferença) dessas 4 paredes? Deveriam ser um TOTAL de 55-60cm, e estar definida na Ficha Técnica!
    Acho que realmente é verdade, conheço uma pessoa que visitou varias vezes a obra durante a construção e me confirmou que realmente existiam 4 paredes, duas de cada lado. Na ficha tecnica da habitação refer que existe um projecto de isolamento acustico, tendo o nome do respectivo autor. No que diz respeito a Paredes Envolventes refer que têm uma espessura total de 30cm e que são em alvenaria de tijolo com espessuras de 11+11cm, com isolamento termico/acustico por lã de rocha de 4cm. Depois na descrição geral das paredes, aquelas confinantes com outros fogos estão descritas como sendo de 25cm em dupla alvenaria de tijolo furado de 11cm com lã de rocha no interior,

    Colocado por: Luis K. W.Que paineis (para insonorizar) foram esses? Foram utilizados onde e como?
    Pois, o nome não sei, Se não estou em erro eram umas placas pretas com uns 5cm de espessura e foram colocados na parede de uma das moradias, parede esta que é confinante com a outra, nomeadamente sala e vão de escadas.

    Colocado por: Luis K. W.Será que a lage de betão é contínua de uma moradia à outra?
    Pois, isso também não sei. Mas como existe um desnivel entre as duas...

    Já agora outra questão, uma vez que existe um responsavel pelo projecto de isolamento acustico, e penso eu que deveriam ter sido feitos testes e verificados por alguma entidade responsavel e fiscalizadora, e caso se confirmem, com testes por exemplo, que o isolamento não respeita o definido por lei, não haverá aqui um "crime"
  3.  # 4

    Boas

    essencialmente a subir e a descer as escadas que dão para o segundo andar. são umas escadas com um estrutura em ferro (penso eu) que está presa na parede virada para o vizinho

    Tenho a ideia que o seu problema será a transmissão de ruídos por percussão. Não entendo muito disso mas penso que é um problema de resolução complicada.

    Já agora outra questão, uma vez que existe um responsavel pelo projecto de isolamento acustico, e penso eu que deveriam ter sido feitos testes e verificados por alguma entidade responsavel e fiscalizadora, e caso se confirmem, com testes por exemplo, que o isolamento não respeita o definido por lei, não haverá aqui um "crime"

    Acho que devia confirmar se o processo construtivo cumpriu todas as indicações dos projectos; infelizmente a FTH pode não ser fiel.

    cumps
    José Cardoso
  4.  # 5

    Colocado por: j cardosoBoasAcho que devia confirmar se o processo construtivo cumpriu todas as indicações dos projectos; infelizmente a FTH pode não ser fiel.

    cumps
    José Cardoso
    Obrigado,

    Sim, mas alguem terá de ser responsabilizado. Quem projectou, quem construiu, alguem terá culpa no meio disto tudo. A lei diz que existem valor que terão de ser cumpridos, como tal, quem não cumpre terá de ser penalizado.
    Eu gastei um "dinheirão" para melhorar a qualidade de vida da minha famila, não posso ficar agora pior do que estava.
    •  
      FD
    • 26 outubro 2009

     # 6

    Colocado por: ibancoEu gastei um "dinheirão" para melhorar a qualidade de vida da minha famila, não posso ficar agora pior do que estava.

    Nunca ponderei comprar uma moradia geminada por esta razão.

    A única forma de saber se está lá o que é suposto estar é, infelizmente, partindo.

    Imagino que deve estar muito angustiado... força e vá contando como tudo se resolve.
  5.  # 7

    Sim, estou de acordo, tem que partir paredes para perceber o o que se está a passar. Se o ruído for de percursão, como foi dito, o problema é complexo, talvez alterar a escada do sru vizinho de modo a que ela assente no chão apenas, com as tais placas.
  6.  # 8

    Colocado por: ParamonteSim, estou de acordo, tem que partir paredes para perceber o o que se está a passar. Se o ruído for de percursão, como foi dito, o problema é complexo, talvez alterar a escada do sru vizinho de modo a que ela assente no chão apenas, com as tais placas.


    Mas acho que este não é o unico problema,
    "Notei que quando os vizinhos da outra moradia estão em casa, dá para ouvir vozes, passos, coisas a cair no chão, portas a abrir e fechar e essencialmente a subir e a descer as escadas que dão para o segundo andar. são umas escadas com um estrutura em ferro (penso eu) que está presa na parede virada para o vizinho e que tem os degraus em madeira."

    mesmo que mude as escadas do vizinho isto apenas reduz o problema, pois se ouve portas, vozes, etc, o problema de fundo continua a existir.

    cumprs
  7.  # 9

    Parece então que não tendo o problema origem no ruido de percusão, será mais facil a sua resolução.
  8.  # 10

    Não estou a dizer que não seja, estava a dizer que apenas mudar as escadas do seu vizinho resolvesse o seu problema.
  9.  # 11

    ibanco
    Isto está complicado...

    Devia , talvez , pedir uma Avaliação Sonora a uma empresa da especialidade.

    Esse estudo permitir-lhe-à medir se o isolamento acústico é o preconizado, detectar os pontos fracos da insonorização, e atacá-los com mais eficácia.

    Lembre-se que "há um problema" com a insonorização. É que NADA NEM NINGUEM prevê isolar a-bso-lu-ta-men-te todos os ruídos. Isto é, o isolamento acústico apenas reduz/atenua a transmissão de sons.

    Por outro lado, provavelmente você agora mora num local muito menos ruidoso. O que você «ouve» é a DIFERENÇA entre o ruido do seu vizinho e o «ruído de fundo». Se o ruído de fundo for quase NULO, você ouvirá muito MELHOR os ruídos provenientes do seu vizinho.

    É o que acontece, MUITAS VEZES, quando as num apartamento mudam de caixilhos de madeira para caixilhões de PVC com vidro duplo 5+11+6mm. Passam a ouvir MUITO MAIS os vizinhos - porque o «ruído de fundo» que vem da rua passou a ser muito menos ouvido dentro de casa.
  10.  # 12

    Colocado por: Luis K. W.ibanco
    Isto está complicado...

    Devia , talvez , pedir uma Avaliação Sonora a uma empresa da especialidade.

    Esse estudo permitir-lhe-à medir se o isolamento acústico é o preconizado, detectar os pontos fracos da insonorização, e atacá-los com mais eficácia.

    Lembre-se que "há um problema" com a insonorização. É que NADA NEM NINGUEM prevê isolar a-bso-lu-ta-men-te todos os ruídos. Isto é, o isolamento acústico apenas reduz/atenua a transmissão de sons.

    Por outro lado, provavelmente você agora mora num local muito menos ruidoso. O que você «ouve» é a DIFERENÇA entre o ruido do seu vizinho e o «ruído de fundo». Se o ruído de fundo for quase NULO, você ouvirá muito MELHOR os ruídos provenientes do seu vizinho.

    É o que acontece, MUITAS VEZES, quando as num apartamento mudam de caixilhos de madeira para caixilhões de PVC com vidro duplo 5+11+6mm. Passam a ouvir MUITO MAIS os vizinhos - porque o «ruído de fundo» que vem da rua passou a ser muito menos ouvido dentro de casa.



    Muito bem observado...


    Já falou com o construtor para saber que tipo de isolamento acustico utilizou entre as duas moradias?
    • naar
    • 26 outubro 2009

     # 13

    Boa Tarde,

    Depois do Luis K.W. comentar pouco mais haverá a dizer, porque ele nunca se esquece de nada, é impressionante a ajuda deste membro neste Forum, sem desprimor para muitos outros, é claro!

    Só mais uma sugestão, repare nas fachadas se existe junta de dilatação entre as moradias ou se as fachadas são comuns ás duas.

    Se não houver junta é mais provável que tb não existam as quatro paredes.

    De qualquer forma um teste acústico como indica o Luis K. W., seria o mais indicado e embora tenha custos para si fica a saber os valores de isolamento
  11.  # 14

    Obrigado a todos pelas respostas.

    Ainda me falta a ultima questão.
    Independentemente de todas as ceracteristicas ou defeitos da construção, e esperando que não sejam ruidos de percusão (ainda tenho essa esperança, já que mesmo dentro da minha propria casa o barulho que se ouve de nós proprios a andar e a subir escadas é elevado), uma vez que pelos vistos é de complicada solução, qual será a melhor forma de diminuir o barulho?
    Qual o melhor produto isolante, será conveniente aplicar nas duas paredes das duas moradias. Já me falaram e também já li alguma coisa sobre "Green Glue", sera a melhor solução?
    • naar
    • 26 outubro 2009

     # 15

    Boas outra vez,

    Tem pavimento flutuante nos quartos do 1º piso? se sim:

    Sabe se sob o pavimento flutuante colocaram tela acústica?
    O barulho que houve é audível no r/c quando alguém anda nos quartos do 1º piso?
    O barulho que houve é do pavimento flutuante quando é pisado?

    Quanto a telas a Danosa tem , é da Imperalum, mas faça uma pesquisa na net certamente encontra muitas soluções.

    E não se esqueça de outro factor (não estou com isto a dizer que é o que se passa), que o ruído produzido tb tem a ver com os ouvidos que o ouvem!

    Cump.
  12.  # 16

    Agradeço a naar o comentário, mas não sou - de todo - perito em acústica.

    O que sei e tento partilhar (e chamo a atenção para o facto de poder não estar correcto) é mera "cultura geral" - os conhecimentos que sobram depois de ter esquecido o supérfluo.

    Por exemplo, não conheço a cola verde (green glue) mas o nome não augura nada de bom... :-)

    De qualquer maneira, cá vai mais uma sugestão: uma boa maneira de diminuir a transmissão dos ruídos aéreos é dificultando a propagação das "ondas" de som.
    Poderá ter a ver com a arquitectura (dimensões dos espaços, corredores curtos, portas que fechem mesmo, etc.) e/ou com a "decoração" (revestimentos de paredes e tectos).

    Dificulta-se essa propagação do som aéreo evitando que quando as ondas de pressão embatem nas paredes, façam ricochete com igual intensidade.
    Para isso, basta alterar o revestimento das paredes. As paredes revestidas com materiais menos lisos têm maior «absorção acústica».

    Creio que todos sabem que as paredes e tecto das cabines de som das rádios-pirata eram revestidas com caixas de ovos (que diminuiam o ricochete/a reverberação da onda de som).
    Hoje em dia há muitas marcas de painéis «absorventes» acústicos.

    MAS, claro, terão de ser colocados do lado em que o som tem origem.
    • azvd
    • 26 outubro 2009 editado

     # 17

    Boas,
    Estou envolvido numa compra de um imóvel com semelhanças ao seu, e não esperava poder vir a ter este tipo de problema. Presentemente vivo num apartamento, e é raro ouvir o tipo de ruído que descreve, oiço sim um cão que qd os donos estão fora não para de ladrar e qd os vizinhos se lembram de pôr musica alta.
    A moradia que estou em processo de aquisião é em banda, e o construtor além de me garantir que não se ouve os vizinhos, falou-me num qualquer isolamento feito de cortiça a separar as paredes duplas de ambas as casas, mas desconheço o nome e a sua eficácia em comparação aos restantes.
    Como a urbanização já começou há + de 3 anos penso que já haveria queixas, e eu já tive confirmação indirecta de um proprietário que não tem queixas relacionadas com ruído, mas vou estar mais atento agora.
    Em relação ao ruído, além de tudo o que se pode fazer a nivel de construção e isolamento, é preciso também muita sorte, pois mesmo numa moradia isolada podem bastar uns cães ao lado ou em frente para acabar com o sossego.

    Cumps, e boa sorte na resolução do problema que vou seguir com bastante interesse.
  13.  # 18

    Ola..como estão?

    Bem, em 2005 adquiri um andar-moradia, sendo um rés-de-chão, garagem e uma cave, tendo estas duas últimas sáidas directas para o terraço. Quando da compra do imóvel o construtor informou que o terraço era de uso exclusivo nosso, mas a algum tempo meu vizinho de cima através de um advogado requereu o uso comum deste espaço. Portanto, também procurei através de outro advogado verificar esta situação e segundo este, o terraço é mesmo de uso comum. Mas a questão é que ele não tem acesso directo para o mesmo, somente através das suas escadas que vão dar a rampa de acesso a garagem, ou seja, sem passar pela rampa (que esta sim é comum), ele não tem como acessar o terraço, porque desta maneira ele pode, por exemplo, lavar o carro ou fazer um churrasco em frente a minha porta de acesso ao terraço, assim como da minha garagem, tirando toda a minha privacidade, será que realmente ele pode usufruir deste espaço?

    Além disto, a outra questão em relação ao barulho causado por este vizinho, segundo o construtor, quando da entrada na câmara para o pedido de construção não era obrigatório o isolamento acústico, mas como disse acima, comprei a casa em 2005, ainda por terminar a construção.

    Existe algum tipo de material que possa ser utilizado para a diminuição do ruído causado por este? Já que as festas são constantes, e mesmo os barulhos normais do dia-a-dia incomodam realmente.

    Agradeço a atenção recebida.

    Obrigado
 
0.0191 seg. NEW