Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Pretendo construir um muro entre o meu terreno e a casa do vizinho. O terreno do vizinho é mais baixo que o meu 50 cm.
    Tenho as seguintes questões: (Zona de Gaia)

1. Preciso de alguma licença ou avisar a câmara para fazer o muro?
    2. Posso construir até que altura? 1.60m do meu lado do terreno? Ou 1.80m?

Desde já obrigada
  2.  # 2

Alguém que possa ajudar?
  3.  # 3

Tem que ler o regulamento municipal e procurar a altura de muros em zonas que não confrontem com a via pública
  4.  # 4

Colocado por: RicardoPortoTem que ler o regulamento municipal e procurar a altura de muros em zonas que não confrontem com a via pública

O que diz no site da gaiurb é até muros de vedação até 1.80m que não confinem com a via pública. A questão é mais relativa à cota do terreno. O meu é mais alto 50 cm. Mas o 1.80m conta a partir do meu lado, certo?
    • Sira
    • 23 julho 2020

# 5

Colocado por: CatiaRMas o 1.80m conta a partir do meu lado, certo?

Se for como aqui em Sintra, mede-se da cota mais baixa, ou seja, do lado do seu vizinho.
    • zed
    • 23 julho 2020

# 6

Também tenho essa dúvida. No meu bairro vejo casos mais extremos em que um terreno está praticamente à altura de um segundo andar do terreno ao lado.
  5.  # 7

Uns dizem-me que é do meu terreno, outros dizem que é da cota mais baixa... Eu já ando adiar a construção do muro há mais de meio ano. Tudo porque o vizinho não quer muro nenhum (para conseguir ver tudo o que se passa) e eu queria fazer tudo dentro dos parâmetros legais.
    • CatiaR
    • 23 julho 2020 editado

# 8

Colocado por: zedTambém tenho essa dúvida. No meu bairro vejo casos mais extremos em que um terreno está praticamente à altura de um segundo andar do terreno ao lado.

Por isso é que não percebo...
  6.  # 9

Mande um mail para a câmara a pedir esclarecimentos

Á partida é 1,80 no seu terreno pois vai fazer o muro no seu terreno e não no vizinho
  7.  # 10

Colocado por: RicardoPortoMande um mail para a câmara a pedir esclarecimentos

Á partida é 1,80 no seu terreno pois vai fazer o muro no seu terreno e não no vizinho

Já fui à junta e nem na junta me sabem informar...
  8.  # 11

Há alguém que tenha tido uma situação semelhante que possa ajudar?
    • zed
    • 23 julho 2020

# 12

Isso não é com a Junta, é com a Câmara.
  9.  # 13

Catia

tem de saber interpretar o regulamento municipal
    repare que em teoria geral os 1.8 seriam a partir da cota do seu terreno, mas não é assim tão linear, por vezes o regulamento tem de se jogar com a cota do terreno natural e conseguir um resultado em que o muro não exceda os dois metros seja qual for ao lado em que se está a medir.
    assim eu cá não me preocupava muito com isso e simplesmente construía o muro com altura a partir do seu lado com 1.50 m que é o que o código civil manda.
    Concordam com este comentário: CatiaR
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed, CatiaR
  10.  # 14

Colocado por: marco1Catia

tem de saber interpretar o regulamento municipal
    repare que em teoria geral os 1.8 seriam a partir da cota do seu terreno, mas não é assim tão linear, por vezes o regulamento tem de se jogar com a cota do terreno natural e conseguir um resultado em que o muro não exceda os dois metros seja qual for ao lado em que se está a medir.
    assim eu cá não me preocupava muito com isso e simplesmente construía o muro com altura a partir do seu lado com 1.50 m que é o que o código civil manda.
    Concordam com este comentário:CatiaR
    Estas pessoas agradeceram este comentário:zed,CatiaR

Marco1, muito obrigada!
    É isso mesmo que farei. Obrigada!
  11.  # 15

Interessante este tópico pois eu tenho as mesmas dúvidas... por questões de segurança e privacidade, quero construir os meus muros laterais com 2m de altura... detesto a ideia de ter 50cm, em que os vizinhos podem ver tudo o que se passa no meu lote e qualquer ladrão salta facilmente o muro... há limites na lei portuguesa para a altura máxima de um muro que não confronte a via pública? Posso ter os tais 2m de altura nos muros laterais?
  12.  # 16

só lendo o regulamento da sua camara.
    mas diria que á partida essa medida de 2 m e comumente adotada por várias camaras.
    tem tambem de ver se isso é um loteamento e estes por vezes tem regras diferentes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hesskhe
  13.  # 17

Colocado por: marco1só lendo o regulamento da sua camara.
    mas diria que á partida essa medida de 2 m e comumente adotada por várias camaras.
    tem tambem de ver se isso é um loteamento e estes por vezes tem regras diferentes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:hesskhe

A minha Câmara é Caldas da Rainha. Onde posso encontrar tal regulamento? Em que departamento da Câmara?
  14.  # 18

Porque nao constroem com 1.50m de Altura em Alvenaria ou Pedra e depois metem uma chapa de 1m de altura assim nunca tem problemas. Eu fiz assim.
    Isto muros de limite de propriedade com vizinhos nao com a via publica ai o máximo aqui e 1.20m
    Concordam com este comentário: ricat
  15.  # 19

no site da camara geralmente é onde diz urbanismo.

http://www.cm-caldas-rainha.pt/webcenter/ShowProperty?nodeId=%2Fucmserver%2FMCR034853%2F%2FidcPrimaryFile&revision=latestreleased
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hesskhe
  16.  # 20

Colocado por: p-47dPorque nao constroem com 1.50m de Altura em Alvenaria ou Pedra e depois metem uma chapa de 1m de altura assim nunca tem problemas. Eu fiz assim.
    Isto muros de limite de propriedade com vizinhos nao com a via publica ai o máximo aqui e 1.20m

Acho feio mas pode ser uma solução... 1.20m de altura não permite segurança nenhuma nem privacidade nenhuma... qualquer um salta facilmente um muro de 1.20m de altura...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Edfbrg

0.0187 seg. NEW