Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos!
    Já procurei sobre este tópico no grupo, mas sem sucesso.
    Moro num 5° andar, num prédio de 6.

Ao comprar a casa fiz algumas obras e coloquei um barbecue.
    A saída de fumo vai para a mesma conduta do exaustor. Pensei que ao ligar o mesmo poderia ajudar a puxar o ar para cima, mas até teve efeito contrário.

Já tentamos fazer a ligação direta, tubo de 150, mas o espaço de saída é limitado mesmo.

Já coloquei um motor de extração, mas a temperatura é muito elevada e queimou o mesmo (não consigo encontrar um motor ao resistente, pois esta seria a melhor opção). E com isto estou sem grandes soluções.

Alguém com o mesmo problema e alguma solução válida?
    Obrigado a todos
      96A13F73-3CA5-4233-81F6-F46AB49E72ED.jpeg
      2A25E30C-E9C8-4897-867E-1DB211F18811.jpeg
    • size
    • 24 julho 2020

# 2

Estará a fazer obras irregulares no prédio.
    As características de combustão dos barbecue não serão de molde em poder utilizar a corete do prédio. Muito menos a conduta do exaustor.
    Não estando a corete projectada para a saída desse tipo de combustão, poderá causar efeitos negativos nas condutas dos vizinhos

Solicitou autorização para essa inovação ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagocunha
  2.  # 3

Isso é inviável... Tal como já constatou.
    Invenções.

Um apartamento não é para ter esse tipo de coisas...
  3.  # 4

Tem de ter chaminé independente.
  4.  # 5

Quando derreter a corete ou os tubos por aí acima vou-me rir.. vai pagar obras nos apartamentos todos à pala !
    Concordam com este comentário: desofiapedro, casinhaDaAvo, antonylemos
  5.  # 6

Isto é que é o chamado "brincar com o fogo".
    Este problema não tenho, mas uma solução válida sim - desista. Compre um eletrico.
    Concordam com este comentário: Belhinho
  6.  # 7

Não sei se será por desconhecimento; mau-aconselhamento ou chico-espertice, mas está a correr um tremendo risco para comer uma febra...
    • hangas
    • 24 julho 2020 editado

# 8

Colocado por: Belhinhomas está a correr um tremendo risco para comer uma febra...

E a colocar o vizinho de cima em risco também, que nem as febras vai comer...

Colocado por: RicardoPortoQuando derreter a corete ou os tubos por aí acima vou-me rir.. vai pagar obras nos apartamentos todos à pala !

O que vale é que é só um.
    Tenho a impressão que se fosse num piso mais abaixo, a convenção era capaz até de puxar os gases por ali a cima, e já tinha acontecido.
    • Sira
    • 24 julho 2020

# 9

Com sorte até anda um esquentador ali por perto..
  7.  # 10

Obrigado por todos os comentários altamente construtivos...
    O vizinho do lado fez exatamente a mesma alteração aquando da compra do apartamento, funciona perfeitamente.
    Tenho autorização para o fazer, não é às escondidas!
    As corwtes são independentes, reparo apenas que a minha corete não é logo encostada à parede, mas sim afastada para o interior da casa.
  8.  # 11

Se acha que isso é correcto tem de arranjar um extractor de cobertura capaz de lidar com essas temperaturas:
    https://www.sodeca.pt/productos/tiracano-p132?cs=3&fil=50#prod

Tenha atenção se houver um incêndio é bem provável que o seguro não pegue..mesmo que não seja relacionado com isso.
    Como se costuma dizer, é brincar com o fogo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagocunha
  9.  # 12

motores de extração com capacidade para suportar temperaturas até 400ºC...
    Mas estas coisas, se correrem mal. depois os seguros não pagam...
    Concordam com este comentário: SS1128
    • size
    • 24 julho 2020

# 13

Colocado por: tiagocunha

Autorização de quem ?
    Do administrador ?
    Dos condóminos ? Em que percentagem ?
  10.  # 14

Colocado por: SS1128https://www.sodeca.pt/productos/tiracano-p132?cs=3&fil=50#prod

Esse não pode ser utilizado (só vai a´te aos 200ºC), se for também utilizado para efeitos de desenfumagem em caso de incêndio.
  11.  # 15

Colocado por: tiagocunhaObrigado por todos os comentários altamente construtivos...
    O vizinho do lado fez exatamente a mesma alteração aquando da compra do apartamento, funciona perfeitamente.
    As corwtes são independentes, reparo apenas que a minha corete não é logo encostada à parede, mas sim afastada para o interior da casa.

é isso... tanto voce como quem autorizou arriscam a responder criminalmente em caso de incendio. boa sorte e boas febras.
    • SS1128
    • 24 julho 2020 editado

# 16

Colocado por: Pedro Barradas
    Esse não pode ser utilizado (só vai a´te aos 200ºC), se for também utilizado para efeitos de desenfumagem em caso de incêndio.

Por acaso sugeri esse porque vi no catalogo a menção a churrasqueiras e afins, mas afinal o modelo teria outra designação. Se bem que esse até tem mais poder de extracção:
      chamine.png
  12.  # 17

Já agora, o sitio onde está a meter isso tem entrada de ar ? É se não tiver é mais que normal isso não fumar em condições..
  13.  # 18

Saem umas febras caras...

Um grill electrico, com pedra vulcanica não era muito mais simples, não incomodava ninguem, não sobrecarregava a laje da varanda, não ocupava um espaço monstro, é mais economico, aqueles belos grills com rodinhas e uma banca em madeira toda janota... até dá para fechar para não ganhar pó.

Evitava obras e chatices... mas quem sou eu...
    Concordam com este comentário: SS1128
  14.  # 19

Acho que o pensamento não chegou tão longe como o peso disso e a carga na varanda/laje onde está apoiado.
    Honestamente, até ter a ideia de meter uma igual em cima da tampa do poço também não tinha ideia que isso facilmente pesava 500Kg..
    Foi logo remédio santo. Vai levar com um a gás com pedras e tá a andar. Fica +/- ao mesmo preço e não me dá metade do trabalho.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  15.  # 20

Eu adicionava uma piscina e relva natural.
    Só para embelezar e dar bem estar.
    Concordam com este comentário: casinhaDaAvo

0.0169 seg. NEW