Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia Malta,

    Como é a primeira vez que estou a interagir num fórum aproveito desde já para pedir desculpa se estou a colocar a questão no sítio errado e agradecer a toda a gente que me possa ajudar nesta questão.

    Os desenhos que anexo a este tema fui eu próprio que os desenhei idealizando aquilo que gostaria que fosse a minha casa pra um futuro próximo, não sendo eu arquitecto não me responsabilizo por qualquer erro que os desenhos possam conter, é para terem noção daquilo que quero e se será possível construir uma casa nesses moldes, e claro agradecendo sempre as opiniões se acharem que deva mudar algo.

    A foto em 3D é retirada de uma página de publicidade arquitectónica e serve pra ilustrar o que tenho em mente como deverá ficar a casa.

    Terreno será em Esposende(Distrito de Braga) com uma área de 360m2.

    Casa com:
    -Cozinha e Sala de Estar/Jantar(50m2), tendo a Cozinha(15m2),
    -Quarto C/Suite(30m2) tendo o WC(7m2),
    -2º Quarto (12,5m2),
    -3º Quarto(12,5m2).

    Visto que é uma casa que contém bastante vidro, agradecia que me pudessem ajudar na minha questão. Excluindo o valor do terreno com 130.000€(Mais 10 menos 10) já com IVA incluído, eu consigo construir esta casa? É viável ? Se não for que tipo de alterações acham que poderia fazer pra o orçamento reduzir até aos valores pretendidos.

    Um bem haja a todos e mais uma vez agradeço a preciosa ajuda que me possam dar.
      C8A8828B-8FEB-4081-A764-FC45E598A39E.jpeg
      CF39C381-A911-47D0-AF97-337B5851B7C9.jpeg
      79E18CF0-D6AD-4CF6-8A7E-379D809EC404.jpeg
  2.  # 2

    Não. Meta mais 30k.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Resp10
  3.  # 3

    Se não for que tipo de alterações acham que poderia fazer pra o orçamento reduzir até aos valores pretendidos.


    Já agora também queria saber que alterações dão para fazer por 130 mil euros :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Resp10
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro BarradasNão. Meta mais 30k.
    acho que o projecto que viu nem com mais 60k lá chega.

    Colocado por: Resp10Se não for que tipo de alterações acham que poderia fazer pra o orçamento reduzir até aos valores pretendidos.
    fazer um projecto proprio para esse objectivo esquecendo estas casas de revista
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 5

    Colocado por: MarcoPJá agora também queria saber que alterações dão para fazer por 130 mil euros :)

    Reduzir envidraçados, fazer uma estrutura mais económica, sem consolas... reduzir perimetro exterior. optimizar o projecto para o budget, coisa que tem de ser estudada pelo arqutitecto, face tam´bem as condicionantes do terreno em causa.
    Concordam com este comentário: Ghelder, fredcunha, luisms
  6.  # 6

    a foto do projecto é uma grande treta...
    Num loteamento urbano, num lote minúsculo... ter uma suite com uma invasão de privacidade dessas!? vão sem qq tipo de proteção exterior... no caso em particular nem sequer o vão abre ;)... objectos conceptuais que me fazem muita confusão...

    ao menos arranje bons exemplos ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MarcoP
  7.  # 7

    A casa é de facto grande para um lote de apenas 360m2
  8.  # 8

    Colocado por: MarcoPA casa é de facto grande para um lote de apenas 360m2

    Esses lotes pequenos, normalmente permitem implantações que ocupam 30 a 50% da area do lote.. ou seja, sobra sempre pouca area, em particular se for para implantar isolada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Resp10
    • Resp10
    • 24 julho 2020 editado

     # 9

    Colocado por: Pedro Barradasa foto do projecto é uma grande treta...
    Num loteamento urbano, num lote minúsculo... ter uma suite com uma invasão de privacidade dessas!? vão sem qq tipo de proteção exterior... no caso em particular nem sequer o vão abre ;)... objectos conceptuais que me fazem muita confusão...

    ao menos arranje bons exemplos ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:MarcoP



    Boa Tarde caro Pedro Barradas, desde já agradecer o seu comentário e ter partilhado a sua opinião.

    O terreno não tem 360m2 mas sim 460m2.

    Apenas queria ter uma noção se 130/140k seria viável construir a mesma casa mas com mais m2, esta casa em questão que anexei em 3D é já uma casa pra ser construída também em Esposende mas com 160m2 área bruta e o valor a comprá-la está nos 160k, o que pensei que tendo já um terreno de 460m2 em que não está inserido em nenhum loteamento, é um terreno ao lado da casa dos meus pais, visto desta forma se me permite, reformo-lo a pergunta, “num terreno com 460m2 e fazendo alterações no “projecto” é possível construir a casa com 130/140k nestes moldes?”

    Atenção que não estou aqui pra ouvir aquilo que quero ouvir mas sim aquilo que é a realidade.
  9.  # 10

    Se contar com os 1000€/m2 de media de custo de construção por m2 de area bruta, faz.
    Mas isso tem de ser aferido durante a execução do projecto para a sua casa, no seu terreno.
    Estas minhas contas são falíveis em mais ou menos o valor do IVA. e tmbém me escapa alguma especificidade do custo de construção nessa zona em particular.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Resp10
  10.  # 11

    Colocado por: Resp10Excluindo o valor do terreno com 130.000€(Mais 10 menos 10) já com IVA incluído, eu consigo construir esta casa? É viável ?


    Olá.
    Não, de todo.
    A sua casa não poderá ser tão recortada ou com vãos tão grandes.
    Nesse valor, está a considerar os projectos, licenças, etc?
    Como conta com incluir o IVA, na verdade o seu orçamento pouco passa dos 100k.
    A área rondará os 100-120m2 úteis.
    O que não tem mal nenhum, tem é que definir bem as suas prioridades.

    Podia era ter tido mais sorte com a Câmara que lhe tocou. Haja saúde.
    Concordam com este comentário: NLuz
  11.  # 12

    Colocado por: Pedro BarradasSe contar com os 1000€/m2 de media de custo de construção por m2 de area bruta, faz.
    Mas isso tem de ser aferido durante a execução do projecto para a sua casa, no seu terreno.
    Estas minhas contas são falíveis em mais ou menos o valor do IVA. e tmbém me escapa alguma especificidade do custo de construção nessa zona em particular.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Resp10


    Falando em m2 e com os construtores que tive a oportunidade de tirar algumas dúvidas, o que me transpareceu ser o mais sério falou-me em 750€ m2 já com iva incluído (Chave na mão), tive também a experiência de construtores me darem valores de 600€m2 com iva incluído e também chave na mão, o que eu achei muito estranho.

    Atenção que quando falo nos valores por m2 nunca viram
    o “desenho” que eu coloquei aqui.
  12.  # 13

    Colocado por: Resp10Atenção que quando falo nos valores por m2 nunca viram
    o “desenho” que eu coloquei aqui.
    qq construtor que lhe dê um valor m2 sem ver sequer o projecto fuja.. fuja e não olhe para trás.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Resp10
  13.  # 14

    ...... é um terreno ao lado da casa dos meus pais, .....

    Boa Noite,

    Desculpe incomodar, gostaria de aproveitar esta conversa para Lhe perguntar se por acaso conhece alguém que venda um terreno para fazer uma moradia térrea na zona de Esposende, ou se sabe de alguém que esteja a construir moradiss nessa zona, nada de condóminos pois isso a meu ver é só para despesas e chatices.
    Obrigada
  14.  # 15

    Colocado por: americanauma moradia térrea na zona de Esposende


    Olá.
    Atrás de uma obra minha, estão umas quantas em construção, e noutro terreno ao lado, umas à venda ainda em projecto, mas não tenho o contacto, passe pela avenida da praia nas Marinhas, já quase ao chegar ao areal. Ficam num caminho secundário a sul dessa avenida.
    Mas essas não são térreas. Talvez os constructores lhe indiquem algo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vulpes
  15.  # 16

    Olá
    Como ficouneste projeto?
  16.  # 17

    Ficou em análise, até conseguir construir 150m2 úteis, com 130k€.

    Pode ser quando a bolha rebentar, aparentemente está quase, já consiga fazer por esses valores.

    Havia por aí o PedroeLara que no ano passado dizia que ia começar a construir este ano, porque os empreiteiros estavam todos de chapéu na mão a baixar preços, mas nunca mais cá apareceu a dar notícias.
    Concordam com este comentário: Pickaxe, Matisofi
  17.  # 18

    Colocado por: VarejoteFicou em análise, até conseguir construir 150m2 úteis, com 130k€.

    Pode ser quando a bolha rebentar, aparentemente está quase, já consiga fazer por esses valores.

    Havia por aí o PedroeLara que no ano passado dizia que ia começar a construir este ano, porque os empreiteiros estavam todos de chapéu na mão a baixar preços, mas nunca mais cá apareceu a dar notícias.
    ja ha mais disponibilidade dos empreiteiros para negociar, isso é um facto.
    Contudo milagres ainda não.
  18.  # 19

    Colocado por: DR1982ja ha mais disponibilidade dos empreiteiros para negociar, isso é um facto.
    Contudo milagres ainda não.


    150m2 úteis dará uns 170m2 brutos, fora projetos, licenciamentos e arranjos exteriores.
  19.  # 20

    Colocado por: Varejote

    150m2 úteis dará uns 170m2 brutos, fora projetos, licenciamentos e arranjos exteriores.
    como ja se disse muitas vezes, depende depende depende, o valor m2 serve se calhar para ter uma ideia do custo da coisa no dia em que se pensa em construir uma casa
 
0.0236 seg. NEW