Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.
    Conheço já há algum tempo este fantástico fórum, apenas como curioso em bricolage, no entanto só agora me deparo com uma situação na qual realmente preciso de ajuda.

    Pela segunda vez, e sempre por alturas do Verão, surgem em minha casa os seguintes insectos, que não consigo identificar. Disseram-me que seria uma espécie de bicho da madeira/térmite, por causa do chão em madeira, mas já pesquisei e não consigo identificar com exactidão, uma vez que pelo que vi, termites teriam uma cor diferente.

    Penso que membros da família possam já ter sido "picados/mordidos" por estes insectos, o que me deixa assustado pela segurança desta.

    Tendo associado estes insectos a formigas, uma vez que o tamanho e aspecto são algo similares, tenho colocado Biokill nas soleiras, principalmente as que dão para o pequeno jardim que temos, aparecendo algumas mortas nestes locais, mas continuam a aparecer por toda a casa.

    Alguém me pode ajudar a identificar estes "bichos", e mais importante ainda, como me poderei livrar deles de forma algo definitiva caso sejam realmente prejudiciais à saúde?

    Desde já o meu obrigado pela ajuda.
      43.jpg
      39.jpg
      211.jpg
    • zed
    • 25 julho 2020

     # 2

    Não têm asas?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: euetutueeuenos
  2.  # 3

    Boa tarde.

    Não têm, não. Já os encontrei de diversos tamanhos (isto é, aparentemente mais novos e mais maduros), mas nunca com asas.

    Obrigado.
    • zed
    • 26 julho 2020

     # 4

    Não é térmita, deve ser uma formiga qualquer. O que leva a crer que são xilófagos? Vê serradura ou ouve barulhos?

    Dentro de casa pode usar umas gotas de gel próprio nos sítios onde elas passam, ingrediente activo fipronil.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: euetutueeuenos
  3.  # 5

    Levei fotos do insecto a drogarias perto de casa para saber se alguém conhecia e tinha algum insecticida para estes. Alguém me disse que estariam relacionados com "bicho da madeira", e poderiam ter vindo em algum móvel contaminado.

    Mas obrigado e irei procurar esse gel.
  4.  # 6

    isso sao formigas
  5.  # 7

    A minha mãe tem disso em casa todos os anos (Amadora). Posso confirmar que mordem e dói.
  6.  # 8

    Colocado por: LMGuerreiroA minha mãe tem disso em casa todos os anos (Amadora). Posso confirmar que mordem e dói.


    Não temos a certeza, mas as mordidas que pensámos poder estar associadas a estes insectos, ficam umas borbulhas bastante vermelhas que duram cerca de uma semana, mas sente-se mais comichão do que dor na fase inicial.

    Obrigado.
  7.  # 9

    Boa noite, conseguiu resolver o seu problema? Estou exactamente com o mesmo problema, e tenho pavimento com tacos em madeira cheios de buracos e serradura. O que fez?

    Obrigado
  8.  # 10

    Colocado por: DGouveiae tenho pavimento com tacos em madeira cheios de buracos e serradura.
    xilofagos.. tem de lhe dar um tratamento adequado
  9.  # 11

    Colocado por: euetutueeuenos

    Não temos a certeza, mas as mordidas que pensámos poder estar associadas a estes insectos, ficam umas borbulhas bastante vermelhas que duram cerca de uma semana, mas sente-se mais comichão do que dor na fase inicial.

    Obrigado.


    isso é relativo o meu filho faz esses sintomas com todos os bichos que lhe mordem! os mosquitos é o pior! do que sabemos algumas pessoas são alérgicas a vários tipos de bichos!
  10.  # 12

    Boas.

    Esse insecto é um Sclerodermus domesticus , uma "vespinha parasitóide de caruncho".

    A minha moradia nos Açores também está impestada desse bicho. Mudei me o ano passado e em Junho comecei a ser ferrado por algo que assemelha a uma formiga.
    Tirei fotos e mandei para a Universidade dos Açores que identificaram sendo uma vespinha parasitóide de caruncho, mata o caruncho e coloca os ovos no caruncho.
    Contactei uma empresa de desinfestações e apesar de não conhecerem o bicharoco, recomendaram fazer tratamento de caruncho à madeira.

    Uma vez acordei com umas dores agoniantes nos joelhos, tava a dormir de lado, uma vespinha dessas ficou entalada entre os 2 joelhos, ferrou me mais de 20 vezes em alguns segundos.

    Eu sei que o soalho do sótão e o telhado tem caruncho, e vou mudar para o ano para matar a bicharada. Mas tb tenho piso de madeira no 1°piso, mas antes de saber que tenho este problema, coloquei chão flutuante por cima, por isso as vespinhas podem estar a vir de baixo...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DGouveia
  11.  # 13

    É isso mesmo, falei com a wilder e identificaram-me o bicho

    https://www.wilder.pt/especies/que-especie-e-esta-vespa-sclerodermus-domesticus-2/

    Estou a tentar fazer o tratamento da madeira mas duvido que assim la vá. Estou todo mordido e quem diz que isto não provoca dor, de certeza que está a ser picado por outro bicho. As borbulhas (babás enormes) que isto faz ficam parece pedra, rijas e inchadas. Na segunda já vou visitar outra casa que isto assim não é vida para ninguém..
  12.  # 14

    O que me indicaram é que a única solução é matar totalmente o bicho da madeira, sem comida vão embora…
  13.  # 15

    É isto…
      775F165C-0C4D-4E15-8A12-7685312E1D85.jpeg
  14.  # 16

    A ferrada dói imenso e depois deixa uma comichão doida durante uma semana. As "babas" são reações alérgicas às ferradas, eu não fico com essas babas, mas a minha namorada fica com umas enormes.
    Algumas são muito agressivas, sempre que tocava numa vespinha com 1 cotonete, ferrava várias vezes sem parar (parece ser mesmo uma vespa a ferrar).


    Para resolver de uma só vez, tem que se tratar toda a madeira com xilofene. Fiz um orçamento com uma empresa para desinfestar o caruncho (como dizes, se não há caruncho não há essas vespinhas), ficava por 3000€ (telhado e soalho do sótão)..como o telhado da minha moradia está no fim de vida, prefiro investir mais e substituir o telhado.
    O que tenho feito é usar biokill (da marca continente é mais forte e mais barato) com fartura. Este ano ainda não apareceram, mas ainda vamos em Agosto e podem aparecer até Outubro.

    Algo diz me que está peste já está espalhada pelo país inteiro, conheço mais uma pessoa nos Açores com o mesmo problema, e aí no continente, os relatos são cada vez mais comuns
 
0.0186 seg. NEW