Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    É pena não ter descoberto este forum há uns meses,de certeza que tinha aplicado alguns conselhos ao meu caso, que é o seguinte: tenho um projecto de construção aprovado na camara municipal que aguarda os projectos de especialidades por parte do arquitecto, trata-se duma moradia terrea com area coberta de 190mt2,com garagem incluida,de arquitectura mista,tipologia t2. No inicio de todo o processo,o arquitecto falou num custo para o trabalho dele,mas erro meu,não passamos isso para um contrato. Agora já fala em valores de 5000€ + IVA, no inicio não passava dos 3500€!!! As minhas perguntas são as seguintes:
    - agora,depois de ter lido muito neste forum,penso exigir o projecto de execução e caderno de encargos (que eu ignorava e que ele nunca falou nisso,calculo porquê!!)será que ainda me custará mais caro?e tem justificação para isso?
    - que tipo de serviços ainda virei a precisar do arquitecto durante e depois de finalizada a obra? queria assinar um contrato com ele mas quero deixar tudo bem descriminado para evitar supresas.
    Obrigado desde já pelos conselhos.
    cumprimentos.
  2.  # 2

    Caro Marco, O Arquitecto é obrigado deontologicamente a elaborar proposta de honorários escrita consigo.
    O arquitecto pode ser alvo de processo disciplinar na Ordem dos Arquitectos. É consigo, se deve ou não apresentar queixa...

    A ser verdade... porque razão passou dos 3500€ + IVA para os 5000€ + IVA?! Houve algum tipo de alterações exigida por si? REformulação completa do projecto por sua (cliente) iniciativa?

    Existe uma minuta tipo de contrato de prestação de serviços de Arquitectura AQUI.. pessoalmente não a utilizo considero-a complicada e pouco esclarecida quanto aos conteúdos técnicos a incluir...
  3.  # 3

    Caro Pedro Barradas,
    Obrigado pela minuta e pelos conselhos.
    Quanto as perguntas que faz, o porquê de ter alterado o preço ainda desconheço. quanto ao projecto,apos os primeiros desenhos,houve duas alteraçoes:
    - eu decidi alterar a disposiçao dos comodos por completo,modificando o interior da casa embora sem alterar paredes exteriores e as dimensoes da area coberta.
    - agora,no inicio do ano, antes de submeter o projecto a apreciação camararia,foi preciso alterar as dimensoes de alguns comodos,casa de banho e um quarto,para o projecto estar de acordo com as novas regras sobre a mobilidade reduzida. Aí,sim mudou-se a estrutura da casa.
    Não penso apresentar queixa,quero é tentar estar o mais possivel informado sobre as diferentes etapas que faltam do projecto e sabendo o que está incluido nestes honorarios,passar isso para um contrato.
    Cumprimentos.
  4.  # 4

    ... mas essas alterações deveriam ter sido consideradas no Projecto de Arquitectura, o DL foi promulgado com muita antecedência (2006) e as regras para as habitações cumprirem os parametros exigidos para a mobilidade condicionada, era sabido pelos técnicos esclarecidos, que entrava em vigor no 1º dia útil do ano de 2008...

    Os compartimentos já teriam de cumprir, antes de entrar na apreciação camarária (Esquecimento do Arquitecto?!)
  5.  # 5

    Reparo que refere que espera a entrega dos projectos de especialidades por parte do arquitecto.
    Não teria ele se enganado ou (referido???) que seriam 3500€ para a arquitectura e o resto serem as especialidades ??
    O que mais acontece é os arquitectos se esquecerem do custo dos projectos de especialidades que não pedem eles próprios realizar...
  6.  # 6

    ... As Especialidades são "coisas" que não se esquecem... "acho eu de Q"
  7.  # 7

    Ficaria surpreendido amigo Pedro
    Quantos clientes tenho eu a queixarem-se que o arquitecto não o avisou que havia mais coisas a tratar além da arquitectura.
  8.  # 8

    Infelizmente, acredito... caro Nuno.
  9.  # 9

    Plenamente de acordo.
    Estou a fazer direcção técnica de uma moradia que o meu cliente comprou com projecto aprovado. O projecto de arquitectura é bom, contudo alguém se esqueceu de confirmar as especialidade, isto é, na arquitectura aparece um vão com 2 pisos sem viga á altura do piso, embora na engenharia fosse considerada uma viga.
    Ao detectar a situação liguei ao Arq. que logicamente não quer ali a viga, muito simplesmente me liga o engenheiro a dizer para retirar a viga e meter + 2 ferrinhos.
    Pensava eu que já não se trabalhava assim, ainda mais a cobrar cerca de 6000€ por projecto.
  10.  # 10

    Colocado por: MarcovizBoa tarde,
    - que tipo de serviços ainda virei a precisar do arquitecto durante e depois de finalizada a obra? queria assinar um contrato com ele mas quero deixar tudo bem descriminado para evitar supresas.

    Irá necessitar certamente das telas finais. São os desenhos que necessita de entregar na câmara antes da vistoria e respectiva emissão de licença de utilização e que correspondem ao construido. Atenção que se existirem muitas alterações durante a obra, a câmara poderá exigir que entregue um projecto de alterações com as respectivas alterações às especialidades e só depois de este ter sido aprovado, a entrega das telas finais.
 
0.0090 seg. NEW