Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Estou em negociações para a compra de um terreno rústico. E tem um rendeiro a trabalhar o terreno. Poderá este senhor "entregar" o terreno ao filho e continuar a ser arrendado por este?
    Não sou agricultor, e de acordo com o que me disseram, este senhor agricultor teria sempre prioridade a mim, mesmo que eu fosse o proprietário. Alguém confirma?

    Com os melhores cumprimentos
  2.  # 2

    O filho é de quem? Do actual rendeiro? Do actual proprietário?
    Certifique-se que ao vender, foi feito um procedimento chamado "Direito de Preferência".
  3.  # 3

    Bom dia... Do atual rendeiro... Quanto ao direito de preferência, tenho prioridade por ser confinante, certo?
    O pior é que o solicitador disse que apesar de ter direito de preferência, dificilmente consiguirei tirar o rendeiro das terras por este viver da lavoura e eu não...
    Será mesmo verdade isso!?
    Muito obrigado pela resposta...
  4.  # 4

    O rendeiro, tem também direito de preferência na aquisição do terreno. te´r de ser informado da venda e do valor da mesma.
    O rendeiro, presumo que poderá denunciar o contrato de arrendamento (foi verbal?) no final da lavoura. Ou manter o contrato. Qual e´o seu problema? e o qu tem o fiho do rendeiro a ver com o rendeiro e o contrato. Se passar a utilização do solo por outra pessoa, seja filho ou não, o contrato de arrendamento inicial extingue-se automaticamente... ou não?

    Se já se consultou com um solicitador e não entendeu nada.. olhe mude para outros profissional da area do direito.. que assim não vale a pena. E ainda mais se o solicitador conhecer o actual rendeiro. pode estar a fazer panelinha ( quantos casos conheço assim)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Brian Feliciano
  5.  # 5

    O rendeiro tem direito de preferência caso nenhum dos vizinhos pretenda comprar! Eu como vizinho, tenho prioridade ao rendeiro! A questão é que em acórdãos anteriores, o tribunal permitiu a extensão do contrato de arrendamento apesar do proprietário não o desejar! E eu estava a pensar um pouco mais além sobre esta possibilidade! Se o contrato aquando da morte do rendeiro ou se o rendeiro pode entregar de herança/doar o terreno arrendado a algum familiar sem que o dono possa objetar?




    Colocado por: Pedro BarradasO rendeiro, tem também direito de preferência na aquisição do terreno. te´r de ser informado da venda e do valor da mesma.
    O rendeiro, presumo que poderá denunciar o contrato de arrendamento (foi verbal?) no final da lavoura. Ou manter o contrato. Qual e´o seu problema? e o qu tem o fiho do rendeiro a ver com o rendeiro e o contrato. Se passar a utilização do solo por outra pessoa, seja filho ou não, o contrato de arrendamento inicial extingue-se automaticamente... ou não?

    Se já se consultou com um solicitador e não entendeu nada.. olhe mude para outros profissional da area do direito.. que assim não vale a pena. E ainda mais se o solicitador conhecer o actual rendeiro. pode estar a fazer panelinha ( quantos casos conheço assim)
 
0.0113 seg. NEW