Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Picareta
    Não é bem assim, o perito que faz a certificação energética verifica se a ventilação prevista no pré certificado está aplicada.

    Verifica? Ou devia verificar?

    Na maioria dos pré-certificados diz apenas uma frase tipo "a ventilação é feita de forma natural garantindo 0.4 renovações horárias". Mas como? Por onde? (Quase) nunca especifica.
    Concordam com este comentário: Canos, M.....
  2.  # 22

    Colocado por: jfsmoreiraIsso é algo que tem que conversar com o seu projetista e com o seu instalador...
    Mas soluções existem muitas...


    ?????
  3.  # 23

    Tive um apartamento em que em todas as caixas de estore havia uma grelha de ventilaçao, e funcionava bem.

    Agora na moradia é abrir as janelas sempre que se pode e na cozinha foi feita uma saida para a exaustão dos gases do esquentador e que serve para a renovaçao do ar quando a casa esta fechada.
    • Canos
    • 28 julho 2020 editado

     # 24

    Colocado por: fredcunha
    Verifica? Ou devia verificar?

    Na maioria dos pré-certificados diz apenas uma frase tipo "a ventilação é feita de forma natural garantindo 0.4 renovações horárias". Mas como? Por onde? (Quase) nunca especifica.
    Concordam com este comentário:Canos,M.....


    fredcunha cuidado que daqui a nada vão dizer que todos os problemas da humidade que são relatados aqui no fórum e todas as manchas de humidade que vê-mos nos prédios que passamos na rua são mentira ;) e que no fundo as casas são bem ventiladas em Portugal!

    Tenho que ter cuidado com o que escrevo pois já fui suspenso, ontem, e a censura impera por estes lados!
    Concordam com este comentário: pedrocipri
  4.  # 25

    Colocado por: rjmpires
    Os buracos são a tubagem para ventilação


    Como assim buracos da tubagem para ventilação?
    Vou ver se consigo arranjar uma imagem do problema que pretendo relatar....
  5.  # 26

    Pelo que percebi tenho que começar a olhar para tecnologias como "Ventilação mecânica controlada (VMC)". Apenas estas? Depois terei que encontrar um gabinete de projectos que disponha de um projecto de ventilação e exaustão, que deverá ser elaborado por um engenheiro mecânico, em concordância com o projeto de Térmica. Que tipo de engenharia é responsável por este projecto de Térmica?

    Existem empresas que abraçam estas soluções como um todo, ou o melhor é contratar vários empresas (o problema, talvez, será eles comunicarem entre eles....)
  6.  # 27

    Colocado por: Canos

    Como assim buracos da tubagem para ventilação?
    Vou ver se consigo arranjar uma imagem do problema que pretendo relatar....

    Não lhe sei definir melhor "buraco"
    Basicamente é aquele negativo que está ali a meio da imagem.
    Concordam com este comentário: jorgealves
      Screenshot_20200728_115201_com.simplemobiletools.gallery_1.jpg
  7.  # 28

    E a saída é outro buraco, mas no teto
      Screenshot_20200728_115532_com.simplemobiletools.gallery_1.jpg
  8.  # 29

    Colocado por: rjmpires
    Não lhe sei definir melhor "buraco"
    Basicamente é aquele negativo que está ali a meio da imagem.
    Concordam com este comentário:jorgealves
      Screenshot_20200728_115201_com.simplemobiletools.gallery_1.jpg
    isso é de entrada livre? pode colocar obturadores autoregulados.
  9.  # 30

    Colocado por: CanosPelo que percebi tenho que começar a olhar para tecnologias como "Ventilação mecânica controlada (VMC)". Apenas estas? Depois terei que encontrar um gabinete de projectos que disponha de um projecto de ventilação e exaustão, que deverá ser elaborado por um engenheiro mecânico, em concordância com o projeto de Térmica. Que tipo de engenharia é responsável por este projecto de Térmica?

    Existem empresas que abraçam estas soluções como um todo, ou o melhor é contratar vários empresas (o problema, talvez, será eles comunicarem entre eles....)

    A Térmica pode ser feita por um engº civil ou por um engº mecânico, que até pode ser o mesmo que faz o projeto de ventilação.

    O gabinete de projeto de especialidades de engenharia deve ter todos os técnicos necessários ou pelo menos já ter parcerias/sub-contratados a quem recorrer. Não é necessário estar a contratar 2 gabinetes distintos, é sempre mais simples um gabinete tratar de tudo e responder directamente perante o cliente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Canos
  10.  # 31

    Colocado por: jorgealvesisso é de entrada livre? pode colocar obturadores autoregulados.

    Ainda não foi colocado, neste momento é só um tubo.
    Quando diz auto regulado precisa de energia nesse ponto certo? Por acaso foi uma falha em não deixar eletricidade nesses pontos, penso que o que irá ser colocado é uma grelha de passagem de ar, daquelas que ou está aberto ou fechado (manual)
  11.  # 32

    Colocado por: rjmpiresQuando diz auto regulado precisa de energia nesse ponto certo?
    não precisa de qualquer alimentação, é um obturador automático que funciona pela diferença de pressão.

    é importante pois se for de regulação manual acaba por estar sempre fechada e não fazer o efeito desejado.

    PS: a valvula auto-regulada custa perto dos 70€
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires
  12.  # 33

    Colocado por: jorgealvesnão precisa de qualquer alimentação, é um obturador automático que funciona pela diferença de pressão.

    é importante pois se for de regulação manual acaba por estar sempre fechada e não fazer o efeito desejado.

    PS: a valvula auto-regulada custa perto dos 70€
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rjmpires

    Parece interessante, podes meter o link de uma válvula dessas sff?

    Só me estão a aparecer sites automóveis 😛
  13.  # 34

  14.  # 35

    Colocado por: jorgealveshttps://www.anjos-ventilation.com/produits.aspx?famille=regulateurs-debits-reglables
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rjmpires

    Interessante, regulável de 50 a 250Pa.
    Isso seria para a saida ou entra? Ou para ambos?
  15.  # 36

    para a entrada ou para ambas se tiver no mesmo espaço entrada e saída.
  16.  # 37

    E na saida uma grelha normal correto?
  17.  # 38

    Aproveito que estamos a falar de válvulas e partilho esta questão "Onde posso arranjar uma coisas destas?" https://www.ebay.com/itm/CHARNWOOD-150G-Dust-Extraction-Plastic-Blast-Gate-150mm-6-Diameter/143255713771?ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT&_trksid=p2057872.m2749.l2649

    Em relação aos tubos à face da fachada ou paredes da casa, não estava a falar disso. Vou ver se arranjo uma fotografia.
  18.  # 39

    Em 3 wcs tenho entrada e saida, na sala/cozinha tenho 2 entradas e a chaminé do exaustor
  19.  # 40

    Colocado por: CanosOnde posso arranjar uma coisas destas?

    Para q efeito pretende isso?
 
0.0238 seg. NEW