Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite, preciso de isolar um sótão de uma casa antiga com vigamento de madeira e entra muito pó, frio/calor, e a minha duvida é se poderei colocar diretamente a lã de vidro ou outro isolamento diretamente nas telhas ou será melhor colocar umas placas osb entre os barrotes e depois aplicar a lã de vidro ou manta térmica depois.
    Obrigado.
  2.  # 2

    Coloque fotos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rmflora
  3.  # 3

    Ricardo Porto desde já agradeço. Fica as fotos em anexo. Obrigado
      IMG-20200803-WA0000.jpg
  4.  # 4

    Mais uma foto
  5.  # 5

    Mais uma foto
      IMG-20200803-WA0004.jpg
  6.  # 6

    Foto 3
      IMG-20200803-WA0002.jpg
  7.  # 7

    Foto4
      IMG-20200803-WA0001.jpg
  8.  # 8

    Se o telhado não mete agua e os ratos não entram... pode fazer o seguinte:
    aplique manta em la de rocha ou de vidro, pelo menos 100mm, sobre esse tabuado.
    aconselho:
    duas camadas cruzadas, uma com papel kraft ( voltado para baixo) com 60mm, e a segunda sem papel, com 60mm.
    se entender pode ainda aplicar uma tela transpirável de protecção sobre a lã.

    Isto é coisa barata, compatível com o sistema construtivo e muito simples de aplicar. Coisa para custar a menos de 15€/m2, mas mais importante irá notar um diferença de comportamento térmico brutal, em particular nas condições de inverno.
    E como é obvio com esta solução não ficará com o sotão "habitável".
    Mas pelo que vejo é muito baixo e o ideal para conforto térmico das zonas habitáveis, é como lhe indico.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rmflora
  9.  # 9

    Muito obrigado Pedro Barradas. Abraço
  10.  # 10

    Se a questão é pó eu pregava osb aos barrotes e aplicava roofmate 10cm pousado no chão
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rmflora
  11.  # 11

    Pedro boa noite, só mais uma questão, relativamente à lã de vidro com papel kraft, poderia ser a lã de vidro com alumínio? Sendo esta tem melhor isolamento para o frio e calor? Não tinha referido, mas a casa fica na zona de Seia, e de verão faz muito calor e inverno frio.
    Obrigado.
  12.  # 12

    Boa noite Ricardo Porto, a questão é o pó tb, mas principalmente o calor e o frio.
  13.  # 13

    Papel kraft... Meta lá como eu descrevi, os 120mm.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rmflora
  14.  # 14

    Obrigado Pedro
    •  
      RRoxx
    • 4 agosto 2020 editado

     # 15

    Pedro. por curiosidade, pos em rolo ou em painel? partindo do principio que não é um sotão visitavel.
  15.  # 16

    em rolo....
  16.  # 17

    Colocado por: RRoxxPedro. por curiosidade, pos em rolo ou em painel? partindo do principio que não é um sotão visitavel.

    Lembras-te-me que tenho de ir ver como está a coisa... passados 1 ano.
  17.  # 18

    Boa noite,
    Também ando nesta aventura de isolar um sótão (84m2) em betão e ando com dúvidas acerca da lã com papel + a tela de impermeabilização... Ja li por aqui uns posts mas falam em varias telas e não consegui perceber se ao usar a lã com papel vale a pena a tela e se sim qual a mais indicada, não está facil encontrar a ideal.

    Obrigada
  18.  # 19

    Colocado por: ana1991apBoa noite,
    Também ando nesta aventura de isolar um sótão (84m2) em betão e ando com dúvidas acerca da lã com papel + a tela de impermeabilização... Ja li por aqui uns posts mas falam em varias telas e não consegui perceber se ao usar a lã com papel vale a pena a tela e se sim qual a mais indicada, não está facil encontrar a ideal.

    Obrigada


    Eu fiz o isolamento do meu sotão com base em fotos e indicações do Pedro Barradas aqui no forum em alguns posts antigos.
    Exatamente como ele descreve.
    Um vizinho fez o mesmo procedimento, no entanto alterou um pouco o procedimento relativo ao BPV.

    Comprou BPV no Leroy e estendeu no chão. Comprou 2 ou 3 de 15m/2 .
    Depois aplicou la sem papel a rolo e aplicou fita.
    No fim aplicou um plástico fino de por cima.
    Aqui já tenho duvidas porque acho que não é transpirável.

    É um processo simples e qualquer um pode fazer.



    Colocado por: RicardoPortoSe a questão é pó eu pregava osb aos barrotes e aplicava roofmate 10cm pousado no chão


    Tambem ja vi ser feito com placas de xps ou eps de 60\80 pousadas no chão, sobre uma tela BPV com fita a rematar juntas.
    Do que observei parece-me uma solução mais limpa, no entanto não sei se mais ou menos eficaz do que a lã.
  19.  # 20

    Segundo me informaram aqui, o plástico é pior, porque vai perder a humidade e vai condensar na superfície do plástico. Isso vai acabar por ensopar a lã e depois ainda faz pior que não ter nada.
 
0.0200 seg. NEW