Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Fiz recentemente um afagamento e envernizamento de um chão de madeira de pinho antigo, com tábuas compridas, e passados apenas dois meses as juntas já estão todas a estalar e tenho inclusivamente pedaços da massa usada nas juntas a saltar inteiros.

    Sei que a madeira natural "trabalha" sempre mas não estava à espera de ter o chão assim tão rápido, nem tenho essa experiência nas casas em que vivi antes com chão de madeira natural, que foram várias.

    Vinha perguntar se é normal acontecer isto tão rapidamente e se alguém teve esta experiência e conhece alguma solução mais duradoura, porque se torna muito desconfortável e gera alguma instabilidade no chão.

    Muito obrigada!
      Chão 3.jpg
      Chão2.jpg
      chão1.jpg
  2.  # 2

    que tipo de casa é? pode nao ser apenas o soalho, mas sim a restante estrutura?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ccamposp
  3.  # 3

    Essas juntas parecem é "gordas" demais para ter sido usado betume :/
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ccamposp
  4.  # 4

    Vou mandar o meu palpite de carpinteira de garagem...

    Quase que aposto que o betume foi dado de uma vez só. E as juntas parecem-se ser largas demais para isso. O betume acabou por secar e "creckou".

    Ou então a madeira estava com nível de humidade algo elevado (a madeira em si é antiga e estável, no entanto a humidade pode vir debaixo) e quando secou com o tempo quente que se fez sentir "creckou".

    Para mim ou é uma, ou outra...

    (Esse betume tá com tão mau aspecto que parece que foi aplicado com uma colher de café e que nem foi afagado/envernizado depois)...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ccamposp
  5.  # 5

    é meter flutuante por cima :)
  6.  # 6

    Colocado por: fernandoFerreiraé meter flutuante por cima :)

    e depois vai ter outras patologias ainda pior :D
  7.  # 7

    Isso é trabalho á sapateiro... então "reparam" um buraco desses com betume... quantos orçamentos pediu e qual foi o critério de escolha?
  8.  # 8

    Colocado por: TyrandePara mim ou é uma, ou outra...

    Ou, e também, a laje flecte tanto que acaba por fendilhar qq tipo de rejuntamento não felxivel que lá ponham... e haverá à partida um problema do âmbito estrutural.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ccamposp
  9.  # 9

    Colocado por: Pedro Barradas
    Ou, e também, a laje flecte tanto que acaba por fendilhar qq tipo de rejuntamento não felxivel que lá ponham... e haverá à partida um problema do âmbito estrutural.


    Não diga isso assim que o homem tem um AVC .. ;)
  10.  # 10

    pode haver o problema estrutural, mas ser do tipo não catastrófico/ eminente ;) apoios das madres podres, sub-dimensionamento face a sobrecarga actual, diminuição da secção resistente devido a fungos/ caruncho, xilofagos... alterações introduzidas na fração inferior ( remoção de paredes, etc...)
  11.  # 11

    Eu continuo a nao querer acreditar que repararam aquilo com betume.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ccamposp
  12.  # 12

    .. parece-me massa de vidraceiro ;)
    Concordam com este comentário: Nelhas, Tyrande
    •  
      RRoxx
    • 6 agosto 2020 editado

     # 13

    Colocado por: NelhasEu continuo a nao querer acreditar que repararam aquilo com betume.


    Se o Do pagou 5€/m2 para o trabalho secalhar com betume até está muito bom. Há-de ter havido um crit€rio d€ €scolha.
    • Nelhas
    • 6 agosto 2020 editado

     # 14

    Colocado por: RRoxxSe o Do pagou 5€/m2 para o trabalho secalhar com betume até está muito bom. Há-de ter havido um crit€rio d€ €scolha.


    Eu com a minha habilidade de bricoleiro e uma peça maciça do Leroy da esquina , meio frasco de verniz a cor, e material de corte, fazia aquilo 10x melhor.

    Acho inadmissível cobrar dinheiro por um trabalho com acabamentos desses.
    •  
      RRoxx
    • 6 agosto 2020 editado

     # 15

    eu tambem acho inadmissivel have rinstalações eléctricas todas com fio de 1,5 de cor preta mas que as há, há. (casa de uns amigos meus em moscavide). (o forno e a placa felizmente tem circuitos dedicados com cabo)
  13.  # 16

    Colocado por: RRoxxu tambem acho inadmissivel have rinstalações eléctricastodascom fio de 1,5 de cor preta mas que as há, há.


    Com quantos anos?
  14.  # 17

    Se fosse opção minha provavelmente nem as juntas fechava e se o fizesse seria de outra forma garantidamente. Esse género de betumagem não pode ser aplicada em juntas superiores a 3mm.



    Eu gosto muito destes tópicos...
  15.  # 18

    remodelada ha uns 3 anos, para aluguer, já se sabe o que isto significa...
  16.  # 19

    Colocado por: antonylemosque tipo de casa é? pode nao ser apenas o soalho, mas sim a restante estrutura?
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ccamposp



    Colocado por: Pedro Barradaspode haver o problema estrutural, mas ser do tipo não catastrófico/ eminente ;) apoios das madres podres, sub-dimensionamento face a sobrecarga actual, diminuição da secção resistente devido a fungos/ caruncho, xilofagos... alterações introduzidas na fração inferior ( remoção de paredes, etc...)


    Muito obrigada a todos.

    É um casa num prédio da primeira metade dos anos 1900, e as madeiras estão assentes em vigas e têm uma caixa de ar grande. Algumas das tábuas flectem quando se pisa (são tábuas muito compridas) mas isto acontece também onde não sinto as tábuas a ceder.


    Colocado por: TyrandeVou mandar o meu palpite de carpinteira de garagem...

    Quase que aposto que o betume foi dado de uma vez só. E as juntas parecem-se ser largas demais para isso. O betume acabou por secar e "creckou".

    Ou então a madeira estava com nível de humidade algo elevado (a madeira em si é antiga e estável, no entanto a humidade pode vir debaixo) e quando secou com o tempo quente que se fez sentir "creckou".

    Para mim ou é uma, ou outra...

    (Esse betume tá com tão mau aspecto que parece que foi aplicado com uma colher de café e que nem foi afagado/envernizado depois)...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ccamposp


    É possível que tenha sido a primeira que indica, há sítios onde o betume está a saltar aos pedaços grandes e vê-se que por baixo de uma camada superficial está oco, não está preenchido com betume.

    Colocado por: RRoxxIsso é trabalho á sapateiro... então "reparam" um buraco desses com betume... quantos orçamentos pediu e qual foi o critério de escolha?


    Na verdade isto foi o segundo trabalho feito neste chão depois de o empreiteiro que me fez a obra no apartamento ter feito muito pior (o chão manchado de verniz e áreas mais claras da lixagem pouco uniforme, com riscos da lixadora, enfim) - não tenho tido sorte com este chão, apesar dos cuidados que pedi por ser uma das coisas que mais gosto na casa. Pedi três orçamentos e eram todos muito semelhantes, quer no preço (que não foram EUR 5 m2, mas na casa dos EUR 20), quer no que propunham fazer, quando uma pessoa não tem muita informação não é fácil escolher e não consigo ver durante os trabalhos se estão a fazer bem ou não.



    Colocado por: NelhasEu continuo a nao querer acreditar que repararam aquilo com betume.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ccamposp




    Colocado por: Joao DiasSe fosse opção minha provavelmente nem as juntas fechava e se o fizesse seria de outra forma garantidamente. Esse género de betumagem não pode ser aplicada em juntas superiores a 3mm.



    Eu gosto muito destes tópicos...


    E a alternativa ao betume qual poderia ser? Nem sabia que era possível deixar juntas abertas, mas talvez fosse uma boa opção para aqui, as tábuas são muito compridas (2 e 3 m) e acabam por ceder um bocado.
  17.  # 20

    Colocado por: ccamposp
    E a alternativa ao betume qual poderia ser? Nem sabia que era possível deixar juntas abertas, mas talvez fosse uma boa opção para aqui, as tábuas são muito compridas (2 e 3 m) e acabam por ceder um bocado.

    É mais fácil ver...
    https://www.facebook.com/finooficiosoalhos

    Vá até ao dia 07 Janeiro deste ano e acompanhe o antes e o depois
 
0.0226 seg. NEW