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  1.  # 1

    Ora boas,
    Vou aproveitar que vou estar por casa nos próximos 2 meses (licença de paternidade e férias) para começar a levantar o muro que divide o meu terreno do outro do lado.

    O muro não confina com a via pública e não é de suporte de terras (ambos os terrenos têm a mesma cota), pelo não necessita de licenciamento.

    Agora o problema, o muro terá 31 metros de comprimento e 1 metro de altura, para poupar uns trocos quero levanta-lo eu e depois mando só dar os acabamentos.

    Estou com dúvidas é no que respeita ao dimensionamento das fundações..

    O muro será feito em tijolo de 15 e estou a considerar pilares de 15x15 (4x8mm + estribos de 6mm) de 4 em 4 metros, com sapatas de 60x60x40.
    A ligar os vários pilares seria um viga de 15x15 (4x10 + estribos de 6mm).

    Por cima levará uma viga com 10x15 a conectar os vários pilares e a travar o tijolo.

    O solo é areia até aos 9m (fizemos um furo esta semana e dá areia branquinha dos 3 aos 9 metros) e depois argila.

    Estou à nora com isto porque não sei se é exagerado ou se é curto.
    É que do outro lado tenho um muro que é tipo torre de Pisa..(mas deve ter mais inclinação). Para além de pouparem no ferro (tem "pilares" em tijolo e vigas nem velas) é feito de tijolo de 9 e tem um declive do meu terreno para o do vizinho aí de 50/60cm.

    Infelizmente o muro é dos dois e claramente o velhote não tem interesse nem disponibilidade económica para fazer outro muro a meias comigo. Ainda estive para fazer um por dentro, mas acho que mal abrisse as valas para as fundações o outro caía e dava cabo das videiras do homem..portanto para já está assim.

    Claramente não quero a mesma situação num muro novo xD

    As únicas cargas que ele irá suportar será o próprio peso, o vento (nesta altura de nortada bate em cheio nele) e eventualmente um gradeamento se alguém comprar o terreno ao meu tio.

    Desde já agradeço a quem puder dar uma ajudinha :)
  2.  # 2

    meta blocos de cimento 15... fica muito melhor.
    Faça um cabouco completo com pedrasde rachão e cimento... depois o lintel de fundação...
    Aqui tenho um muro em tijolo de 11, sobre areia( eram dunas)... com mais de 40m de comprimento, não levou pilares.. somente nos cantos e um lintel de coroamento.. tem cerca de 1.20m de altura e nunca fissurou... o que diz o mestre?
    •  
      nunos7
    • 5 agosto 2020 editado

     # 3

    Acho q o Pedro já disse tudo.
    * blocos de 15
    * na primeira fiada colocar um lintel de fundação
    * na ultima fiada colocar um lintel de fundação

    Eu fazia uns pilares de 3 em 3 metros... e colocava umas verguinhas de 10mm nos linteis a unir com os pilares.
  3.  # 4

    Colocado por: Anonimo1210Blocos de lintel isso é só gastar dinheiro mal gasto.

    É a tua opinião...

    Como fazes o anel superior? cofragem em madeira?
  4.  # 5

    E então achas q o lintel é dinheiro mal gasto?
    É o user q vai fazer o muro, para fazer esse anel tem q comprar madeira, tem q comprar serra-juntas ou outro tipo de material para apertar a madeira, o tempo gasto a cofrar, etc, etc...

    Da última vez q comprei madeira de cofrar (tábuas de pinho serradas), acho q foi a 180€ o m3... não sei como está agora...
  5.  # 6

    Colocado por: Anonimo1210mas muito melhor como digo, ai isso fica.

    Porque fica muito melhor?
    • SS1128
    • 23 outubro 2020 editado

     # 7

    Colocado por: Pedro Barradasmeta blocos de cimento 15... fica muito melhor.
    Faça um cabouco completo com pedrasde rachão e cimento... depois o lintel de fundação...
    Aqui tenho um muro em tijolo de 11, sobre areia( eram dunas)... com mais de 40m de comprimento, não levou pilares.. somente nos cantos e um lintel de coroamento.. tem cerca de 1.20m de altura e nunca fissurou... o que diz o mestre?


    Muito obrigado a todos pelas respostas.
    Isto tem andado em águas de bacalhau porque tive outros projectos (pisos) para fazer antes das chuvas.
    Entretanto falei com o empreiteiro e ficou de me dar um orçamento à uns 2 meses (ahah). O homem anda com muito trabalho e anda difícil de apanhar (tenho aqui obra para pagar e nem isso consigo -_-).

    Eu falou-me que na nossa zona normalmente faz com pilares a cada 3/3.5m, por isso ainda gosta mais de carregar no betão que eu..
    Em principio vou ser eu a fazê-lo durante o Inverno (há que arranjar entretém) e estou a considerar os intervalos de 4 metros, mas ainda não defini isso ao certo.

    A dúvida que tenho agora é o posicionamento da viga de fundação, isto é, ela deve sair de dentro da sapata (ligando todas) ou por cima (imagens em anexo)?

    Isso é muito importante (para mim :p) porque vai determinar a que profundidade ficam as sapatas e consequentemente quanto tenho de escavar (quanto menos, melhor..é uma "one man team" e o físico tem de aguentar-se..)

    Desde já agradeço qualquer input que possam dar :)
      sapata 2.png
      sapata 1.png
  6.  # 8

    Nenhuma alma caridosa ? :(
  7.  # 9

    e o engenheiro de estruturas, não diz nada?

    penso que um muro devia era levar uma fundação continua 40 cm X 40 e depois o tijolo a arrancar por cima e pronto.
  8.  # 10

    Neste caso a equipa técnica é mal remunerada :p

    Como é um muro de divisória e ainda por cima é baixinho, não tenho engenheiro de estruturas...o orçamento é curto e como só tem de se segurar em pé direito e não cair com o vento..os requisitos são baixos o suficiente para eu arriscar :p

    Quando fizer o do outro lado ai sim terá de ter um engenheiro a dimensionar a coisa corretamente porque já é de suporte de terras (tem um desnível de 80cm +/-) e aí eu já não arrisco..

    A "sapata continua" de 40x40 gasta muito betão (~5m3) :(
    Eu andei a ver uns vídeos brasileiros (dado que se aplica a mesma restrição..orçamento) mas uns fazem de uma maneira, outros de outra e um individuo fica à nora..
  9.  # 11

    Colocado por: SS1128Eu andei a ver uns vídeos brasileiros

    sim, isso é o ideal!!!


    Se não aceita o que dizemos. faça como quer.
    •  
      nunos7
    • 27 outubro 2020 editado

     # 12

    Colocado por: nunos7Acho q o Pedro já disse tudo.
    * blocos de 15
    * na primeira fiada colocar um lintel de fundação
    * na ultima fiada colocar um lintel de fundação

    Eu fazia uns pilares de 3 em 3 metros... e colocava umas verguinhas de 10mm nos linteis a unir com os pilares.


    Qual o problema nesta solução q foi apresentada?
    Pode colocar os pilares de 4 em 4... tb não é por aí!
  10.  # 13

    Nenhum :)

    A ideia é mesmo essa, á dúvida é só relativamente à posição do lintel de fundação, isto é, se o mesmo deverá ser feito "por cima" da sapata ou "dentro" (conforme pus na imagem do cad).

    De resto vai ser tal e qual conforme sugeriram:
    -> cabouço aberto em todo o comprimento (falta ver a que profundidade, porque o terreno é a subir), com rachão e cimento;
    -> sapatas 60x60x40 a cada 4m (é um pouco menos para o espaçamento ficar igual);
    -> lintel de fundação feito com o "bloco lintel" (poupo na cofragem..);
    -> parede em bloco de 15
    -> pilares com as dimensões do "bloco pilar" (para poupar na cofragem);
    -> lintel de coroamento feito com o "bloco lintel";

    A dúvida é só mesmo a que mencionei acima :)
  11.  # 14

    SS

    acho que está a ver mal a questão

    então acha preferivel fazer um lintel ou melhor uma viga segundo o seu desenho do que fazer uma sapata simples corrida e depois ficar logo com base para meter o tijolo e pilares ??

    alias nem precisa de sapata corrida a solução do Pedro de caboulo corrido com um lintel corrido por cima resolve isso, é que segundo o que diz é um muro baixinho.

    portanto deixe-se disso de viga de fundação ( que é o que tem ai ) seja em baixo ou em cima a unir sapatas, não se justifica.
    •  
      nunos7
    • 27 outubro 2020 editado

     # 15

    Desculpa SS1128 mas não entendo a tua dúvida, eu fazia o cabouço colocava massa (pode misturar com brita para a base), e em cima começava a assentar a primeira fiada, q seria os blocos lintel's, como disse em cima, eu passava uma ou duas verguinhas de ferro 10, dentro e passava pelo meio dos pilares (a armação dos pilares já devem estar no sitio) em todo o comprimento do muro, o bloco lintel é cheio de massa (tb com brita), e a 2ª e demais fiadas de blocos são assentes normalmente.

    Os blocos q ficam encostados aos pilares, podem ser cortados de modo a massa se entranhar para dentro do bloco e prevenir possíveis rachadelas nessa zona. Não utilize serra-juntas para apertar a cofragem dos pilares nos blocos, s enão tiver "castanhas", utilize uns barões M6 e porcas, faz o mesmo efeito e fica outra coisa...

    Edit: na ultima fiada coloca tb bloco lintel exatamente igual a como fez na 1ª fiada.
  12.  # 16

    Colocado por: nunos7barões M6

    Varão roscado... sorry!
  13.  # 17

    Ressuscitando isto, pedi um orçamento a um outro empreiteiro que andava a fazer aqui umas obras e falou-me em 25€ o m2, em bloco de 15, com pilares de 4 em 4, 2as fiadas enterradas e uma base em cimento, com uma cinta em cima.

    Isto vale alguma coisa? O empreiteiro com quem costumo trabalhar (e anda cá agora), ainda não me deu o orçamento, e quando lhe falei no que o outro me disse a resposta dele foi: "Manda fazer que poupas dinheiro"...já insisti com ele, mas diz-me que não sabe como o outro faz esse preço, mas também não me dá o dele -_-

    Já vi obras do outro, mas achei tão barato, ainda por cima em bloco, que fiquei de pé atrás...

    E acho 2as fiadas enterradas muito pouco..mesmo sendo baixinho o muro..

    Opiniões?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RaphaelRico-const.
  14.  # 18

    O que é isso de duas fiadas enterradas?
  15.  # 19

    Duas fiadas de bloco (40cm) abaixo no nível do solo + a base de cimento (imagino que tudo ronde os 50cm de profundidade
  16.  # 20

    Colocado por: SS1128Duas fiadas de bloco (40cm) abaixo no nível do solo

    ISSO É PARA QUÊ
 
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