Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: Pedro Barradas
    ISSO É PARA QUÊ
    para as raposas nao furarem por baixo da vedação
  2.  # 2

Colocado por: antonylemospara as raposas nao furarem por baixo da vedação

LOLOLOL...
  3.  # 3

Pelo que vejo aqui toda a gente enterra bastante a base dos muros, deve ser para ajudar a segurar xD
  4.  # 4

Deve ser para ajudar a chupar agua para o muro....
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  5.  # 5

Então é suposto ficar só apoiado na areia?
    Isso assim não inclina com facilidade?

O meu muro da rua (antigo) tem pelo menos uns 80cm enterrado e está direito xD

Ainda fui dar uma espreitadela ao projeto da casa dos meus pais (que também tinha o muro e é era num terreno a 100m daqui) mas não tem dados nenhuns tirando a altura que era suposto ter.
  6.  # 6

Colocado por: SS1128Então é suposto ficar só apoiado na areia?
    Isso assim não inclina com facilidade

Mas leu o que eu escrevi?! Como deve fazer? Logo no inicio.
  7.  # 7

Faz uma fundação. Essa é que é suposto estar enterrada. O pano de muro é para estar acima do solo.

Caramba, é só idiotas por aí....
  8.  # 8

Pelo que tou a ver sim..mas já compreendi.
    O que ele quer fazer é meter umas pedras em baixo, umas verguinhas, uma alturinha de betão e siga bloco..

O que deve ser feito é trazer o betão até à superfície e depois levantar bloco.

Como nas imagens em anexo.

Agora a pergunta mais importante, que dimensões deve ter essa parte enterrada? (Fica com melhor fundação o muro que a casa).

Vi uns americanos a dizer que a largura deve ser duas do bloco (neste caso, 30cm), na altura já vi uns a fazer a 30cm outros a mais ..

Será que 30 de largo e 40 de fundo, com umas secções mais largas nos pilares, chega para ele não querer virar torre de pizza?

Eu sei que provavelmente deveria pagar a alguém para indicar isso, mas o único eng. conheço aqui na zona, não tenho confiança no trabalho dele.
  9.  # 9

Não é preciso exagerar. acho que está a pensar demasiado... um simples muro de blocos que não precisa de grande ciência aplicada. Em Pt não temos frost line.
    Se meter 30x40, não precisa de alargar nada. Mas vocÊ não lê o que as pessoas escreveram!? Epá não invente a roda..
  10.  # 10

Isso do frost line estava na imagem, mas não era para considerar xD
    Um gajo complica a coisa, porque só vejo muros assim / aqui na zona..e se ele me inclina fica uma bela ****, porque remata no muro da rua e no anexo do jardim, ao lado de onde vai estar a piscina, meaning, é logo para onde se vai olhar eheh
  11.  # 11

Colocado por: SS1128.e se ele me inclina fica uma bela ****

um muro para inclinar, se não suportar terras, tem que ficar mesmo mal feito.

uma viga de fundação, pilares espaçados e blocos para cima.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  12.  # 12

Aqui é muito raro o muro que não está meio inclinado..
    Já fiz as contas e como não fica muito fora, vai levar a tal base 30x40 em betão, pilares a cada ~3.5m e uma cinta pequena em cima.

Na base estou a considerar 6 barras de 8mm (3 de cada lado), num estribo 20x30 (para dar bom recobrimento, dado estar enterrado). Espaçamento entre estribos de 30cm, será que chega?

Sempre fica melhor q com o bloco enterrado, eheh

Obrigado :D
  13.  # 13

4 ferros de 8 e estribos de 6 e tá a andar.... recobrimento minimo de 40mm. não exagere que não vai ganahr nada co o assunto.
    Nunca se enterra blocos.
  14.  # 14

Estribos a 20cm e betão de central

E flintcoat e tela nessa fundação
  15.  # 15

Colocado por: RicardoPortoEstribos a 20cm e betão de central

E flintcoat e tela nessa fundação

Isso é o chamado muro de luxo.. nem as fundações de muita casa tem isso ;)
    Concordam com este comentário: zinna
  16.  # 16

Colocado por: Pedro Barradas4 ferros de 8 e estribos de 6 e tá a andar.... recobrimento minimo de 40mm. não exagere que não vai ganahr nada co o assunto.
    Nunca se enterra blocos.

será Pedro? então a fundação tem que sair sempre acima do solo ?
  17.  # 17

Colocado por: marco1então a fundação tem que sair sempre acima do solo ?
    Não sei, aqui ele que veja. se faz diferença. ou se a massa de assentamento da primeira fiada sobreleva-se um pouco sobre a fundação... Não sei se vai levar algum pavimento ao lado do muro ou não, não sabemos nada...
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
  18.  # 18

Do meu lado vai levar 30cms de seixo branco e do outro lado está a monte..
      1615389148214.jpg
  19.  # 19

E a terra a monte vai ter que altura? Vai rebocar o muro pelos 2 lados? Fica enterrado? Leva telas pelo vizinho? Fica em bloco cru?
  20.  # 20

A terra a monte tem a mesma altura (essa rede só está ai à um ano e pouco, antes não tinha nada a dividir), vai ser rebocado e pintado dos 2 lados (apesar de parecer, não está a ser feito bem na extrema, mas um pouco a dentro, por isso também o vou pintar para proteger qq coisa).

0.0215 seg. NEW