Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos

    Queria só fazer 2 perguntinhas.Como vou começar a construir...

    1ªainda não levantei a licença para começar a construir(mas estou prestes a fazê-lo), apesar disso... o construtor pode começar já com o trabalho de terraplanagem ?

    2ª entretanto queria alterar algumas coisas no projecto nomeadamente:
    - derrubar uma parede interior para a sala ficar maior
    -transformar uma janela em porta e uma porta em janela
    -acrescentar um telheiro (feito unicamente com vigas...sem telhado) onde vou abrir essa porta nova
    -mudar a lareira de sitio


    Estas alterações implicarão novo projecto ? Eu acho que não (mas tenho duvidas) pois não altera a estrutura da casa ou seja não tira àrea nem acrescenta...e nem altera a estrutura exterior...(à excepçao do novo telheiro... mas como não vai ter telha)

    obrigado (mais uma vez)
  2.  # 2

    Legalmente só pode começar quando tiver afixado na obra o placar com a licença de construção.

    Em relação a essas alterações como não vai alterar áreas de implantação e de construção, pode começar com a obra apos ter a licença e a qualquer momento apresentar essas alterações na camara.

    o "telheiro" a que se refere é uma pérgola e á partida a camara não poe objeção nenhuma á sua construção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ringalinho
  3.  # 3

    Essas alterações devem contudo ficar registadas no livro de obra pelo DT bem como a autorização do autor do projecto para que as mesmas sejam feitas.
  4.  # 4

    Boa Noite a todos!

    Tenho passado muitas das minhas noites a ler tópicos do vosso fórum e realmente têm-me ajudado imenso. Mas estou com uma dúvida (e certamente não devia colocá-la neste tópico, mas coaduna-se), cá vai:

    Eu e o meu namorado, um casal jovem, na casa dos 25, estamos à procura de um canto para viver.Como primeira hipótese, tínhamos sonhado construir, mas não temos um pé de meia muito abonado e julgamos que em termos de empréstimos isso parece muito complicado. Pensámos então em comprar um apartamento recorrendo a empréstimo bancário e começar a juntar um dinheirinho para um terreno para construção e aí é que me surgem dúvidas. Ao estar a pagar crédito para a habitação (referente ao apartamento) e ao pedir empréstimo para a construção, vou ficar a pagar dois empréstimos? Já li aqui casos de hipotecas, mas de pessoas que já tinham o apartamento pago (o que n vai ser o meu caso, temos salários até minimamente aceitáveis, mas sem pé de meia e ao preço que estão os apartamentos na nossa zona, impossível). E no caso de poder fazer a hipoteca, como é que se processaria então o empréstimo para a construção e em que pé ficaria o meu anterior crédito para a habitação?

    Desculpem se a pergunta parece absurda, mas é tanta burocracia que chego a não perceber nada ou muito pouco acerca de empréstimos, conseguem dar-me uma opinião?

    Muito obrigada!
  5.  # 5

    Colocado por: Dekinhajuntar um dinheirinho para um terreno para construção

    Colocado por: Dekinhaao pedir empréstimo para a construção, vou ficar a pagar dois empréstimos

    Não chego a perceber a pergunta, mas

    hipotese um) empréstimo para terrenos - até 2008 os bancos não emprestavam dinheiro para terrenos (sei porque pedi), de momento não sei mas é facil saber;
    hipotese dois) emprestimo para a construção tendo voçês comprado o terreno a pronto - Estamos no mesmo barco (assim como 90% dos tugas que trocam de casa), dois empréstimos à habitação ao mesmo tempo durante uns meses. Os banco propoem-vos que só paguem juros, ou aumentam o prazo do empréstimo que vai terminar.

    Nos empréstimos à construção, o banco só desbloqueia os ultimos 10% aquando da emissão da licença de habitabilidade e só nesse momento é efectuada a escritura da vivenda (em vosso nome) e da hipoteca da vivenda a favor do banco.

    No meu caso comprei o apartamento, e agora que vou construiu, decidi optar por alugar (já que o spread desse empréstimo é muito favorável), e ficar com ambos os patrimónios. Fazendo as contas a longo prazo parece-me a opção financeiramente mais vantajosa
    • eu
    • 28 outubro 2009

     # 6

    Colocado por: moraisdd empréstimo para terrenos - até 2008 os bancos não emprestavam dinheiro para terrenos (sei porque pedi),


    Isso não é uma verdade absoluta, depende do cliente e das garantias. Em 2004 a CGD emprestou-me dinheiro para comprar um terreno, mas tive que hipotecar o meu apartamento.

    Actualmente, deve ser bem mais difícil convencer um Banco a emprestar dinheiro para um terreno...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: moraisdd
  6.  # 7

    Colocado por: euEm 2004 a CGD emprestou-me dinheiro para comprar um terreno, mas tive que hipotecar o meu apartamento.

    No fundo é a excepção que confirma a regra: não se aceitam terrenos como garantias reais para empréstimos.
    Obrigado pela correcção
  7.  # 8

    Obrigada moraisdd, pelos vistos percebeu a pergunta.:) Mas desculpe-me a intromissão, mas irá arrendar o seu apartamento depois da mudança para a casa, certo?? Porque realmente me parece uma hipótese favorável e por essa mesma razão estamos a tentar comprar apartamento numa zona agradável, para que seja fácil vender ou alugar no futuro.

    Obrigada por me terem ajudado.
  8.  # 9

    Colocado por: DekinhaBoa Noite a todos!

    Tenho passado muitas das minhas noites a ler tópicos do vosso fórum e realmente têm-me ajudado imenso. Mas estou com uma dúvida (e certamente não devia colocá-la neste tópico, mas coaduna-se), cá vai:

    Eu e o meu namorado, um casal jovem, na casa dos 25, estamos à procura de um canto para viver.Como primeira hipótese, tínhamos sonhado construir, mas não temos um pé de meia muito abonado e julgamos que em termos de empréstimos isso parece muito complicado. Pensámos então em comprar um apartamento recorrendo a empréstimo bancário e começar a juntar um dinheirinho para um terreno para construção e aí é que me surgem dúvidas. Ao estar a pagar crédito para a habitação (referente ao apartamento) e ao pedir empréstimo para a construção, vou ficar a pagar dois empréstimos? Já li aqui casos de hipotecas, mas de pessoas que já tinham o apartamento pago (o que n vai ser o meu caso, temos salários até minimamente aceitáveis, mas sem pé de meia e ao preço que estão os apartamentos na nossa zona, impossível). E no caso de poder fazer a hipoteca, como é que se processaria então o empréstimo para a construção e em que pé ficaria o meu anterior crédito para a habitação?

    Desculpem se a pergunta parece absurda, mas é tanta burocracia que chego a não perceber nada ou muito pouco acerca de empréstimos, conseguem dar-me uma opinião?

    Muito obrigada!


    E em vez de pedir um empréstimo para comprar um apartamento e depois outro para comprar terreno, porque não arrendar um apartamento e tentar pedir o empréstimo para o terreno/construção da casa.
    Tenho muitas dúvidas que algum banco neste momento, ou tão cedo, vá conceder emprestar um determinado valor a quem já está a pagar um empréstimo de compra de casa.
  9.  # 10

    Colocado por: DekinhaMas desculpe-me a intromissão, mas irá arrendar o seu apartamento depois da mudança para a casa, certo??

    Está perdoado, nem poderia ser de outra forma... onde é que eu poria as crianças

    Colocado por: DekinhaPorque realmente me parece uma hipótese favorável e por essa mesma razão estamos a tentar comprar apartamento numa zona agradável

    O arrendar será sempre preferível ao vender desde que consiga uma taxa de esforço apresentável, isto é :
    Apartamento, prestação mensal de.. 500
    Vivenda, prestação mensal de...... 1.000
    Carro (a malta é nova), prestação.... 400
    ........................................ _______
    TOTAL de encargos fixos............ 1.900
    Rendimentos mensais (inc renda)............... 4.000 => taxa esforço 50%, está ok
    Rendimentos mensais (inc renda)............... 3.000 => taxa esforço 75%, esqueça

    Colocado por: GonçaloTenho muitas dúvidas que algum banco neste momento, ou tão cedo, vá conceder emprestar um determinado valor a quem já está a pagar um empréstimo de compra de casa.

    Olhe isso é como tudo, haja dinheiro e eles aceitam tudo! Aqui no escritório somos dois que vamos fazer isso (arrendar o apartamento antigo e pedir novo empréstimo para o novo) um conseguiu spread e 0,7% e outro 0,9%, um no BES e outro no BPI.

    O melhor que temos a fazer é perder um "tempito" com um gestor de conta
    • amf
    • 28 outubro 2009

     # 11

    A CGD tem um crédito específico para aquisição de terreno...
  10.  # 12

    Está perdoado, nem poderia ser de outra forma... onde é que eu poria as crianças

    Esteve bem:) Que pergunta a minha:)

    E em vez de pedir um empréstimo para comprar um apartamento e depois outro para comprar terreno, porque não arrendar um apartamento e tentar pedir o empréstimo para o terreno/construção da casa.

    Pois é Gonçalo, também ponderámos essa hipótese, mas para se arrendar um apartamento na zona litoral de gaia sul, com o mínimo de condições e sem que nos saiam os olhos das órbitas quando temos de pagar, a coisa fica muito dificultada. :) Mas de qualquer das formas, por isso perguntei se seria pertinente a hipoteca do apartamento que porventura possamos adquirir, porque já analisei vários bancos em que essa garantia é bastante credível.

    Obrigada a todos pela discussão que tem ajudado a dissolver várias dúvidas.
  11.  # 13

    Colocado por: amfA CGD tem um crédito específico para aquisição de terreno...


    Na Millenium também fazem emprestimo para tereno+construção. ja me fui informar tb por la..e em vez de comprar apartamento e depois terreno, porque n opta por: a) como ja foi referido, alugar um apartamento ou b) ir pra casa dos papas..lol pois eu sei que n é a mesma coisa mas facilita muito pra mais tarde construir...e ja conseguem um pé de meia melhorzinho!
  12.  # 14

    Teríamos mesmo de arrendar, pois em casa dos papás não há espaço:) E de facto, arrendar parece uma situação melhor para porventura construir. Obrigada pelos conselhos.
  13.  # 15

    Colocado por: likANa Millenium também fazem emprestimo para tereno+construção

    No Santander também.
  14.  # 16

    Claro...assim ja não gastam tanto dinheiro...e conseguem juntar mais um bocado pro pézto de meia!!
  15.  # 17

    Colocado por: Dekinha
    Está perdoado, nem poderia ser de outra forma... onde é que eu poria as crianças

    Esteve bem:) Que pergunta a minha:)

    E em vez de pedir um empréstimo para comprar um apartamento e depois outro para comprar terreno, porque não arrendar um apartamento e tentar pedir o empréstimo para o terreno/construção da casa.

    Pois é Gonçalo, também ponderámos essa hipótese, mas para se arrendar um apartamento na zona litoral de gaia sul, com o mínimo de condições e sem que nos saiam os olhos das órbitas quando temos de pagar, a coisa fica muito dificultada. :) Mas de qualquer das formas, por isso perguntei se seria pertinente a hipoteca do apartamento que porventura possamos adquirir, porque já analisei vários bancos em que essa garantia é bastante credível.

    Obrigada a todos pela discussão que tem ajudado a dissolver várias dúvidas.


    Bem, mas se o arrendamento é assim tão caro, a compra não deve ser muito mais barata... e caro por caro, se não é uma coisa para um projecto de vida ou para longo prazo, então mais vale arrendar, porque depois quando chegar a altura de vender, pode ter sorte, mas também pode não ter e aí as coisas complicam-se muito...
  16.  # 18

    claro e tb assim n gasta dinheiro em escrituras, finanças e afins....
  17.  # 19

    Colocado por: likAclaro e tb assim n gasta dinheiro em escrituras, finanças e afins....


    Touché!
  18.  # 20

    Colocado por: likA
    Colocado por: amfA CGD tem um crédito específico para aquisição de terreno...


    Na Millenium também fazem emprestimo para tereno+construção. ja me fui informar tb por la..e em vez de comprar apartamento e depois terreno, porque n opta por: a) como ja foi referido, alugar um apartamento ou b) ir pra casa dos papas..lol pois eu sei que n é a mesma coisa mas facilita muito pra mais tarde construir...e ja conseguem um pé de meia melhorzinho!


    Se calhar por isso mo negaram, é que eu só queria para os terrenos


    Colocado por: likAclaro e tb assim n gasta dinheiro em escrituras, finanças e afins....


    Como já disse, os numeros é que mandam... mas as contas são diferentes para cada um, como o é o bolso de cada pessoa.
 
0.0218 seg. NEW