Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas

    Segue aqui uma dúvida que gostaria de colocar aos especialistas do fórum, existem duas vertentes quanto ao isolamento bastante defendidas por alguns fabricantes e que à partida chocam uma com a outra.


    Existem empresas que defendem um isolamento completamente fechado com o exterior, sem existirem nenhumas trocas de ar, a criação de espaços completamente selados, obviamente retirando aqui da equação as trocas mecânicas que são necessárias. Podemos dar como exemplo a Knauf e os seus sistemas para fachadas.

    Existem depois outros que defendem completamente o contrário e em que os materiais usados devem ser permeáveis ao vapor de água e que defendem que as paredes devem poder respirar, exemplo cortiças, fibras de madeira.

    Gostava da opinião sincera dos especialistas e o porquê da vantagem de uma ou outra forma de isolar.


    Cumprimentos a todos
  2.  # 2

    Antes demais... tem a haver com o sistema construtivo de base, se constituído por alvenarias tradicionais e seus rebocos, se por sistemas "secos" ( woodframe, LSF, etc...)...
    Concordam com este comentário: antonylemos
  3.  # 3

    Caro Pedro Barradas, eu compreendo isso, não compreendo é a total distância entre as duas coisas, uns defendem um total fecho quase em vácuo, outros o contrário a permeabilidade e a troca de ar.
  4.  # 4

    Caro Nobody

    Por exemplo a Knauf quase todos os sistemas ligeiros de fachada que comercializam é vendido como um invólucro exterior completamente fechado.

    "O sistema de fachada fundamenta-se no sistema WM411C.es, sobre o qual assenta-se uma fachada ventilada e uma lã mineral exterior da Knauf Insulation protegida por uma lâmina impermeável. A hermeticidade, para evitar as infiltrações e filtrações externas de ar, consegue-se com a lâmina Sicrall de SIGA, colocada sobre a placa interior de gesso."
  5.  # 5

    Colocado por: pedrosatreCaro Pedro Barradas, eu compreendo isso, não compreendo é a total distância entre as duas coisas, uns defendem um total fecho quase em vácuo, outros o contrário a permeabilidade e a troca de ar.
    são filosofias completamente distintas, mas ambas corretas.

    por exemplo a passivehaus é um sistema onde a casa é estanque. mas por outro lado uma casa mais tradicional em taipa por exemplo necessita que as paredes sejam permeáveis para que a coisa funcione e não tenha patologias problemáticas

    são apenas dois exemplos... depois há questões de clima etc etc...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, RRoxx
  6.  # 6

    Colocado por: antonylemospor exemplo a passivehaus é um sistema onde a casa é estanque

    a casa é estanque, mas tem a VMC que garante a renovação do ar.
  7.  # 7

    Colocado por: fernandoFerreira
    a casa é estanque, mas tem a VMC que garante a renovação do ar.
    estamos a falar de isolamento nao renovações de ar.

    é lógico que se uma casa é estanque a renovação do ar tem de ser feita mechanicamente
  8.  # 8

    Ó antony, se tiver uma passivhaus sem renovação do ar está a saturar o ar interior e isso cria problemas. a vmc não é dissociavel da passivhaus
  9.  # 9

    Colocado por: pedrosatreopinião sincera dos especialistas
    De certeza que os fabricantes são os especialistas.
  10.  # 10

    Colocado por: RRoxxÓ antony, se tiver uma passivhaus sem renovação do ar está a saturar o ar interior e isso cria problemas. a vmc não é dissociavel da passivhaus
    niguem disse que era. mas não é disso que estamos a falar
 
0.0160 seg. NEW