Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos e desde já o meu obrigado a todos os que tem participado neste fórum, que me têm ajudado a abrir os olhos para diversas situações durante as construções.

    Aqui vai a minha dúvida para os entendidos, caso queiram esclarecer.

    Tenho reparado nas várias fotos colocadas que devemos colocar tela ligada na base das fundações, no entanto, também li por aqui que o ideal serial uma tela plana (contributo do Sr Fiscal Zedasilva).

    O que acham da solução apresentada no rascunho? (Desde já as minhas desculpas para a falte de jeito para desenho)

    Obrigado
  2.  # 2

  3.  # 3

    fundação
  4.  # 4

    Finalmente consegui colocar o "desenho"
  5.  # 5

    Que é que entende por tela plana?
  6.  # 6

    Tela asfáltica sem os pitons, não sei se é esse o nome.
  7.  # 7

    Para o dreno o que acham de tubo PVC com cortes verticais feitos a rebarbadora? É uma ideia descabida? Ou conhecem algum sítio onde possa comprar drenos rijos, seria mais fácil para ter os escoantes.
    No fórum via uns mas acho que vinham da Suíça.
  8.  # 8

    correção

    Correção do erro ortográfico
    Concordam com este comentário: pc ferreira
  9.  # 9

    No desenho pode prescindir do Filipe Couto e da brita antes do betão de limpeza.
    Existem tubos de drenagem rígidos e com furacão a 240 graus
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mduvidas
  10.  # 10

    Colocado por: MduvidasPara o dreno o que acham de tubo PVC com cortes verticais feitos a rebarbadora? É uma ideia descabida? Ou conhecem algum sítio onde possa comprar drenos rijos, seria mais fácil para ter os escoantes.
    No fórum via uns mas acho que vinham da Suíça.


    não invente, compre o dreno já com a manta geotextil, não é caro cerca de 2€ o metro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mduvidas
    • smart
    • 6 agosto 2020 editado

     # 11

    hum..
    o dreno não se trata de simples tubo
    É em polietileno e não em PVC
    é conrugado e não liso como o PVC de forma a que a agua vá avançando para o anel seguinte.
    Tem capacidade de deformação, coisa que o PVC não tem, partindo...
    tem ranhuras que permite a entrada de agua, as quais estão rematadas para dentro de forma a impedir a saída da mesma..
    encontra facilmente em qualquer vendedor de materiais de construção..
    A maioria só vende secções de 25 metros..
    Deve comprar logo com manta geotextil de origem a envolvê-lo
    deve ser colocado com pendente e não de qualquer maneira para o buraco conforme vejo a aplicar, senão a agua não consegue avançar em direcção ao poço pluvial, ficando uma poça
    depois de pousado, deve colocar uma camada de brita a envolvêlo e uma manta geotextil a envolver tudo, formando um chourico..
    assim, a terra que cai por cima, não ultrapassa a manta geotextil em direcção á camada de brita, que se o fizesse, acabaria por diminuir a capacidade de recolha de recolha de agua, formando-se uma pasta de lama a envolver...
    sim..é descabida a utilização da rebarbadora....
    na imagem infra exemplo de aplicação de tubo conrugado sem estar envolvido em geotextil ( a diferença de preço para com geotextil não é expressiva e a garantia é outra, não comprometendo facilmente o sistema....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mduvidas
      aaaaaaaaaaa4.JPG
      aaa2.JPG
  11.  # 12

    Colocado por: zedasilvaNo desenho pode prescindir do Filipe Couto e da brita antes do betão de limpeza.
    Existem tubos de drenagem rígidos e com furacão a 240 graus
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Mduvidas


    Era esse tubo que pretendia para facilitar os pendentes, mas não tinha noção das vantagens mencionadas pelo Smart.
  12.  # 13

    hum
    qual a zona do país?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mduvidas
  13.  # 14

    A construção é em Fátima.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smart
  14.  # 15

    O terreno no máximo te 50 cm de altura de terra, o resto é rocha. Facilmente encontro o fixe para fundações 😀
  15.  # 16

    Não é pelo preço do filipe Couto, meta o gajo que ele é bom trabalhador.

    A brita tambem nao punha por baixo da sapata, mude isso para o geodreno que la faz mais falta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mduvidas
  16.  # 17

    Colocado por: RRoxxNão é pelo preço do filipe Couto, meta o gajo que ele é bom trabalhador.

    A brita tambem nao punha por baixo da sapata, mude isso para o geodreno que la faz mais falta.


    Colocar geodreno por baixo? Não fica emborrachado?
  17.  # 18

    Acho q entendeste errado, em vez de gastar os €€€ na brita gasta no geodreno em vez de tubo em PVC.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mduvidas
  18.  # 19

    dreno

    Drenagem prevista, chão em rocha. A cave daria para utilizar como piscina, a rocha foi escavada....
  19.  # 20

    Colocado por: nunos7Acho q entendeste errado, em vez de gastar os €€€ na brita gasta no geodreno em vez de tubo em PVC.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Mduvidas


    Ok 🙂
 
0.0192 seg. NEW