Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia.
    Tenho reparado ultimamente num barulho proveniente dos canos de minha casa (um apartamento antigo remodelado recentemente). O barulho é de água a correr nos canos, mesmo com todas as torneiras fechadas, máquinas desligadas, etc. Acho estranho esse barulho quando nenhuma fonte de gasto de água está a ser utilizada e o consumo de água desde que me mudei aumentou significativamente face ao habitual. Será alguma fuga na canalização? Já tentei a técnica de verificar o contador à noite e voltar a tirar a contagem de manhã antes de usar e mexeu o ponteiro mas não os números a preto. Se os números a vermelho mudarem significa que houve consumo? É que a funcionária da minha rede de água explicou me que nao,que só os números a preto são importantes, mas eu acho que se não há consumo de água,nenhum número do contador deveria mexer. Alguém com conhecimento básico sobre isto que me possa esclarecer? Muito obrigada!
  2.  # 2

    Colocado por: Ana AlbergariaSe os números a vermelho mudarem significa que houve consumo?

    Claro que sim, os vermelhos são as casas decimais...
    se o ponteiro roda, é porque existe algum consumo.
    Experiemtne fechar a valvula da agua no seu contador. e verificar se continua a ouvir o barulho. se deixar de ouvir é prque existe ai alguma coisa.

    Tem vizinhos por baixo de si?, não se queixaram com infiltrações?
    Tem seguro multiriscos? se tiver accione o seguro para a detecção de fugas... e consquente reparação. REmodelou o apartamento? mas substituiu a canalizaçõ? há quanto tempo? se fori há menso de 5 anos, accione a garantia, chame o responsavel da obra para tratar do assunto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana Albergaria
  3.  # 3

    Eu penso que os números a vermelho não mexeram (vou testar hoje a noite novamente), mas o ponteiro que tem naquele mini "relógio mexeu, sim.
    Existia sim uma infiltração numa casa de banho mas foi antes de serem iniciadas as obras de renovação, e ficava bastante longe do sítio onde tenho ouvido a água a correr nos canos e essa casa de banho foi completamente destruída e feita uma nova e, supostamente,todas as canalizações foram revistas e substituídas quando necessário.
    É de referir também que este barulho que tenho ouvido nos canos ocorre na divisão onde se encontra o cilindro, que tem estado habitualmente sempre ligado, e no qual foi colocado um vaso de expansão por se ter verificado excesso de pressão. Supostamente ficou resolvido, mas não sei se poderá estar relacionado.
    O que me chama a atenção é, além do consumo superior de água desde que me mudei, esse barulho de água a correr nos canos (que nao é constante), mas não sei se haverá realmente razão para me preocupar, daí estar a pedir opinião de alguém que perceba... obrigada pela ajuda:)
  4.  # 4

    Sabe que os cilindros fazem ruido... quando liga a resistencia.. snte-se assim como que um "fervilhar". não é isso, pois não?
    • SrR
    • 6 agosto 2020

     # 5

    Verifique se a válvula de segurança do cilindro nao esta a verter
  5.  # 6

    Não é isso, o barulho que se ouve é mesmo de água a correr pelas canalizações nessa mesma parede do cilindro. Exatamente como se tivesse aberto uma torneira e ouvisse a água a correr, mas com as torneiras todas fechadas. O cilindro vertia água sim, foi o tal problema de excesso de pressão mas entretanto foi colocado o vaso de expansão, as válvulas apertadas e nunca mais pingou.
  6.  # 7

    E o barulho acontece de forma muito aleatória, não necessariamente quando se liga o cilindro... as vezes, do nada lá se ouve (noto sobretudo quando está silêncio total, mas poderá acontecer com mais frequência)
  7.  # 8

    pergunta estupida.. voce é o ultimo andar? não passam ai prumadas do vizinho de cima? isso era uma solução recorrente.

    as águas em pressão normalmente não se ouvem a correr, o escoamento gravitico é que se ouve...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 9

    pois se calhar ouve os esgotos do vizinho de cima...
  9.  # 10

    Não. Há mais dois andares acima, o meu é um segundo
  10.  # 11

    Sim, eu ouço nos quartos quando os vizinhos usam as casas de banho, a água a correr chega a parecer que é na minha casa de banho, mas não é a mesma situação creio.
    • size
    • 6 agosto 2020 editado

     # 12

    Colocado por: Ana Albergaria
    Sim, eu ouço nos quartos quando os vizinhos usam as casas de banho, a água a correr chega a parecer que é na minha casa de banho, mas não é a mesma situação creio.


    Teste eficaz, para se certificar se existe, ou não fuga de água na sua instalação.

    Feche bem todas as torneiras da habitação durante algumas horas, ou durante uma noite e faça a leitura do seu contador, de todos os dígitos e ponteiros.

    Passado esse período verifique se ouve ou não alteração da leitura.
    Se houve, existe ruptura na sua instalação,
    Se não houve, o ruído que houve será dos vizinhos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dominus, Ana Albergaria
 
0.0149 seg. NEW