Iniciar sessão ou registar-se
    • dd
    • 27 outubro 2009 editado

# 1

.
  1.  # 2

Eu conheço um (meu vizinho).

Era FILHO de um director-geral das Contribuições e Impostos.

E teve de pagar uma multa que era «só» o DOBRO do valor da Sisa que tinha a pagar.

Conselho: INFORME-SE devidamente.
    • dd
    • 27 outubro 2009 editado

# 3

.
    •  
      FD
    • 27 outubro 2009

# 4

Colocado por: DdAlguns conselhos?

Eu até lhe dizia para ir para lá antes do CPCV. Uma espécie de test drive mas, duvido que o construtor o deixe...

Pode fazê-lo à vontade. Apenas tenha cuidado com o negócio em si.

O que o Luis K. W. lhe quis dizer é que o IMT é devido imediatamente a partir do momento em que habita a casa. Citando:

Artigo 2.º

Incidência objectiva e territorial

1 - O IMT incide sobre as transmissões, a título oneroso, do direito de propriedade ou de figuras parcelares desse direito, sobre bens imóveis situados no território nacional.
    2 - Para efeitos do n.º 1, integram, ainda, o conceito de transmissão de bens imóveis:
    a) As promessas de aquisição e de alienação, logo que verificada a tradição para o promitente adquirente, ou quando este esteja usufruindo os bens, excepto se se tratar de aquisição de habitação para residência própria e permanente do adquirente ou do seu agregado familiar e não ocorra qualquer das situações previstas no n.º 3;

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/cimt/cimt2.htm

Mas repare que há ali uma parte que invalida essa pressuposição. ;)
  2.  # 5

Dd
    CALMA! Eu não sei tudo e... aconselhei-o a informar-se. :-)

Hoje já não há Sisa, ou melhor, agora chama-se IMT.

Antigamente, a Sisa era devida quando havia tradição do imóvel (isto é, quando o promitente-comprador tomava posse do apartamento). Podia fazer a escritura mais tarde, mas tinha de pagar a Sisa antes de se mudar para a nova casa.

Portanto, se isto fosse há uns 20 anos, eu diria que lhe bastava ir à Rep. Finanças pagar a Sisa.

Hoje, não há-de ser muito diferente, mas mais vale INFORMAR-SE (por exemplo, na Rep. Finanças).
  3.  # 6

Não percebi muito bem o que pretendem eles dizer com isso.

Eu estou numa situação semelhante, ou seja vendi e comprei (fiz os CPCV), mas de forma a não ter de pagar mais-valias, e como tal apenas pedr ao banco o necessário para a compra da nova, corro o risco de ficar sem casa durante alguns meses (Viver na rua :) ).

Obviamente que o construtor se disponibilizou logo para que eu ocupasse a nova casa, mesmo sem ter a escritura feita, mas não o quero fazer pois pensei que estaria a fazer alguma ilegalidade, e por isso preferi declinar a oferta, e começar a ver Hoteis e casas de amigos :)

Mas se existir uma forma de junto das finaças o tornar possível ...
    • ABLC
    • 27 outubro 2009

# 7

Olá, Boa Tarde!

Tenho uma amiga que vivia num quarto alugado em Lisboa e quando comprou casa, explicou essa situação ao construtor. Este deixou-a viver no apartamento apenas com o CPCV assinado, no entanto, cobrou-lhe um sinal de 5 mil €. Penso que ela usou o quadro de obra e usufruiu da água, luz e gás à borlix! =)
    Só deixou, porque a minha amiga era (e continua a ser), afilhada do Presidente da Câmara da localidade onde ela comprou o imóvel!

Factor C (de CUNHA) ao mais alto nível...

Cumprimentos,
    Mariazinha
  4.  # 8

Já vendi alguns apartamentos em edifícios construidos por mim, e realmente quase todos foram viver para os apartamentos com luz e água de borla, pagando apenas o gás, durante dois ou trÊs meses.

Compradores mudarem para os apartamentos novos apenas com o CPCV, apenas para pessoas amigas e familiares, porque caso contrário podemos ter supresas desagradáveis...
    • dd
    • 30 outubro 2009 editado

# 9

.
    • naar
    • 30 outubro 2009

# 10

Colocado por: ABLCOlá, Boa Tarde!

Tenho uma amiga que vivia num quarto alugado em Lisboa e quando comprou casa, explicou essa situação ao construtor. Este deixou-a viver no apartamento apenas com o CPCV assinado, no entanto, cobrou-lhe um sinal de 5 mil €. Penso que ela usou o quadro de obra e usufruiu da água, luz e gás à borlix! =)
    Só deixou, porque a minha amiga era (e continua a ser), afilhada do Presidente da Câmara da localidade onde ela comprou o imóvel!

Factor C (de CUNHA) ao mais alto nível...

Cumprimentos,
    Mariazinha

Tanta gente a quem isso acontece, :) para este caso não seria pela cunha é mesmo pq é normal, :)

Como dizem os entendidos, bem feito não será mas que é usual, é!

Á vezes nem é por necessidade, é mesmo porque o comprador está mortinho para ir para a sua casa nova, :) e compreende-se!
  5.  # 11

Eu conheço um caso ligeiramente diferente : A queria trocar de casa. Encontrou a casa que lhe agradava e comprador para a sua. Iniciou ambos os processos, com a garantia de que podia mudar para a casa "nova" mesmo antes da escritura. Conseguiu vender e fez a mudança. Agora está há 2 meses numa casa que ainda não é sua, porque o vendedor tinha uma dívida ao banco superior ao preço acordado, e não tinha capacidade para a pagar. Assim, o preço acabou por subir 4.000 euros, por forma a evitar o transtorno de procurar outra casa, fazer outra mudança, etc - e ainda não é certo que a escritura se faça..
  6.  # 12

A minha experiencia ACTUALISSIMA.

Encontro-me a habitar uma casa, apenas com CPCV, e um sinal de 2% do valor de venda.

O Contrutor, sem problema nenhum aceitou que fosse para la morar, até porque a escritura estaria para sair breve.

Tudo pronto para Escritura, mas surgiu um problema com o Seguro de Vida... Escritura atrasa-se.
    Estou em incumprimento com o CPCV porque tinha reforço de sinal a 30/Out, e o construtor diz: deixa lá isso, sem problema.

Dado o que diz neste forum, sobre este tema, nao deixei os compradores habitarem antes de realizada a escritura de venda. Sinto-me uma sacana. Afinal tive toda a compreensão da parte do Vendedor, mas qd transito para o papel de vendedora não sou capaz de pagar na mesma moeda.
    •  
      FD
    • 3 novembro 2009

# 13

Colocado por: SramimiSinto-me uma sacana.

Cada um zela pelos seus interesses. Nestas coisas não se compadeça.

Aqui no meu prédio vendeu-se uma casa. Isto foi contado pelo comprador mas deve-se ter passado mais ou menos assim.
    Diz o vendedor na altura da escritura: "Ah e tal, a casa para onde vou ainda não está pronta... posso ficar mais algum tempo?"
    Diz o comprador: "Sim."
    Passaram 3 meses, o vendedor não saía e o comprador começava a ficar aflito... imagine a aflição de ter casa comprada e o vendedor não sair da mesma.
    Na prática saiu mas, ficou 3 meses de borla (que o comprador estava a pagar) e atrasou a vida ao comprador.

Como é que se costuma dizer? "É assim até ao dia..."

0.0150 seg. NEW