Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    gostaria de ouvir a opinião das pessoas do fórum sobre o seguinte tema:

    Visitei um apartamento em Lisboa de que gostei de tudo: (i) do preço, (ii) da localização, (iii) do estado da casa/interiores. Era, claramente, uma casa para comprar.

    Há, porém, um senão: na visita à casa detetei uma barata morta na cozinha e, na cave (zona das arrecadações), vi mais duas baratas (também mortas). Evidentemente que fiquei logo de "pé atrás" sobre a casa/prédio. Senão tivesse gostado tanto da casa, o problema estava resolvido: fazia-lhe uma cruz e nem pensava mais nisso. A questão é, porém, dilemática, porque gosto mesmo desta casa.

    Como tal, tomei hoje a seguinte iniciativa: fui para a porta do prédio falar com os vizinhos. Consegui contactar três vizinhos que me relataram que, efetivamente, por vezes, esporadicamente, aparecia-lhes em casa uma ou outra barata na zona das casas-de-banho/cozinha. Surpreendentemente (pelo menos para mim, que odeio baratas), todos os vizinhos pareciam conviver bem com o «problema», mais referindo que no prédio nunca se fez uma desbaratização porque, em resumo, o problema vem dos esgotos exteriores e, como tal, de nada serviria. A solução - disseram - é tentar tapar ao máximo todos os buracos/frestas para impedi-las de entrar em casa. Em adição, referiram, ainda, que "em Lisboa todas as casas são assim" e que temos de lidar com o problema (o que, naturalmente, não é verdade: sempre vivi em Lisboa e nunca tive baratas em casa ou no prédio).

    Dito isto, questiono o seguinte - se estivessem na minha posição o que faziam:

    1) "fugir a sete pés" e não comprar a casa por causa do problema das baratas, mesmo gostando casa/preço;

    2) avançar com o negócio, podendo, por exemplo, (i) usar o «problema» para pedir um desconto e (ii) tentar "remediá-lo" posteriormente.

    Neste caso segundo caso, o que recomendam fazer? Uma desbaratização ao próprio apartamento e/ou tapar todas as frestas existentes? Alguém tem ideia sobre o nível de eficácia destas medidas? Resolvem mesmo? ou terei sempre de lidar com as baratas naquele apartamento?

    Agradeço, genuinamente, todas as opiniões/sugestões/ideias que me possam dar. Serão certamente úteis.

    Muito obrigado.
  2.  # 2

    Boa noite

    Infelizmente em Lisboa assim é...e particularmente exacerbado no verão.
    A minha casa é num prédio bem conservado , o condomínio ( gerido pelos moradores ) tem contratado com uma empresa, desbaratizações frequentes ( 4 por ano ), temos o cuidado de cada vez que uma sarjeta apresenta sinais de deterioração, ou chamam-mos os serviços municipais ou arranja-mos nós ( temos tido bastante sorte , pois é sempre arranjado ) , e as desbaratizações nas redes de esgotos são sempre efectuadas todos os anos...

    Isto tudo e ... as baratas aparecem ...as de esgoto claro

    Não há nada que as impeça de aparecer.
    Soluções a longo prazo ... redes nas janelas ( o condomínio contratou com uma empresa fazerem meias janelas de alumínio com rede , para todos ) , portas bem seladas por baixo e todo o buraquinho tapado.

    Mesmo assim nunca tive um ano em que pelo menos 1 não entre no prédio mas nada de infestações graves.

    Dentro de casa , nada de infestações, tive um ano, uma crise na cozinha... vim a descobrir que por detrás do móvel da cozinha existiam buracos na parede , que davam acesso a uma caixa de ar , era por ali que estavam a entrar.
    Foi a desculpa necessária para refazer a cozinha ... buracos tapados e nunca mais tive problemas.

    Quanto ás da rua, em Lisboa ... infelizmente primeiro estranha-se e depois entranha-se.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Diogo Calado
    • zed
    • 7 agosto 2020

     # 3

    Se deu com várias então não deve ser uma coisa tão esporádica assim. Os moradores podem estar a menorizar o problema por uma série de razões, como por exemplo para não estragarem o negócio.

    Há casas em Lisboa que não têm esse problema. Por outro lado também é um problema que facilmente passa despercebido durante uma visita de dia.

    Se foram baratas alemãs (aquelas muito pequeninas) fuja.
  3.  # 4

    É assim em Lisboa. Já não há casas baratas, só baratas nas casas.
    Concordam com este comentário: econom.pedro
    • Sira
    • 7 agosto 2020

     # 5

    Eu morei 4 anos em Macau onde, devido ao clima muito quente e húmido, há muitas baratas (enormes!). Andam regularmente na rua. E entravam pelo ar condicionado, lembro-me tão bem, parecia que voavam. Ainda assim, não me habituei e hoje em dia continua a ser bicho que detesto.

    Eu não ficava com essa casa.
  4.  # 6

    Tenho ideia que as baratas só aparecem se houver esgotos diretos para dentro de casa.

    Vedem bem os esgotos da máquina de lavar e afins, garantam que o lava-louças, lavatório, etc, têm sifão.

    De resto é ter higiene... Varrer a cozinha com frequência, não deixar lixo e comida por todo o lado.
  5.  # 7

    Não é um problema exclusivo da casa mas sim de algumas zonas de Lisboa dependendo da época do ano.
    Até há relatos de aparecer baratas em alguns restaurantes de alto gabarito.
  6.  # 8

    Segundo os funcionários da empresa de desbaratização o problema ficou pior em Lisboa desde a ampliação do metro para Santa Apolónia.

    Segundo ele , quanto mais perto do Rio, pior fica.
    Honestamente, vai da localização da casa, conservação do prédio e da acção/ reação do condomínio.

    As pequenas só as tem quem quer, as grandes é um cuidado que terá de ter constantemente.

    Se for lutar sozinho com a praga ( único a preocupar-se com isso no prédio ) poupe-se já dessa vida.
  7.  # 9

    Sei bem o que isso é Diogo, parece que só nós nos incomodamos com elas... enfim. Há alguma forma de impedir o aparecimento nessa casa? Eu por exemplo tenho esse problema aqui na margem sul embora seja só nesta altura do calor e o cuidado é com as janelas, as gajas aqui entram por aí, embora haja uma teimosa ou outra que entre pela respiração da WC, mas aí resolve-se com uma rede; por acaso não tenho mas só entrou por ai uma vez e caiu logo na sanita a porca bem feita xD
    • zed
    • 7 agosto 2020

     # 10

    Colocado por: desofiapedrocaiu logo na sanita a porca bem feita xD


    Elas conseguem prender a respiração por 40 minutos. Provavelmente saiu do lado de lá feliz da vida.
    Concordam com este comentário: Sira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ferreiraj125
  8.  # 11

    Agradeço muito os contributos, os quais li com toda a atenção.

    Estive hoje a contactar empresas de desbaratização. Nenhuma pode afirmar com 100% certeza que após os tratamentos não voltam baratas ao apartamento e todas dizem que o ideal era desbaratizar o prédio todo. Ainda assim, também todas referiram que uma desbaratização no apartamento, acompanhada de bom vedamento de todas as frechas e buracos podem reduzir drasticamente o problema.

    O ideal será tapar/betumar/meter silicone em todas frestas existentes, nomeadamente à volta das tomadas e rodapés. Vedar à volta dos canos das máquinas. Colocar redes nos respiradores e no exaustor. Colocar ralos com rede (elas, aparentemente, conseguem até passar pelos cifões com água!). Tapar a parte de baixo da porta de entrada da casa. Afinal, as baratas ainda não conseguem transpor barreiras físicas (graças a deus!).

    Alguém já fez os procedimentos indicados? qual a foi a experiência? conseguiram, ou não, verem-se livres do problema das baratas dentro de casa?


    Colocado por: QuilleuteBoa noite

    (...)

    Mesmo assim nunca tive um ano em que pelo menos 1 não entre no prédio mas nada de infestações graves.

    (...)

    Foi a desculpa necessária para refazer a cozinha ... buracos tapados e nunca mais tive problemas.

    .
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,Diogo Calado


    Quilleute, só para ver se percebi: quando refere que não passa um ano sem que entre uma no prédio, mas em que em casa nunca mais teve problemas, quer com isso dizer que elas continuam a entrar no prédio mas que na sua casa nunca mais as teve e conseguiu, efetivamente, resolver o problema, correto?

    Obrigado e bom fim-de-semana a todos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ferreiraj125
  9.  # 12

    Eu morei durante uns anos na amadora em que os meus vizinhos de cima (Malta africana em casa alugada) deviam fazer criação tal a quantidade que se espalhava pelo prédio fora...

    Como o senhorio já não recebia aos meses tendo um processo de despejo aos meses em tribunal também não quis pagar ao exterminador, a solução passou por ser o condomínio a pagar a desbaratizacao.
    É realmente muito desagradável eu durante a noite nem dormida descansado.

    Como alguém disse se fores o único a lutar contra isso é melhor figures mas se gostas tanto da casa...
  10.  # 13

    Colocado por: Diogo Calado




    Quilleute, só para ver se percebi: quando refere que não passa um ano sem que entre uma no prédio, mas em que em casa nunca mais teve problemas, quer com isso dizer que elas continuam a entrar no prédio mas que na sua casa nunca mais as teve e conseguiu, efetivamente, resolver o problema, correto?

    Obrigado e bom fim-de-semana a todos.


    Correcto,
    Em casa nunca mais.
    Houve um episódio em que a Maria abriu uma janela á noite durante o verão para apanhar uma peça de roupa , e uma “cabra” entrou literalmente a voar.

    Mas foi uma situação completamente esporádica , que poderia ter acontecido em qualquer lado.
    Matou-se e a Maria nunca mais abriu a janela á noite para apanhar o que quer que seja ... 😂😂😂

    Durante o verão , quando começa a anoitecer mete-se as meias janelas de rede para entrar o fresco ... e sem qualquer problema ou então fecha-se tudo e venha o AC.
    Desde que a crise na cozinha ficou resolvida , nunca vi mais nenhuma...

    Mas lá está , repito isto é um esforço colectivo dos moradores.
    • zed
    • 30 agosto 2020

     # 14

    Avançou ou não?
  11.  # 15

    Chegou a comprar?
 
0.0155 seg. NEW