Iniciar sessão ou registar-se
    • Anaa
    • 7 agosto 2020

     # 1

    Boa noite
    Um resguardo de duche até ao teto é proporcionalmente mais caro que uma medida standard ou encarece muito mais?
    Qual a espessura indicada para um vidro de 140 X 240cm aproximadamente?
  1.  # 2

    O que encarece além da proporção é quando na mesma chapa as duas medidas ultrapassam 2,44m
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anaa
  2.  # 3

    Numa vidraria, fazem-lhe o vidro com as medidas e espessura que quiser.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anaa
    • Anaa
    • 7 agosto 2020 editado

     # 4

    No comprimento penso que 140cm será suficiente, na altura estou na dúvida entre a medida standard (chamo standard à medida de 190cm) ou até ao teto.

    Vou pedir os orçamentos amanhã para o vidro e um espelho "embutido" na parede, vou a 2 vidreiras e quero pedir a mesma coisa nas duas.

    Se for até ao teto, o teto falso é feito "à volta" do vidro ou o vidro encosta no teto falso? (os tetos falsos das casas de banho ainda não estão feitos)

    Edit - estava a escrever ao mesmo tempo... Pode então entrar no teto falso.
      IMG-20200806-WA0005.jpg
      IMG-20200806-WA0003.jpg
    • Anaa
    • 7 agosto 2020 editado

     # 5

    Colocado por: Anonimo06082021Se meter vidro até ao tecto faz primeiro o tecto.


    Com um rasgo à medida do vidro para ficar dentro do teto?

    Ferragens penso que tenha de ter... Infelizmente não tenho artista para embutir o vidro... As cerâmicas da parede/duche estão juntas (com junta normal), na parte de cima vai ser espelho até ao teto e a unir à cerâmica do duche.
    Ainda pedi mas era coiso e tal e moscas... Para fazerem e ficar mal feito, preferi fazerem como sabem.
    • Anaa
    • 7 agosto 2020

     # 6

    Eu pensar pensei mas acharam muito complicado... O mais certo era ficar uma porcaria e sem segurança, achei melhor não arriscar!
    A opção de ser até ao teto é para evitar o braço que detesto mesmo!
    Vamos ver... Se for muito mais caro lá tenho de gramar 190cm com braço.
    • Anaa
    • 7 agosto 2020

     # 7

    Sim, o problema é não saberem ou não quererem fazer.

    Por aqui se vê.. É tudo às 3 pancadas! Em vez de se furar as peças corta-se tudo à volta. Não há brio no trabalho!
      IMG_20200807_010219.jpg
  3.  # 8

    Ana, o que pretende é vedar esse canto forrado a castanho, certo? Portanto a chapa de vidro vai ter 3 apoios de fixação=a base, a parede à direita e o tecto falso.
    Como diz o James o ideal seria ter previsto um rasgo na base, mas agora já é tarde, no entanto tem solução sem ferragens.
    Uma chapa de vidro dessas dimensões tem um peso considerável, mas que por si só a fixa no lugar.
    O que eu faria:
    - Fixar no piso uma calha plástica castanha em U aparada para ficar com uma borda de apenas 5mm. Fixar apenas com um bom cola e veda, o peso da chapa faz o resto.
    - Na aresta que encosta à parede, meter só um cordão de mastique transparente para vidro da Weber.
    - No teto falso o rasgo deve ser relativamente mais folgado do que as medidas do vidro (espessura e comprimento) de modo a que o vidro possa ser manobrado.
    - O vidro deve embutir no teto mais ou menos a espessura do Pladur e esse 1,5cm a toda a volta do vidro deveria ser revestido a fita de espuma da Tesa para criar uma espécie de almofada anti vibração e evitar o contacto direto do vidro com o Pladur pois é suscetível de ter sempre fissuração do gesso nesse remate.

    Uma última nota: Se quiser reduzir o custo do vidro, pode optar por laminado em vez de temperado. Se a aresta visível for bem biselada praticamente não se nota a lámina.

    Junto uma foto de um caso idêntico em que o cliente insistiu que levasse uma calha no piso e na parede com borda de 10mm.
    Foi feito com vidro laminado e está super seguro. Pessoalmente nunca teria metido a calha na parede e os 10mm são excessivos, mas quem paga manda😉😏
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anaa
  4.  # 9

    Acho que não entrou a foto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anaa
      EBF4B717-8F81-4DD8-9BCF-DC5EA8E00186.jpeg
    • Anaa
    • 7 agosto 2020

     # 10

    Obrigada pela explicação.
    Vou tentar ir hoje pedir os orçamentos e ver quais as soluções propostas.
  5.  # 11

    Na minha ignorância, acho que o vidro não devia subir acima do tecto falso...se calha de embarrar no resguardo de vidro ao entrar ou sair no chuveiro (ou até com os cotovelos, a passar o champoo no cabelo), esse vidro vai varejar, vibrar e reverberar até ao tecto falso, fissurando quer a pintura quer a placa de pladur.
    Deixe uma estrutura tubular acima do tecto falso, para depois apertar as ferragens (daquelas quadradas, de canto) que vão segurar o vidro...mas tudo isto (ferragens e vidro) andariam abaixo do tecto falso.
  6.  # 12

    Por várias vezes me fizeram o reparo de ser demasiado minucioso nas explicações e descrição de trabalhos a executar, porque as pessoas ou não lêem ou não entendem. E como a lógica que impera é a de - para quem é bacalhau basta...!, leva-me a pensar que essas pessoas têm razão.
    No seu caso, fico na dúvida se não leu ou se não entendeu o que escrevi?
    Mas como reconheço opiniões diferentes, só lhe perguntaria se tem experiência de algumas instalações feitas como eu preconizo e que tenham revelado os problemas que refere?
    Além disso para um DO que diz expressamente que não quer ferragens, a obrigação do executante é encontrar uma solução segura e possível de o satisfazer. Caso contrário, é mais um - para quem é bacalhau basta!

    Estou seguro que a Ana conseguiu dissipar as suas dúvidas e irá fazer as opções mais assertivas.
  7.  # 13

    Por acaso li tudo o que o estava escrito na primeira página, menos o seu comentário (que por acaso era o último)...já vi que falou do que eu chamei a atenção. Peço desculpa, de tudo o que li, achei por bem alertar sobre essa questão, obviamente não queria repetir nada do que foi dito, senão o tópico fica maçador.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Kduvidas
  8.  # 14

    Colocado por: Anonimo06082021Tudo tem de ser feito em função
    É como diz James. O vidro ainda mete confusão a muita gente:)
  9.  # 15

    Acho que não é preciso tanto. Chapa de 1,40 fixa em 3 arestas, só que andarem à batatada dentro do recinto:)

    Eu metia era laminado. Passei a preferir, desde que tive um problema com um resguardo em "L" em temperado que da noite para o dia estilhaçou completamente. Foram 120kg de vidro a cair em cima de um chão em freixo acabado de envernizar. Até fiquei ourado:(
  10.  # 16

    Um vidro de 140x240cm não precisa do tal "braço" feio agarrado à parede?
    Aguenta bem sozinho é?
    Ainda tenho um duche para meter vidro e estava na dúvida da necessidade do tal braço.. disseram-me que era opção, mas parece que um vidro tão grande com uma porrada sem querer vai logo passear
  11.  # 17

    Depende dos pontos de apoio/fixação. Cada caso é um caso. Já viu nem do que estamos a falar neste caso?
    Basicamente estamos a falar de uma parede de vidro.
  12.  # 18

    Colocado por: KduvidasDepende dos pontos de apoio/fixação. Cada caso é um caso. Já viu nem do que estamos a falar neste caso?
    Basicamente estamos a falar de uma parede de vidro.

    O meu é parecido a esse, tem 140cm de comprimento, a altura pode ir até 260 sem bater na placa, mas eu não tenho teto falso.
  13.  # 19

    2,60 já começa a parecer um pé direito à moda antiga:)
    Mas também lhe digo. Entre 2,40 e 2,60, a tática é a mesma. Quanto muito pode aumentar um pouco a espessura.
    A fixação ao teto pode acontecer na mesma por meio de uma calha subtil talvez em branco. Eu detesto aquela chapolas em inox😒
    O que terá de vêr é se esteticamente ir até ao teto fica bem, de resto tudo é preferível àqueles braços.
    Para chapas com mais de 1mt de largura e para essas alturas eu tenho o “fetiche” do laminado.
    Mas cada um é que sabe😉
  14.  # 20

    Vou aplicar perfil da schluter "embutido" na ceramica para vidro 12mm 1,20x2m altura e também me aconselharam laminado. Estou curioso para ver se aquilo se aguenta sem o braço (também não gosto nada)
 
0.0243 seg. NEW