Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Noite,
    Estou interessado em comprar um terreno com ruina, cerca de 2000 m2 em Olhão.
    O terreno tem a condicionante agrícola g1 mas ao ter ruina com 170m2 é passível de reconstrucção.
    Mas o que me preocupa é estar em zona de incêndio alta.
    Um PIP resolveria a dúvida ou a parte urbana do terreno é garante suficiente de reconstrução?
    Agradecido a quem puder tirar a dúvida
  2.  # 2

    Tem que ter parecer da entidade de gestão florestal

    https://www.google.com/amp/s/24.sapo.pt/amp/atualidade/artigos/construir-edificios-em-areas-de-alta-perigosidade-de-incendio-rural-vai-depender-de-parecer-vinculativo-das-comissoes-de-defesa-da-floresta

    Ao fazer um pip essas entidades são consultadas pois anexa a planta do PDM das condicionantes e a consulta é feita
  3.  # 3

    Muito obrigado.
    A CMDF não é na prática mais um gabinete na própria câmara municipal?
  4.  # 4

    Colocado por: Luis JrMuito obrigado.
    A CMDF não é na prática mais um gabinete na própria câmara municipal?

    Não. E formado por elementos externos.
    Icnf, CCDR, bombeiros, etc
  5.  # 5

    Ou seja, um grande pincel...
    É gente externa à câmara, possivelmente não remunerada e que em tempos de covid e verão não irá funcionar...
  6.  # 6

    Colocado por: Luis JrMas o que me preocupa é estar em zona de incêndio alta.


    para mim era o suficiente para desistir da compra.

    os vizinhos vão limpar os terrenos deles? 2000m2 não é um terreno suficientemente grande para proteger a sua casa numa situação de incendio.
  7.  # 7

    Não é esse o problema pois os vizinhos já são casas com piscinas e terrenos agricolas limpos.
    Se construisse até baixaria o risco de incendio pois existe furo e faria relvado em parte do terreno.
    A questão é o aumento da volumetria até os 300 mts prevista na lei que não irá acontecer...
    E na realidade sendo a àrea privativa de 91m2(170m2 de construção), falamos de um t2 logo não vale os 149.000€ pedidos...
  8.  # 8

    Colocado por: Luis JrNão é esse o problema pois os vizinhos já são casas com piscinas e terrenos agricolas limpos.
    Se construisse até baixaria o risco de incendio pois existe furo e faria relvado em parte do terreno.


    sendo assim retiro o que disse, estava a ver um terreno rodeado de mato por todo o lado.




    Colocado por: Luis Jrão vale os 149.000€ pedidos...


    bem um terreno de 149.000€ merece uma casa de pelo menos o dobro, acredito que os 170m2 de construção se possam revelar escassos para as espectativas.
  9.  # 9

    Colocado por: Luis JrE na realidade sendo a àrea privativa de 91m2(170m2 de construção), falamos de um t2 logo não vale os 149.000€ pedidos...
    logo, procure outro terreno.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis Jr
  10.  # 10

    Colocado por: pauloagsantosbem um terreno de 149.000€ merece uma casa de pelo menos o dobro, acredito que os 170m2 de construção se possam revelar escassos para as espectativas.

    No algarve...
    Mas se consegue construir/ reconstruir os 170m2, é isso que importa. isso está assegurado.
    Co a instruçãoo de um PiP. terá certezas quanto a uma respostas vinculativa ( positiva ou negativa)
  11.  # 11

    O problema tb. é que um Pip em Olhão já me disseram poder demorar um ano.
    Mais deveria ser o vendedor a faze-lo afinal é ele que tem que justificar o valor da venda...
    A conclusão a que chego é que os terrenos à venda no Algarve têm todos “bicho”.
    Já tinha visto outro mas não comprei pq. estava na REN e não deixavam fazer piscina. Outro ainda não podia fazer furos nem piscina porque pertencia à RAN....
    Um terreno decente com vista e afastado da maralha no Algarve com ruina e longe da A22 e N125 por causa do barulho não está entre 100k e 150k... o que torna a reconstrução a preços proibitivos...
  12.  # 12

    Colocado por: Pedro BarradasNo algarve...


    estou fora dos preços no algarve. quer dizer que um terreno normal que em outras zonas se compra por 40k ou 50k no algarve fica por 150k?
  13.  # 13

    Colocado por: pauloagsantosestou fora dos preços no algarve. quer dizer que um terreno normal que em outras zonas se compra por 40k ou 50k no algarve fica por 150k?

    com uma ruina!!? sim. pois é a unica forma de ter uma construção legal ali no meio do barrocal/ fora dos aglomerados urbanos... há muita pressão.. muita procura.
  14.  # 14

    Colocado por: Luis Jrestava na REN e não deixavam fazer piscina.

    Depende....
  15.  # 15

    A probabilidade de um não é muito elevada e nesse caso não se gasta 150k.
    Aliás a culpa disto é de quem põe à venda os terrenos, que acaba por perder compradores quando estes entram mais a fundo nos dossiers, fazendo perder tempo a toda a gente e principalmente dos agentes imobiliários que nitidamente não estão preparados para este tipo de venda.
    Não se pede 150k por um terreno agrícola que vale 40k sem estar devidamente fundamentado...
  16.  # 16

    Bom dia Luis Jr,

    eu entendo o que você está a passar, pois passei por o mesmo à uns bons anos quando procurei comprar um terreno no Algarve.

    Espero não ir contra as normas do forum, mas tenho terrenos em Querença que podem ir de encontro ao que procura. Um deles tem uma área de construção até 900 m2 num terreno com 3000 m2 que está numa zona considerada de Urbano tipo 3. Se tiver interessado agradeço o contacto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis Jr
  17.  # 17

    Agradeço Nuno Viegas.
    Mas já está dentro da serra e longe do mar.
    Procuro algo para baixo da A22 e que não fique em cima da n125.
    Isto claro de olhão até Espanha.
    Obrigado
 
0.0181 seg. NEW