Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá. Procuro informações sobre planos urbanísticos, regras aplicadas à construção de moradias no Bairro dos Quatro. Tenho um lote de terreno para construção no Bairro Casal de São Sebastião Norte. As dúvidas atuais prendem-se com pormenores com bastante impacto no projeto de arquitectura, nomeadamente:

    - Cota de soleira: a zona tem um declive bastante acentuado. Como o meu lote é fruto de união de dois lotes, explicaram-me que a cota de soleira será a média da cota dos dois terrenos. O problema é que assim, a cota de soleira é inferior à previamente estabelecida (calculada tendo em conta a entrada principal da casa). Na prática, a casa teria de "afundar" bastante, cerca de 90cm o que não faz sentido algum (já para não falar das acessibilidades). Alguma forma de contornar esta questão. Em muitos Regulamentos (de outras câmaras municipais), abrem-se excepções mas não encontro isso definido no regulamento atual da CMO.

    Outra questão que tenho é um pedido de opinião para quem construiu no bairro: furos de água, quantos metros de profundidade tiveram de atingir (opinião preferencial de quem construiu nos lotes na metade superior do bairro).

    Outras sugestões e dicas para quem ainda está em fase de projeto e antevê algumas dificuldades em resolver estes problemas junto da CMO.

    Obrigado.
  2.  # 2

    Não está a fazer o projecto com um arquitecto? Ele será a melhor pessoa para responder às suas questões...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jotamrf
  3.  # 3

    Colocado por: Rafael FortesNão está a fazer o projecto com um arquitecto? Ele será a melhor pessoa para responder às suas questões...


    Estou, sim. A questão resulta de uma reunião com a CMO (com arquitecto) e o que nos foi explicado foi o que enunciei. Não me faz é grande sentido e por isso perguntei. Entre várias coisas, a justificação prende-se com a necessidade de cumprir os regulamentos na íntegra para que a CMO seja salvaguardada, o que compreendo. Mas penso que há alguma elasticidade na forma como as coisas podem ser interpretadas tendo em conta que há alguns pormenores que nos foram indicados como "não permitidos" e se olharmos para algumas moradias do próprio bairro, verificamos que afinal foram possíveis. Como não sou da área, fico um bocado na dúvida se de facto estas questões (onde a da cota de soleira se insere) são inultrapassáveis ou se, com uma justificação plausível na memória descritiva do projeto (e esta parece-me bastante óbvia), poderão ser ultrapassáveis. Daí procurar opiniões e sugestões junto daqueles que conhecem projetos na zona ou tenham tido dificuldades semelhantes. Como ainda estou na fase de planeamento, queria recolher algumas opiniões e tê-las em conta na definição do projeto em si (ou não, claro).

    Obrigado
 
0.0091 seg. NEW