Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde. Há muito que sigo este fórum e depois de alguma pesquisa não consegui resposta para a minha questão. Muitos tópicos a falar de postes de luz e energia mas não vi nada relativamente a postes de transformação.

    Foi-me doado um terreno para construção de casa (vejam imagens anexadas) do qual existe os Posto de transformação bem grande e alto. Embora na imagem parece que ele possa ficar fora do terreno, de facto no registo predial e camarário todo o vértice (vejam a área a vermelho numa das imagens) faz também parte do terreno.

    Os meus pais - antigos proprietários do terreno - nunca fizeram nada porque sempre pensaram que não havia nada a fazer. Não é de nosso conhecimento nenhum acordo antigo ou renda.

    Como podem ver vou construir casa, e claro, tudo seria muito melhor sem o poste lá. Não tenho nenhum espaço de lazer fora de casa e aquele canto serviria precisamente para isso.

    Será possível negociar remoção ou alugar do espaço?

    Desde já o meu muito obrigado.
    Concordam com este comentário: njss
    Estas pessoas agradeceram este comentário: njss
      A5240A0A-5F88-4F30-9747-A1421E0B0EF1.jpeg
      70BE3923-C7A5-44EE-B454-C5B5CBCB1A0C.jpeg
      C9CA0AB7-3827-4F2D-BE52-726A1E22F701.jpeg
  2.  # 2

    Muito dificilmente irá conseguir retirar o PT do sitio, e caso consiga irá ter custos acrescidos para si.

    nos dias de hoje, a implantação de um PT num terreno privado, como é o caso, tem tabelas com compensação para o dono do terreno.
    poderá verificar no "Manual de Ligações à rede elétrica de serviço público".
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 3

    Uma foto aérea do poste e da sua posição.
      4B412136-68E2-4078-A1FE-27D42B247903.jpeg
      35D6E1EA-3DA0-42EE-864C-6AE8001E7E27.jpeg
  4.  # 4

    Não é feio o projecto...
    Quanto ao PT. esqueça isso. Mas pode sempre questionar o eng. electrotecnico que fará as suas especialidades.

    PS: eu em 2013, participei e coordenei um projecto de arranjos exteriores com alteração de localização de um Posto de seccionamento de MT... não era um PT. Tudo dentro do mesmo terreno, por forma a conseguir realizar umas obras de reorganização no logradouro de um recinto de uma entidade publica...
    So esse trabalho custou mais de 100.000€.... e foi bastante complexo. com bipasses de energia e o raio... e tempos limites para executar o corte de energia... Isto tudo numa zona de grande sensibilidade ( inst. militares, industrias, grandes empresas de serviços, centros informáticos e densidade populacional elevada.
  5.  # 5

    Recomendo ainda, que comunique à EDP Distribuição, quanto tiver a intenção de fazer obras nas mediações do PT, nomeadamente abertura de valas.
    Não vá terem aquando da construção do PT colocado a terra de serviço e de protecção dentro da vossa propriedade.
  6.  # 6

    Tem aí uma bela "construção" e um berbicacho muito difícil de resolver.
  7.  # 7

    Eu ainda este ano tive de tratar da alteração de mudança de localização do posto de transformação e seccionamento, para se poder edificar o parque de estacionamento.

    Tive de fazer 5 projecto eléctricos. Uns de 3 alterações de traçados dos cabos de Média Tensão, mais um projecto de serviço publico com o novo posto de transformação e rede de distribuição de baixa tensão com os armários exteriores e outro para o posto de transformação particular do parque de estacionamento.

    O custo destas alterações anda para mais de 150.000€, só para a parte de serviço publico.

    A rede de distribuição alimentava, 4 prédios de comercio e habitação e ainda 4 bancos e os cabos passavam todos na area de implantação do parque. Mas tudo se fez, com os custos correspondentes.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 8

    Veja o lado positivo: poupou aí uns 5 metros de muro.
  9.  # 9

    Algum enquadramento legal que permita um poste de transformação num terreno privado sem aprovação do proprietário?

    À conversa com o advogado fiquei com a impressão que seria possível mas não era a área de especialidade da mesma..

    Acham que ainda posso ter problemas na construção por causa do Poste?
  10.  # 10

    Colocado por: reator22À conversa com o advogado fiquei com a impressão que seria possível mas não era a área de especialidade da mesma..

    Claro os advogado dizem-lhe sempre isso, é o ganha pão deles.. processos....Se quiser arranjar uma guerra, largar uns valentes euros,cabelos brancos e muiiito tempo.... eu acho que não vai conseguir nada isso Esta ai há anos!!! há mais de 30 concerteza.
  11.  # 11

    como acontece a vários, quando construiram o imóvel já lá estava o PT.



    Como este.
  12.  # 12

    Concordo. Por mais que tente conseguir algo, vai dar-lhe mais trabalho e preocupações.

    no final se conseguir alguma coisa, ainda lhe dizem que é uma obra de interesse publico e fica tudo na mesma.
    faz-me lembrar um Srº aqui da aldeia que não deixava alargar a estrada. Era o único, foram para tribunal e no final foi decidido que a obra tinha de ser feita na mesma.

    Colocado por: Pedro Barradaseu acho que não vai conseguir nada isso Esta ai há anos!!! há mais de 30 concerteza.


    O que lhe posso recomendar é preveja uns descarregadores de sobretensões no quadro de entrada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: reator22
  13.  # 13

    Recentemente fiz uma moradia num terreno que tinha um PT, não com essa cabine mas daqueles com poste em betão que alimentava a aldeia toda. Foi feito o pedido de mudança já existia licença de construção e demorou cerca de 5 meses o processo de mudança, sem custos para o proprietário.

    Os cabos de média tensão passavam sobre a área de implantação, talvez por isso sejam "obrigados" a mudar o PT e existir a licença de construção também deve pesar.
  14.  # 14

    Colocado por: reator22Algum enquadramento legal que permita um poste de transformação num terreno privado sem aprovação do proprietário?

    À conversa com o advogado fiquei com a impressão que seria possível mas não era a área de especialidade da mesma..

    Acham que ainda posso ter problemas na construção por causa do Poste?
    Se aquilo fosse um poste o seu problema seria refresco. Só que aquilo é um PT-Posto de Transformação e pelo tamanho de distribuição para outros, o que comparativamente é cicuta!:(
  15.  # 15

    Como é que não tem espaço de lazer? E se eles lhe pagarem aluguer já passa a ter?
  16.  # 16

    Não. O que lá estará é mais ou menos isto



    Colocado por: KduvidasPT-Posto de Transformação e pelo tamanho de distribuição para outro
    Concordam com este comentário: Kduvidas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Kduvidas
      Sem Título3.jpg
  17.  # 17

    Hoje em dia, faz se coisas com menor impacto visual...

    O posto de seccionamento, da situação que relatei... Ficou instalada numa casota pré-fabricada com quase 1/3 do tamanho/volume !! Face o original....
    Concordam com este comentário: almeida86
  18.  # 18

    Tira o cavalinho da chuva, Portugal não é propriamente um estado de direito. Vem uma empresa semi público com balelas de interesse público e expropria-te com 2 tretas. As vezes nem te dá nada quando te passa com fios em cima.

    A ser direito, era um aluguer anual e uma compensação pela poluição visual e possíveis danos para a saúde
    Concordam com este comentário: kiliam, hesskhe
  19.  # 19

    Boa Noite,
    Tem de fazer um pedido à EDP e esperar pela resposta deles. Conheço um caso que o PT foi mudado, mas era um PT com dimensões mais reduzidas,era mais baixo e era possível mover o PT com uma grua. O PT neste caso foi mudado apenas uns metros para fora do lote. O pedido foi feito a um gabinete de engenharia da EDP ou qualquer coisa parecida.
    Demorou quase 1 ano a ser mudado o pt. Se conseguir meti fotos do PT.
    Casa caso é um caso, só depois de ter a resposta da EDP saberá.
  20.  # 20

    Colocado por: rjmsilvaComo é que não tem espaço de lazer? E se eles lhe pagarem aluguer já passa a ter?


    Esperava este tipo de comentário!

    Não é uma questão de ser chico espero, estamos a discutir direitos e enquadramentos legais e sim.. tudo tem um preço. A primeira opção seria a remoção porque o impacto visual e o incomodo que casa é real, mas não colocaria se lado outras opções, justificando-se.
    Concordam com este comentário: hesskhe
 
0.0232 seg. NEW