Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.

    No seguimento do tópico anterior q coloquei e a mais q certa possibilidade de um termoacumulador de 50lt ser curto para a minha família e/ou obrigar a uma utilização com regras draconianas, então tive outra ideia.

    Se eu tiver um esquentador de ignição elétrica e o exaustor, então será q existe alguma tomada dupla com comutador para apenas um dos equipamentos funcionar de cada vez?

    Isto sairia muito mais barato q o kit inibidor de exaustor, acho eu, não tão prático pq nos obriga manualmente a selecionar o equipamento q vai funcionar, mas pelo menos desse modo não há cá esquecimentos de ambos os equipamentos a funcionar.


    E agora já no mundo da fantasia se existisse uma tomada dupla com uma espécie de seletor remoto então isso seria perfeito, visto termos a tomada onde estava a pensar ligar exaustor e esquentador dentro de um armário e seria muitíssimo útil ter os comandos de seleção de qual tomada a funcionar cá fora em local mais acessível.

    A tomada pode ser para instalar mas levando em conta q só tenho buraco para uma tomada normal e não dupla (teria de ser externa então), ou pode ser uma ficha dupla ligada à tomada anterior com 2 ligações.

    Isto qdo não se percebe nada do assunto tem-se estas ideias, agora vamos ver se a realidade resolver concordar comigo ou borrifar em mim.

    Obg desde já.
  2.  # 2

    Isso deve existir, na casa onde moro, há 2 fichas lado a lado, e um interruptor. Não funcionam as 2 ao mesmo tempo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mach3
  3.  # 3

    Eh pá. Óh Mach3, o amigo em meia dúzia de linhas já divagou prái para Mach6:)

    Que grande confusão aí vai. Que é que o exaustor tem a vêr com o esquentador e com o termoacumulador, se o problema que tem é de AQS (aquecimento de águas sanitárias)? E comandos e fixas duplas a funcionar cá fora e automatismos que são manuais...

    Antes de mais.
    Vive num andar ou numa moradia?
    Tem espaço para instalar um termoacumulador maior?
    Tem gás canalizado em casa? ou se não tem. Tem de botija?
    Concordam com este comentário: Mach3
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mach3
    • Mach3
    • 7 agosto 2020 editado

     # 4

    Colocado por: KduvidasEh pá. Óh Mach3, o amigo em meia dúzia de linhas já divagou prái para Mach6:)

    Que grande confusão aí vai. Que é que o exaustor tem a vêr com o esquentador e com o termoacumulador, se o problema que tem é de AQS (aquecimento de águas sanitárias)? E comandos e fixas duplas a funcionar cá fora e automatismos que são manuais...

    Antes de mais.
    Vive num andar ou numa moradia?
    Tem espaço para instalar um termoacumulador maior?
    Tem gás canalizado em casa? ou se não tem. Tem de botija?
    Concordam com este comentário:Mach3
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Mach3


    Tens toda a razão, admito.

    Vivo num apartamento e como estou com retorno de CO, estou a ver a melhor maneira de resolver a situação, preferencialmente sem obras e à boa maneira tuga.... Gastando o mínimo possível.

    É gás canalizado e tenho placa a gás.

    O esquentador q tenho já tem 18 anos e tem o sensor de co nas couves e não se desliga.

    Estou só a ver a melhor solução... Mas neste caso admito q não faço ideia se a ideia q tive é possível.
  4.  # 5

    Quantos anos tem o predio?
  5.  # 6

    Colocado por: NelhasQuantos anos tem o predio?


    20/21 anos

    O meu apartamento só foi habitado por nós a partir de 2003.
  6.  # 7

    Colocado por: Mach320/21 anos




    Colocado por: Mach3Se eu tiver um esquentador de ignição elétrica


    Cuidado com isto.
    A não ser que deseje ficar as escuras.



    Colocado por: Mach3E agora já no mundo da fantasia se existisse uma tomada dupla com uma espécie de seletor remoto então isso seria perfeito, visto termos a tomada onde estava a pensar ligar exaustor e esquentador dentro de um armário e seria muitíssimo útil ter os comandos de seleção de qual tomada a funcionar cá fora em local mais acessível.

    A tomada pode ser para instalar mas levando em conta q só tenho buraco para uma tomada normal e não dupla (teria de ser externa então), ou pode ser uma ficha dupla ligada à tomada anterior com 2 ligações.


    Isto não é fantasia.
    Agora da maneira que pretende executar é.

    Seria como querer meter um ferrari no eucaliptal do julio e fazer uma corrida contra o seu trator.
    • mac1
    • 7 agosto 2020

     # 8

    o comando de selecção poderia ser algo assim, abrindo um ou outro circuito
    https://www.servelec.pt/interruptor-seletor-rotativo-3-posicoes-2no-o22mm-solera-slr-int53a2

    https://www.youtube.com/watch?v=qbUBYHJO_Hw
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mach3
    • Mach3
    • 7 agosto 2020 editado

     # 9

    Colocado por: Nelhas





    Cuidado com isto.
    A não ser que deseje ficar as escuras.





    Isto não é fantasia.
    Agora da maneira que pretende executar é.

    Seria como querer meter um ferrari no eucaliptal do julio e fazer uma corrida contra o seu trator.


    Ficar às escuras pq?

    Qdo falo ignição elétrica é por estar ligado à tomada para acender o isqueiro, não me refiro a um esquentador elétrico, ou seja, em vez de ser a pilhas como o meu actual ou através daquele mecanismo q aciona o isqueiro à passagem da água (hidrogerador).

    Quanto ao exemplo do Ferrari não percebi bem.

    A solução q busco é como muitos de nós temos para comandar duas tomadas distintas, nomeadamente as tomadas da máquina da roupa e da louça, em q eu tenho (e muitos de vocês tb) um interruptor q dá para desligar a corrente de cada um dos aparelhos (da tomada q o alimenta), ou de ambos.

    O q pretendo é algo assim mas numa só tomada, uma espécie de ficha tripla (dupla seria o ideal) q desse para p selecionar qual dos dois aparelhos funciona, só passando corrente para esse.

    A questão do comando poder ficar fora do armário era perfeita, para não ter de abrir o armário cada vez q quisesse selecionar.

    Não consigo explicar melhor q isto.
  7.  # 10

    Mach, então o esquentador não é ventilado certo? Daí o retorno.
    E o tubo de exaustão é comum aos 2 equipamentos, exaustor+esquentador? Por isso é que não podem funcionar em simultâneo, é isso?!
    Continuo é sem perceber a duplicação termoacumulador e esquentador?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mach3
    • Mach3
    • 7 agosto 2020 editado

     # 11

    Colocado por: KduvidasMach, então o esquentador não é ventilado certo? Daí o retorno.
    E o tubo de exaustão é comum aos 2 equipamentos, exaustor+esquentador? Por isso é que não podem funcionar em simultâneo, é isso?!
    Continuo é sem perceber a duplicação termoacumulador e esquentador?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Mach3


    Antes de mais, editei o meu post.

    A questão do termoacumulador é só pq estou limitado ao espaço do armário para meter o q quer q seja q resolva o problema e devido a isso só cabe um termoacumulador de 50lt, capacidade sobre a qual criei um tópico para recolher opiniões sobre a viabilidade de 3 pessoas viverem com um termoacumulador de 50 litros.

    Este tópico agora é para outra solução possível (ou não).

    O esquentador não é ventilado e as saídas do esquentador e exaustor juntam-se.
  8.  # 12

    A questão que está a colocar faz todo o sentido, pelo menos foi o que já me disseram (instalador credênciado) teria de colocar um comutador (não sei se é o termo correto), como existe nalguns apartamentos para as máquinas de lavar louça e lavar roupa, assim ou funcionava o esquentador ou o exautor. Neste caso o esquentador teria de ser ventilado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mach3
  9.  # 13

    Colocado por: sognimA questão que está a colocar faz todo o sentido, pelo menos foi o que já me disseram (instalador credênciado) teria de colocar um comutador (não sei se é o termo correto), como existe nalguns apartamentos para as máquinas de lavar louça e lavar roupa, assim ou funcionava o esquentador ou o exautor. Neste caso o esquentador teria de ser ventilado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Mach3


    O esquentador terá de ser trocado quase de certeza embora neste momento só tenhamos retorno de monóxido de carbono com o exaustor e esquentador a trabalhar em simultâneo.

    Mas dada a idade do esquentador e o facto de não estar a desligar qdo há retorno de CO, achamos melhor, e o próximo será quase de certeza ventilado.
  10.  # 14

    Mach, o seu AP tem certificação energética?
    É que essas instalações não devem funcionar com exaustão comum. Se calhar há 30 anos passava, hoje não.
    O esquentador ventilado ou não, está na premissa como uma caldeira e tem de ter obrigatoriamente exaustão direta para o exterior, precisamente devido ao Co2.
    O exaustor de cozinha é a antítese da coisa, pois tem uma canalização que já pode ser comum ao prédio mas filtra ar saturado de gorduras e afins:( o que não constitui uma boa mistura.
    Perante o cenário todo, é claro que a melhor solução seria eliminar o esquentador e centrar a produção de AQS num termo acumulador maior, mas se não tem espaço, dead end:(
    Eu sinceramente detesto ter aparelhos de queima dentro de casa, muito menos sem ventilação. Vejo muito perigo nisso, embora compreenda que em AP não haja grande alternativa.
    Mesmo assim, vou-lhe dar uma solução intermédia entre gastar muito e gastar pouco (que é a sua solução do interruptor).

    Veja na net soluções de aquecimento de água instantâneo. São aparelhos de pequena dimensão, elétricos cujo sistema de aquecimento da água é basicamente parecido com o do termoacumulador, só que não tem acumulador:):) ou seja não gasta o espaço da cisterna nem para 50, nem para 100lts.
    O seu problema é o tempo de reaquecimento do seu termo de 50lts quando tem consumos consecutivos. Ora, esta solução é ideal para qualquer tipo de consumo (consecutivo ou não) em pequenas habitações.
    Os preços variam entre os 50 e os 150€ Mas por pouco mais de 100 paus já arranja uma boa solução.
    De uma assentada, elimina esquentador, termoacumulador e o famigerado interruptor. No fim ainda poupa espaço:):)
    Pense nisso.
  11.  # 15

    Faltaram as imagens
      termo1.png
      termo2.png
  12.  # 16

    Colocado por: KduvidasMach, o seu AP tem certificação energética?
    É que essas instalações não devem funcionar com exaustão comum. Se calhar há 30 anos passava, hoje não.
    O esquentador ventilado ou não, está na premissa como uma caldeira e tem de ter obrigatoriamente exaustão direta para o exterior, precisamente devido ao Co2.
    O exaustor de cozinha é a antítese da coisa, pois tem uma canalização que já pode ser comum ao prédio mas filtra ar saturado de gorduras e afins:( o que não constitui uma boa mistura.
    Perante o cenário todo, é claro que a melhor solução seria eliminar o esquentador e centrar a produção de AQS num termo acumulador maior, mas se não tem espaço, dead end:(
    Eu sinceramente detesto ter aparelhos de queima dentro de casa, muito menos sem ventilação. Vejo muito perigo nisso, embora compreenda que em AP não haja grande alternativa.
    Mesmo assim, vou-lhe dar uma solução intermédia entre gastar muito e gastar pouco (que é a sua solução do interruptor).

    Veja na net soluções deaquecimento de água instantâneo. São aparelhos de pequena dimensão, elétricos cujo sistema de aquecimento da água é basicamente parecido com o do termoacumulador, só que não tem acumulador:):) ou seja não gasta o espaço da cisterna nem para 50, nem para 100lts.
    O seu problema é o tempo de reaquecimento do seu termo de 50lts quando tem consumos consecutivos. Ora, esta solução é ideal para qualquer tipo de consumo (consecutivo ou não) em pequenas habitações.
    Os preços variam entre os 50 e os 150€ Mas por pouco mais de 100 paus já arranja uma boa solução.
    De uma assentada, elimina esquentador, termoacumulador e o famigerado interruptor. No fim ainda poupa espaço:):)
    Pense nisso.


    Essa solução é interessante, mas estarei errado se achar q terei de colocar 2 a 4 consoante seja necessário colocar em cada ponto de água ou pelo menos divisão (ou seja no WC precisarei de 3 para p banheira, lavatório e bidé?).

    Ou há um q dê?

    E teriam de ser instalados localmente, ficando à vista certo?

    E web termos de potência e consumos?

    Obg
  13.  # 17

    Eh pá, agora deixou-me a pensar...? Nunca vi nenhum a funcionar nem instalei, mas acho que não, até pq não faz grande sentido. A situação do WC que ilustra é surreal. Os outros não sei, mas a Bosch não brinca em serviço e a solução é precisamente para aquilo que pretende. Trabalha em linha para toda a habitação.
    O máximo de problema que vejo aqui seria o do caudal em caso de consumo simultâneo em vários pontos, daí ser indicado para pequenas habitações.

    Quanto a consumos, é possível que no instantâneo até seja superior, mas na manutenção e reaquecimento não tem...!
    Já pensou quanto é que o seu termo gasta a manter a temperatura, quando está a dormir e/ou ausente de casa...?
    Um termo normalmente anda entre os 1500 e os 2000w. Aqui tem 3600, mas é só naqueles instantes. No termo normal pode ter periodos de reaquecimento entre meia e 1 hora, fora os tempos mortos de manutenção, variações inverno/verão, etc...

    Entre as opções que tem em cima da mesa, sinceramente acho esta uma solução a considerar. Procure saber mais. Eu já esgotei:)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mach3
  14.  # 18

    Colocado por: KduvidasEh pá, agora deixou-me a pensar...? Nunca vi nenhum a funcionar nem instalei, mas acho que não, até pq não faz grande sentido. A situação do WC que ilustra é surreal. Os outros não sei, mas a Bosch não brinca em serviço e a solução é precisamente para aquilo que pretende. Trabalha em linha para toda a habitação.
    O máximo de problema que vejo aqui seria o do caudal em caso de consumo simultâneo em vários pontos, daí ser indicado para pequenas habitações.

    Quanto a consumos, é possível que no instantâneo até seja superior, mas na manutenção e reaquecimento não tem...!
    Já pensou quanto é que o seu termo gasta a manter a temperatura, quando está a dormir e/ou ausente de casa...?
    Um termo normalmente anda entre os 1500 e os 2000w. Aqui tem 3600, mas é só naqueles instantes. No termo normal pode ter periodos de reaquecimento entre meia e 1 hora, fora os tempos mortos de manutenção, variações inverno/verão, etc...

    Entre as opções que tem em cima da mesa, sinceramente acho esta uma solução a considerar. Procure saber mais. Eu já esgotei:)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Mach3
    por acaso acho qa razão para não se instalar esses equipamentos na maior parte das casas prende-se com o q eu disse, com a falta de capacidade de providenciar caudais suficientes para uma casa inteira, se assim não fosse não seria necessário esquentadores eléctricos.

    Mas é só a minha opinião, sem certeza.

    Creio mesmo q esses aparelhos são dimensionados para estar junto do ponto de água e em alguns casos servem apenas para lavatório/lava-loiças... Se alguém souber se é ou não como estou a dizer e puder esclarecer, eu agradecia muito.
  15.  # 19

    desde que não seja daqueles chuveiros eléctricos que aquecem a água imediatamente antes de cair na banheira...

    um hotel (que já teve os seus dias...)
    a meio do duche, um cheiro a queimado, que foi aumentando com ruído a acaompanhar.... a coisa alastrou e foi a queimar a instalação eléctrica toda pela parede da casa de banho (por trás de uma espécie de papel de parede) até ha entrada do quattro.

    molhado, dentro da banheira com alguma água no fundo.....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mach3
  16.  # 20

    Q situação tramada essa.

    Olha q eu acho q é mesmo qq coisa desse género.
 
0.0224 seg. NEW