Iniciar sessão ou registar-se
    • PRMO
    • 7 agosto 2020

     # 1

    Boas tardes

    No condomínio que administro, um condómino reporta entupimento no lava louça, informa que já limpou o respetivo sifão e que o problema permanece e que a responsabilidade é do condomínio, solicitando um desentupimento mecanizado.
    Deve o condomínio assumir o desentupimento, ou deverá o ónus da prova do respetivo nexo de causalidade recair sobre condómino provando que o problema é de origem nas partes comuns do edifício?

    Obrigado a todos
    • size
    • 7 agosto 2020 editado

     # 2

    Mas, esse entupimento poderá ocorrer na canalização horizontal, que conduz o esgoto desde o sifão do lava louça até à coluna colectiva do prédio.
    Em principio, o entupimento será nesta parte privada , não na coluna do prédio e, consequente, da responsabilidade do condómino.
    Ele que chame um desentupidor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PRMO
    • PRMO
    • 7 agosto 2020

     # 3

    Colocado por: sizeMas, esse entupimento poderá ocorrer na canalização horizontal, que conduz o esgoto desde o sifão até à coluna colectiva do prédio.
    Em principio, o entupimento será nesta parte privada , não na coluna do prédio e, consequente, da responsabilidade do condómino.
    Ele que chame um desentupidor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:PRMO


    Obrigado pela atenção
  1.  # 4

    Se o entupimento fosse na conduta comum (vertical) de certeza que as fracções do mesmo piso seriam afectadas por esse entupimento e não apenas uma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PRMO
  2.  # 5

    Colocado por: sizeEle que chame um desentupidor.
    E que se habitue a aplicar periodicamente um desentupidor/desengordurante, antes de ter a canalização totalmente obstruída. Chama-se manutenção preventiva:)

    NB: Soda caustica não pois dá cabo do PVC
    Concordam com este comentário: PRMO
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PRMO
    • PRMO
    • 7 agosto 2020

     # 6

    Colocado por: KduvidasE que se habitue a aplicar periodicamente um desentupidor/desengordurante, antes de ter a canalização totalmente obstruída. Chama-se manutenção preventiva:)

    NB: Soda caustica não pois dá cabo do PVC
    Concordam com este comentário:PRMO
    Estas pessoas agradeceram este comentário:PRMO


    Eu faço isso na minha casa.
  3.  # 7

    E que limpe os pratos antes de os lavar que assim evita que entupa.
  4.  # 8

    O problema está na caixa de pavimento, ele que procure uma tampa redonda cromada no pavimento. Se não encontrar nada é porque está por baixo dos móveis de cozinha.
  5.  # 9

    Julgo que o lava-louças não tem sifão de pavimento, só na cuba.
  6.  # 10

    Colocado por: VarejoteJulgo que o lava-louças não tem sifão de pavimento, só na cuba.

    Só se tiver sido o James a fazer essa canalização :-))
    • zed
    • 8 agosto 2020

     # 11

    Colocado por: KduvidasSoda caustica não pois dá cabo do PVC


    E então usar o quê? Tenho um duche lá em casa que nunca parece escoar bem.
  7.  # 12

    Colocado por: zed

    E então usar o quê? Tenho um duche lá em casa que nunca parece escoar bem.


    No caso dos lava-louças o problema são as gorduras que solidificam na canalização e lhe reduzem o diâmetro. A soda cáustica fará efeito mas também afecta a própria conduta. Nos duches o problema coloca-se com os pelos e os cabelos que vão colmatando o sifão. De vez em quando convém fazer uma limpeza física do mesmo.
    • size
    • 8 agosto 2020

     # 13

    Colocado por: zed

    E então usar o quê? Tenho um duche lá em casa que nunca parece escoar bem.


    Pode ser deficiente instalação...

    Nunca o esgoto de um duche se pode comparar com o esgoto da pia de uma cozinha.
    Na cozinha percorrem detritos e gordura, no duche percorre água limpa.
    • zed
    • 8 agosto 2020

     # 14

    É uma coisa destas.

    https://www.viega.pt/pt/products/Pecas-sobressalentes/Tecnica-de-drenagem/Valvulas-para-banheiras-e-bases-de-duche/Valvula-Tempoplex-6963.html

    Aquilo com uma lavagem de cabelos da mulher quase entope. :(
    Concordam com este comentário: BoraBora
  8.  # 15

    Colocado por: zedAquilo com uma lavagem de cabelos da mulher quase entope. :(

    Sei como é.. tem de se andar a limpar apos cada banho.. tenho 3 mulheres de cabelos compridos em casa... são novelos...
    • size
    • 8 agosto 2020 editado

     # 16

    Colocado por: zed

    Aquilo com uma lavagem de cabelos da mulher quase entope. :(


    É uma realidade.
    Nenhum produto haverá para destruir emaranhado de cabelos na válvula.

    Há é que impedir que os cabelos das mulheres entrem para a válvula, colocando um tapete sobre a mesma, limpando-o após os duches.
      x.jpg
    • zed
    • 8 agosto 2020 editado

     # 17

    Se é um mal geral não entendo então às vezes como as coisas evoluem.. não me recordo de ter esse problema em outros duches ou banheiras anteriormente.

    Este leva uma espécie de cestinho que facilita apanhar os cabelos todos mas mesmo assim é uma seca estar sempre a fazê-lo.
  9.  # 18

    Companheiros (as), já utilizei dois produtos de duas marcas diferentes, mas os canos continuam entupidos.
    Têm sugestões de outros produtos para aplicar na cozinha e numa sanita?
    Tenho receio de utilizar soda cáustica, pois são canos antigos em PVC.
    Ácido muriático é boa alternativa ou há melhor?
    Obrigado.
  10.  # 19

    As marcas serão diferentes mas, provavelmente, o produto activo é o mesmo: soda caustica ou acido muriático (ácido clorídrico diluído). Qualquer um deles é agressivo para as canalizações. O primeiro porque é uma base alcalina e o segundo porque é um ácido.
    A seguir à utilização destes produtos deverá fazer passar agua muito quente ( a ferver) para que não fiquem restos do produto a corroer os canos.
    Há quem aconselhe o bicarbonato de sódio e vinagre. Desconheço o efeito pois junta uma base com um ácido que se neutralizam.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
 
0.0197 seg. NEW