Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos.
    Encontro-me numa situação um pouco complexa. Será que me podiam dar umas luzes, ou ideias do que posso fazer?

    A minha avó (paterna) juntamente com os irmãos dela querem vender uns terrenos e uma casa, e o meu pai sugeriu eu comprar aquilo.

    Da parte da minha avó, ela perdeu o marido (meu avô) á cerca de 30 anos. Ambos tiveram 3 filhos. Meu pai (ainda vivo), um tio (vivo e divorciado com 2 filhos) e outro tio ja falecido (sempre foi solteiro, sem filhos e viveu sempre com a minha avó).


    1 -
    Agora é que a coisa fica mais complexa.
    O meu pai e a minha mãe tiveram 2 filhos, eu e a minha irma. O meu pai entretanto tive um filho (ainda menor) for do casamento com a minha mãe.
    Sei que, como sou eu que quero comprar, tenho que ter consentimento da parte dos netos, da minha irma e da criança menor (Tribunal de menores). Penso que não preciso do consentimento dos filhos do meu tio (meus primos) porque ele ainda se encontra vivo.

    Importa dizer que da parte dos irmãos da minha avó, está tudo vivo e que não metem entraves ao negócio e ate ficam contentes que fique na familia. Da parte da minha avó também está tudo bem nesse aspecto.

    Posto isto, o "problema" é o consentimento da menor. Sei que é um processo demoroso mas ao qual se for preciso fazer faço.
    Alguém daqui ja esteve nesta situação? Pode o tribunal não autorizar ou dar o consentimento? O que pode levar ou pensar o tribunal a fazer isso?


    2-
    Outra questão:

    Pode a minha avó, pai e tio vender a parte deles aos irmãos da minha avo/tios do meu pai e eu comprar depois a eles tudo? É uma opção valida ou posso ter problemas de futuro para mim? É considerado venda a interposta pessoa?

    3-
    A minha avó deu a ideia de doação, mas eu não gosto muito dessa ideia. Daquilo que ja li, se ela me fizesse a doação não era necessário o consentimento do menor mas que mais tarde ele podia anular tudo, ou eu ter que o compensar.
    Posto este caso da compensação, imaginemos que eu compro, por exemplo a casa por 3000 mil euros (casa pequena e em ruínas). E até o menor ser maior de idade , eu invisto lá 100,000 mil euros. A compensação que teria de dar é sobre o valor inicial de quando fiz o negocio (3000 mil) ou ja era depois com o MEU investimento feito (100,000)? Tem lógica a minha duvida, ou estou a dizer asneiras?
    A compensação punha-se em causa na morte da minha avó ou depois só na morte do nosso pai? Penso que seja no falecimento da minha avó, visto que ela está viva ainda e quer doar.
    (Esta hipótese muito dificilmente irei aceitar, não quero problemas)

    Muito agradecido
  2.  # 2

    Já fizeram partilhas da herança do avô?
    Parece-me mais fácil os filhos venderem as partes à avó.E depois a avó vender ou doar ao neto.Aí já não precisa de assinaturas de ninguém.
  3.  # 3

    1- Não percebo esses consentimentos todos. Penso que as únicas pessoas que têm de dar consentimento são o seu pai e o seu tio.

    E atenção, eles já herdaram uma parte pelo seu avô.


    3- Doação não muda nada.
  4.  # 4

    Colocado por: PalhavaJá fizeram partilhas da herança do avô?


    Ainda nao. Vai ser feito para a semana.


    Colocado por: PalhavaParece-me mais fácil os filhos venderem as partes à avó.E depois a avó vender ou doar ao neto.Aí já não precisa de assinaturas de ninguém.


    Mas como vai ser um neto a comprar á avo, não precisam de assinar que concordam os netos? porque eles podem também ter interesse na compra, o que nao é o caso da minha irma, mas com o menor no meio disto, tem de ser o tribunal a responder por ele.



    Colocado por: ferreiraj1251- Não percebo esses consentimentos todos. Penso que as únicas pessoas que têm de dar consentimento são o seu pai e o seu tio.


    Em conversa com um advogado, ele disse-me isso. Mesmo com os consentimento do meu pai e tio e avo, vao ter que entrar os netos, porque a compra é de um neto.

    Por isso lembrei-me da hipotese de a minha avo, pai e tio venderem o que lhes pertence aos irmãos da minha avó e depois comprava. Assim ja nao é uma compra avo e neto. Mas tenho receio de ser considerada venda a interposta pessoa.
    • smst
    • 11 agosto 2020

     # 5

    O seu pai (e esposa) e o irmão dele, assim como a sua avó e os irmãos dela (e respectivos conjuges) vendem tudo a uma pessoa de confiança fora da familia que por sua vez lhe venderá a si.

    Efectivamente o seu "meio irmão" menor se for como estavam a prever fazer terá de "entrar" no negócio. Uma amiga minha comprou a casa que tinha sido dos avós (ambos falecidos) e álem dos herdeiros directos (mãe, tios e respectivos conjuges), teve também de assinar a escritura o irmão da minha amiga (divorciado).
  5.  # 6

    Colocado por: smstO seu pai (e esposa) e o irmão dele, assim como a sua avó e os irmãos dela (e respectivos conjuges) vendem tudo a uma pessoa de confiança fora da familia que por sua vez lhe venderá a si.


    E isso não pode causar problemas no futuro e ser anulado se houver denúncia?

    Estava a pensar em:
    A minha avo, pai e tio vender ao irmão da minha avó.
    Depois, o irmão da minha avó vender a um amigo meu.
    Mais tarde, depois de um ano, esse amigo meu vender a mim.

    Irei gastar mais dinheiro em papelada, mas acham que existirá menos hipóteses de dar problemas?
    • smst
    • 19 agosto 2020

     # 7

    Colocado por: andreserra30

    E isso não pode causar problemas no futuro e ser anulado se houver denúncia?

    Estava a pensar em:
    A minha avo, pai e tio vender ao irmão da minha avó.
    Depois, o irmão da minha avó vender a um amigo meu.
    Mais tarde, depois de um ano, esse amigo meu vender a mim.

    Irei gastar mais dinheiro em papelada, mas acham que existirá menos hipóteses de dar problemas?


    Será mais simples venderem todos ao seu amigo e depois o seu amigo vender a si.(Veja lá o amigo que escolhe, e já agora não se esqueça de o compensar pelas mais valias que ele terá de pagar às finanças no IRS do ano seguinte à venda)
  6.  # 8

    Que confusão que ai vai.

    Explique lá mas porque razão os netos têm de dar consentimento seja do que for se nada lhes pertence?
    As heranças agora saltam gerações assim?

    Oiça homem , não complique.

    Existem 4 herdeiros.
    A sua avó e os respectivos filhos. Seu pai e 2 tios.

    Ponto.
    Se eles concordam com a venda. Compra. Fim da história.

    Mas que complicação para uma coisa tão simples.
  7.  # 9

    Colocado por: andreserra30E isso não pode causar problemas no futuro e ser anulado se houver denúncia?


    Pode. Uma denuncia dos herdeiros. Que são o seu pai e os seus tios.
    Que por sua vez no dia da escritura estão presentes e assinam o termo de conhecimento invalidando qualquer acção futura contra si.
    • RMPG
    • 20 agosto 2020

     # 10

    Esta ai a fazer muitas confusoes:
    Tal como ja citado por o forista Nelhas , existem ai 4 herdeiros a sua avó e o seu pai e tios, os seus irmaos ou primos ou o que for, nao sao herdeiros de nada neste momento. irao apenas ser no futuro caso nao esteja nenhum negocio feito.

    Cito:
    Ponto.
    Se eles concordam com a venda. Compra. Fim da história.

    Mas que complicação para uma coisa tão simples.
    Concordam com este comentário: Nelhas
    • RMPG
    • 20 agosto 2020

     # 11

    Esta ai a fazer muitas confusoes:
    Tal como ja citado por o forista Nelhas , existem ai 4 herdeiros a sua avó e o seu pai e tios, os seus irmaos ou primos ou o que for, nao sao herdeiros de nada neste momento. irao apenas ser no futuro caso nao esteja nenhum negocio feito.

    Cito:
    Ponto.
    Se eles concordam com a venda. Compra. Fim da história.

    Mas que complicação para uma coisa tão simples.
    Concordam com este comentário: Nelhas
    • smst
    • 22 agosto 2020

     # 12

    Colocado por: RMPGEsta ai a fazer muitas confusoes:
    Tal como ja citado por o forista Nelhas , existem ai 4 herdeiros a sua avó e o seu pai e tios, os seus irmaos ou primos ou o que for, nao sao herdeiros de nada neste momento. irao apenas ser no futuro caso nao esteja nenhum negocio feito.

    Cito:
    Ponto.
    Se eles concordam com a venda. Compra. Fim da história.

    Mas que complicação para uma coisa tão simples.
    Concordam com este comentário:Nelhas


    Aqui a questão é que um pai não pode vender (a dúvida é esta) directamente a um filho sem os outros filhos assinarem (e um deles é menor de idade)...
 
0.0145 seg. NEW