Iniciar sessão ou registar-se
    • luis1
    • 27 outubro 2009 editado

     # 1

    Boa tarde,

    Sou proprietario de um predio na baixa do porto, o qual tenho intenção de reabilitar, mas antes de dar inicio a qualquer procedimento gostaria de saber qual o preço médio do metro quadrado da reabilitação nessa zona. Em principio o interior é para "esvaziar", fica apenas a fachada voltada para a rua.

    obrigada,
  1.  # 2

    Já orçamentei alguns prédios desses e é quase impossível dar uma ideia de preços, sem áreas, sem localizações, sem fotografias
  2.  # 3

    Pois...faz todo o sentido...
    o predio tem 4 pisos cada um com cerca de 70m2, mais as aguas furtadas...que posso utilizar espacialmente. A fachada é toda revestida em azulejo ( em bom estado) tem uma varanda muito estreita no 1 piso que atravessa a fachada toda e nos restantes pisos sao janelas... fica localizado perto da Estacao de s.Bento.
    Nao sei se estes dados sao suficientes...para um preço aproximativo...
    Nao sei bem a quem me devo dirigir para obter essa informaçao...arquitectos? engenheiros? empreiteiros? Mas, como nao tenho a certeza se vou em frente( e uma das principais condicionantes é o preço) estou com receio de me dirigir a quem quer que seja!

    mas agradecia a quem me desse uma noção....
  3.  # 4

    luis1

    ninguem o come, deve dirigir-se a todos os que puder mas não tome nenhum compromisso seja do que for sem ter efectuado várias consultas.
    Deve informar-se tambem na camara sobre essa possibilidade de só manter a fachada, pois há zonas classificadas e tem que fazer uma recuperação restringida ao existente.
    Em todo o caso como pensa preservar só a fachada, dê uma vista de olhos aos vários topicos aqui que falam sobre o preço m2, como se fosse uma construção de raiz.
  4.  # 5

    Estou a ver aqui preços um bocado diferentes...ja vi comentarios a 600euros e outros a 1000euros...não tenho mesmo noção do preço corrente da construcao em portugal...estive alguns anos fora do pais...e não acompanhei a evolução...estou um pouco perdido, nao consigo fazer estimativas!
    • spot
    • 27 outubro 2009

     # 6

    luis1

    Não deixe de passar na PortoVivo (http://www.portovivosru.pt/) que fica perto do seu prédio, na Rua Mouzinho da SIlveira.

    Lá podem tirar-lhe muitas das dúvidas que tem, podem explicar quais as condicionantes que tem pelo facto de o prédio se encontrar numa zona protegida e podem dar-lhe uma lista de empreiteiros aos quais pode pedir orçamentos gratuitos. Aliás, a lista de empreiteiros está no site deles.

    Boa sorte!
  5.  # 7

    em termos de pessoas que lhe podem dar valores, arquitectos, engenheiros, empreiteiros, todos eles podem lhe dar uma opinião.
    do inicio depende do projecto de arquitectura, da estrutura, de acabamentos, de número de pisos etc...
    eu em principio não aconselhava o portovivo, só se for para recolher informação.
    cumprimentos
  6.  # 8

    bom dia a todos,
    outra coisa, relativamente a pedir orçamentos, não tenho plantas...ainda vou ter de fazer o levantamento todo...posso pedir com fotografias?
  7.  # 9

    Colocado por: luis1bom dia a todos,
    outra coisa, relativamente a pedir orçamentos, não tenho plantas...ainda vou ter de fazer o levantamento todo...posso pedir com fotografias?

    A primeira coisa que terá de decidir, é que tipo de intervenção vai fazer e isso dependo do estado do prédio.

    Nesse tipo de intervenções, podemos ter, desde aquela que diz, manter a fachada e demolir tudo até à reabilitação e reforço do existente e as soluções que lhe irão propor, dependerá em grande medida, daquilo que as pessoas sabem fazer.

    Enquanto reabilitar um prédio desses não é para todos, sejam empreiteiros, sejam projectistas, já demolir e fazer de novo é fácil e toda a gente sabe fazer. O maior problema, para além de mais uma destruição de património edificado, é o seu bolso, que certamente sentirá a diferença (e muito garanto-lhe)

    Vou fazer umas contas para ver os extremos
  8.  # 10

    Num edifício em Lisboa com 1300m2 de área de construção, em que só se mantiveram as paredes exteriores, ficou a 1320€/m2
  9.  # 11

    Desculpe, mas, area de construção corresponde a que? no chão ou os pisos todos?
    obrigado
  10.  # 12

  11.  # 13

    num edifício em Lisboa com 750m2, em que se preservou a estrutura toda, fazendo alguns reforços estruturais, substituindo alguma madeira dos pisos e refazendo todos os acabamentos e com cobertura nova, saiu por 850€/m2

    Mas atenção que isto é muito variável, basta a estrutura estar em melhor ou pior estado e os valores sobem e descem rapidamente
 
0.0151 seg. NEW