Iniciar sessão ou registar-se
    • J
    • 8 agosto 2020

     # 1



    Boa tarde!
    O esquema em cima mostra o aquecimento da minha casa.
    A fonte de calor é uma caldeira de chama invertida de 35 kw da Attack.
    Aquece 150 elementos e um termo acumulador de 300 litros.
    A caldeira tem uma valvula anti condensação que permite regular a temperatura do retorno. Normalmente tenho-a regulada, para que o retorno seja de 62/63 graus.
    Normalmente tenho a caldeira regulada de forma a que o ventilador pare aos 75 graus.

    PROBLEMAS:
    -Os radiadores do rés do chão e da cave, que estão mais distantes da caldeira, demoram quase 3 horas a ter temperatura desde que os radiadores mais perto e os do 1.º andar têm temperatura.
    -O termo acumulador demora mais de 4 horas a começar a ganhar temperatura. No dia seguinte de manhã consigo ter 55 graus no termo acumulador. Mas nessa noite a resistência eléctrica tem que ligar se tomarmos todos banho.
    - A caldeira deve trabalhar com uma temperatura dos fumos entre os 180 e os 240 graus, para que a queima seja eficiente e para não criar resíduo na chaminé. Mas quando a temperatura dos fumos passa os 180, rápidamente a caldeira atinge os 75 graus de temperatura da àgua. Isto faz com que o ventilador pare. Quando o ventilador pára a temperatura dos fumos baixa para os 100/120. A caldeira passa o tempo a arrancar e a desligar o ventilador...

    A canalização está feita com tubo de 22, embora o kit anti-condensação seja de 28 e as saídas da caldeira sejam de polgada e meia.
    Estou na duvida entre manter o esquema atual mas aumentar o diametro da canalização, no minimo até à ramificação dos radiadores para polgada.
    Ou acrescentar um deposito de inercia de 500 litros. Ficando o termo acumulador ligado antes do depósito de inercia e os radiadores depois (até porque isso permitia ter menos temperatura dos radiadores, porque como está, ficam muito quentes). Mas esta solução, não me agrada tanto financeiramente.....

    Alguém pode dar a uma ajuda de como deveria ficar.
    Será que aumentar o diâmetro é suficiente? ou tenho mesmo que gastar o dinheiro no deposito de inercia?????
    Obrigado
  1.  # 2

    Equilíbrio hidráulico do sistema....
  2.  # 3

    por alguma razão o fabricante recomenda deposito de inercia.
    mas falta ai controles e prioridades, em 1º lugar deve ser aquecido o deposito das AQS e somente depois podem ser aquecidos os radiadores sem isso afectar as AQS.

    eu gosto de usar depósitos mistos (inercia e AQS) com controle electrónico das funções e temperaturas.
    Concordam com este comentário: mtavares
  3.  # 4

    @jorgealves
    as portas da caldeira já devem ter mudado a cor , de tanto calor que não é dissipado.
 
0.0090 seg. NEW