Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Aproveitei uns dias de férias para fazer uma pinturas cá em casa.

    Entretanto depois de várias pesquisas, resolvi limpar o tecto com um pano húmido e aplicar primário, mas há muitas zonas que parece descascar.

    Alguma solução? É que não dá jeito nenhum ter quer lixar os raspar o tecto todo :/
      IMG_20200807_214230.jpg
      IMG_20200807_214135.jpg
  2.  # 2

    Aplicou primário para quê?
    O que aí tem já estava na base anterior. As falhas então... ou estou errado?
    Pensou que o primário cobria isso, foi?
    O primário não fez mais do que realçar esses defeitos. Se continuar a meter tinta em cima, só vai “engrossar” o problema.

    Esses são erros normais. O problema é que agora vai ter de fazer o que evitou fazer antes. Para não ter de raspar, vai ter de lixar bem tido o tecto e emassar essas irregularidades, voltar a despolir é só então depois pintar com uma camada fina meia diluição para ver como fica em termos de irregularidades.
    Se for necessário voltar a catar as irregularidades e só então dar 2 demãos diminuindo gradualmente a diluição.
  3.  # 3

    O que está descascou depois de passar o rolo com o primário.
    Eu sei bem que o primário não cobre falhas, onde ficam as falhas vou ter que raspar e depois emassar se não elas ficam lá.
    O problema é que não descascou em todo o lado onde passei o rolo, só nalgumas partes e não vou saber onde vai descascar antes de passar o rolo.
    Para não estar a aplicar tinta, não sei se experimentando com o rolo húmido para ver se descasca e tratar essas partes.
  4.  # 4

    Então a história é outra. O que deve estar a acontecer é que a base que aí tinha é mais fraca do que o primário que lhe pos em cima e repuxou.
    Antigamente era usual caiar tetos ou então pintar com uma mistura de tinta plástica e cal. A teoria era de que a cal mantinha a porosidade da esteira de gesso do teto, evitava condensações, era mais saudável, etc... Mas claro que a aderência ao suporte também era diferente. E a verdade é que as tintas existentes na altura também não eram específicas e versáteis como são hoje e criavam membrana algo espessa, o que levava à diluição.
    Se tinha aí uma pintura dessas, ao não colocar o mesmo tipo em cima, puxa pela que está por baixo e sucede esse descascar. As fissuras que aí tem, essas estavam cobertas "sossegadas" e agora estão a sofrer o mesmo fenómeno.
    Experimente essa ação de passar o rolo húmido sem tinta a vêr o que acontece. Se notar mais algo a descascar ou empolar, não vai ter solução que não seja raspar porque é sinal que a base está solta.
  5.  # 5

    Colocado por: Anonimo16062021Nada disso,o que aconteceu foi que o acabamento fino (mecafino) que se dá como acabamento final nos rebocos de gesso depois de alguns anos perden a aderência e em contato com a água (neste caso com nova pintura) vem agarrado ao rolo
    Anonimo16062021, para mim são 2 versões da mesma história. Mas tudo bem.

    E agora. O que é que aconselha o Ovelheiro a fazer?
  6.  # 6

    Entretanto já pintei o tecto.
    Raspei as zonas que estavam a descolar, as zonas que não estavam a descolar disfarcei com um bocado de massa e espátula.
    Da próxima vez que for para pintar logo vejo o que faço.
 
0.0125 seg. NEW