Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho esta caixa na garagem que recolhe as águas sujas todas da casa.
    A questão é que entupiu e pelo que me deu a entender já é normal isso acontecer de 3em3/4em4 anos. Ao abrir para ver/limpar deparei-me com isto.

    Os dois tubos em PVC no meio são das sanitas e chuveiros do r/c e corre bem a água.

    O problema está naquele acumular de água no quanto superior direito que recolhe as águas do WC do 1 piso e da cozinha. Parece-me que não tem saída direta o que faz com que exista uma zona ali de paragem que vai acumulando detritos e gorduras até fazer um bloqueio.
    Pelo que me apercebi a única passagem que aquilo tem é por baixo dos tubos PVC até ao lado superior esquerdo que também não tem saída direta.

    Ou seja a caixa está a trabalho como sifão?
    Se sim é normal este "sistema"?
    Dá para por tudo a trabalhar direto para evitar águas paradas?
      15970098440643048462719534491625.jpg
    • SrR
    • 10 agosto 2020

     # 2

    Tem k desfazer a caixa e voltar a fazer com curvas lanceiras e ângulos nao muito apertados
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: manelvc
  2.  # 3

    E a saída da sanita do 1. é onde? Está submersa no canto direito?
  3.  # 4

    A sanita não juro mas penso que sim, já que pelo menos chuveiro e assim saem por ali.


    Pelo que percebi a água vem do lado direito, passa debaixo dos dois tubos para o lado esquerdo. Depois passa debaixo do tubo da esquerda para a saída final por um espaço extremamente pequeno (extremamente fácil de ficar bloqueado) na seta vermelha

    SrR estava a pensar partir aquela zona a verde e alisar aquela zona. Já agora esse trabalho é feito com cimento e areia normal, ou alguma argamassa mais especifica?
  4.  # 5

    Essa configuração é muito estranha. Não deve mexer em nada sem limpar totalmente a caixa e perceber por onde escoam os diversos equipamentos/ramais.
    Se a caixa está a fazer alguma espécie de sifonamemto, ao partir pode vir a ter problemas de retorno de cheiros nos equipamentos do 1. andar.
    Depois de saber bem como funciona toda a caixa, remodelá-la é fácil, mas não se meta a partir nada sem ter isso bem limpo primeiro e desimpedido e ter testado descargas de todos os pontos. Não pode começar um trabalho desses com base em suposições, pois pense que vai ficar com as instalações todas desativadas durante esse período.
    As massas são, massa de cimento forte em meia areia para os muretes, massa cimento forte em areia fina para revestir e fazer os caneiros. Se souber fazer, no final devia ser toda queimada a cimento, embora se o trabalho em massa fina ficar bem feito pode não necessitar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: manelvc
  5.  # 6

    Se tiver sifonamento, é remover isso. e aplicar uma VAV no ultimo equipamento do 1º andar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: manelvc
  6.  # 7

    obrigado pedro.
    Eu achava que a caixa fazia sifonamento porque não via passagem das aguas e pensei que funcionasse por transbordo aka sifão.

    depois da andar lá a mexer vi que a água passa por baixo do tubo PVC do lado esquerdo e é aí que entope e aparecem os problemas.

    vou ver se refaço eu a caixa ou contrato alguem...

    Em relação à VAV acho que nem faz falta que quem montou o lavatório (equipamento mais alto) nem selou em condições as tubagens lol (a corrigir tambem)
  7.  # 8

    Colocado por: SrRTem k desfazer a caixa e voltar a fazer com curvas lanceiras e ângulos nao muito apertados
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:manelvc


    Bem, já veio o homem aqui limpar.

    A sanita do 1º andar sai afinal num daqueles tubos pvc.

    alem da cozinha e chuveiro do 1º andar que vem do tubo da direita vem ter mais um tubo aquela poça do lado de cima direito (talvez maquinas da roupa).
    efectivamente depois a agua passa por baixo dos tubos PVC para o lado esquerdo e depois daí há um tubo direto a uma espécie de fossa no exterior (que estava completamente obstruído).
    O outro tubo para onde saem as aguas das sanitas vão ter à mesma fossa que o tubo das aguas da cozinha.

    então pelo que me parece posso na mesma refazer a caixa como vocês estavam a dizer certo? e fica com as duas saídas livres...
  8.  # 9

    Afinal havia outra😂😂😂
    Eu não lhe disse para limpar isso primeiro?!

    Bom. Agora veja lá se refaz isso como deve ser👍
  9.  # 10

    1 e 2: sanitas dos 2 wc e esgotos máquina roupa

    3:águas "limpas" WC r/c. O tubo está colocado abaixo da cota do tubo de escoamento para fazer sifão? Tem sifão de piso na wc.

    4: águas "limpas" WC piso 1

    5: cozinha (banca mais maq louça)

    6 e 7: escoamento diferenciado mas que vão ter (salvo outra indicação) a uma mesma "fossa" exterior
    Digo fossa porque é uma caixa de passagem que recebe o esgoto do vizinho tb e vai para outra caixa e daí para a rua. E aquilo faz acumulação.

    Estando confirmado que saem para o mesmo sítio posso fazer o trabalho que se tinha falado?
      IMG_20200810_200609.jpg
    • SrR
    • 11 agosto 2020

     # 11

    Que pessegada aí tem!
    Concordam com este comentário: casinhaDaAvo, manelvc
  10.  # 12

    Colocado por: manelvcEstando confirmado que saem para o mesmo sítio posso fazer o trabalho que se tinha falado?
    Se tem a certeza que para trás está tudo devidamente sifonado e não lhe vai dar retorno de maus cheiros, não vejo porque não!
    • SrR
    • 11 agosto 2020

     # 13

    Colocado por: Anonimo06082021

    Ainda estes dias aparecem aqui umas caixas novas no forum que não estavam muito diferentes dessa.

    Estavam tão bravas quanto esta.

    O pessoal continua a desvalorizar este tipo de coisas.

    Muitos ainda as fazem em tijolo...
    ja vi de tudo
  11.  # 14

    Nem me digam nada...

    Bem, acho que não ficou resolvido...

    Ora bem, os tubos vão ter a uma caixa de recolha comum com as águas separadas.

    Daí a de esgotos (1) vai para a fossa logo ao lado.

    A das águas "limpas" (2) não sei para onde vai que é aí que está realmente o entupimento

    A "fossa" está a um metro da caixa da foto, +- onde estou a tirar a foto

    As águas pluviais (3) misturam com o esgoto...

    Não percam o próximo episódio porque eu tb não
      IMG_20200811_201444.jpg
  12.  # 15

    Então o entupimento pode não ser na caixa que mostrou antes, é isso?
    Grande cégada...
  13.  # 16

    Yep, fui agora confirmar e tem um tubo obstruído ali naquela metade da saída 2. Está na mesma parede/direção do tubo para onde vão os esgotos. Deve ter sido esse entupimento que depois causou toda aquela obstrução até á caixa interior.
    Resta só saber se também vai á fossa.
    vem aqui amanhã o homem outra vez para desentupir o tubo.

    Como é costume (à 30 anos) funcionarem estes sistemas de esgoto?
    -Agora vai tudo á fossa e daí caixa dos serviços?
    -vai o do esgoto à fossa e daí á caixa de saneamento dos serviços, e a da águas "limpas" diretamente á caixa dos serviços?
    -outra

    PS: não há tampas para esta caixa exterior de 60x54 pois não?
  14.  # 17

    Se tem saneamento público para que precisa de fossa?
  15.  # 18

    Sei lá. Isto acho que sempre foi assim... So tenho a casa à um ano e ela é de 95+-.

    Acho eu que tem a ligação desde sempre ao esgoto
    • SrR
    • 12 agosto 2020

     # 19

    Colocado por: manelvcNem me digam nada...

    Bem, acho que não ficou resolvido...

    Ora bem, os tubos vão ter a uma caixa de recolha comum com as águas separadas.

    Daí a de esgotos (1) vai para a fossa logo ao lado.

    A das águas "limpas" (2) não sei para onde vai que é aí que está realmente o entupimento

    A "fossa" está a um metro da caixa da foto, +- onde estou a tirar a foto

    As águas pluviais (3) misturam com o esgoto...

    Não percam o próximo episódio porque eu tb não
      IMG_20200811_201444.jpg
    deus ma libre
    Concordam com este comentário: manelvc
  16.  # 20

    Ora vamos lá ao filme final da descoberta do desconhecido.

    Caixa 1 recolhe numa metade o esgoto das minhas sanitas e do vizinho e noutro as águas dos banhos/cozinha

    Caixa 2 funciona tipo fossa para separar os sólidos.

    Caixa 3 recolhe a água sem sólidos da caixa 2

    Caixa 4 recolhe as águas dos chuveiros e a água "limpa" da caixa 3. Está tapada 😂

    Caixa 5 é a dos serviços onde vai ter tudo...

    Conselhos?
    Deixar andar e ir limpando?
    Refazer alguma coisa?
      IMG_20200812_211408.jpg
 
0.0214 seg. NEW