Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Muito boa tarde a todos.

Tenho uma dúvida à qual vos passo a explicar.

Comprei um terreno no mês passado, sendo o lote 3 dum total de 8.
    O meu terreno situa-se entre outros dois lotes que não tem qualquer tipo de construção, é apenas um grande pedaço de terra.

A minha questão é a seguinte:
    Eu queria vedar o meu terreno com rede de forma a delimitar-lo e ter a certeza que os meus m2 comprados estão lá, pois a ideia será construir habitação daqui a 3 anos.

Como poderei fazer para descobrir quais as dimensões certas do terreno? Onde começa/onde acaba, limites laterais para os terrenos dos vizinhos etc?
    Eu tenho as plantas que os antigos donos me forneceram etc. Mas necessito de falar com alguém da camara municipal para lá ir medir e dizer-me os meus limites?

Necessito de contratar um topógrafo?
    Que empresas existem para colocar a rede lá? Para isto necessito de saber quais os limites do terreno certo?

Muito obrigado a todos pelo vosso tempo e desculpem pela quantidade de questões.
    Abraço a todos
  2.  # 2

Colocado por: JoaoDNecessito de contratar um topógrafo?

sim convem...não gaste deinheor em vedaç~eos.. para que!!? depois irá murar certo? mande demarcar o lote. e faça logo o levantamento topografico por forma a poder ser utilizado para instruir o procedimento de licenciamento. Para murar/ vedar, em confronto com a via publica, carece de instruir um projecto.

como lhe disse meta somente os marcos ( que deveriam lá estar por parte do loteador).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoaoD
  3.  # 3

Colocado por: Pedro Barradas
    sim convem...não gaste deinheor em vedaç~eos.. para que!!? depois irá murar certo? mande demarcar o lote. e faça logo o levantamento topografico por forma a poder ser utilizado para instruir o procedimento de licenciamento. Para murar/ vedar, em confronto com a via publica, carece de instruir um projecto.

como lhe disse meta somente os marcos ( que deveriam lá estar por parte do loteador).

Quando diz colocar os marcos por parte do loteador, deveria ser feito pelos antigos donos?
    Como são os marcos?

Como é que o topógrafo irá saber quais as delimitações do terreno?
    Em anexo está uma imagem que criei, em que o meu terreno é o entre linhas vermelhas
      107395669_275038997112082_6243989307970613731_n.png
  4.  # 4

Colocado por: JoaoDComo é que o topógrafo irá saber quais as delimitações do terreno?

se houve um processo de loteamento urbano. é pedir os dados geometricos na camara. o topografo que trate disso, ou fale já com um gabinete de projectos.
  5.  # 5

Colocado por: Pedro Barradas
    se houve um processo de loteamento urbano. é pedir os dados geometricos na camara. o topografo que trate disso, ou fale já com um gabinete de projectos.

A ideia como lhe disse, não será já criar um projeto, mas apenas a delimitação do terreno.
    Pelo que sei, o lote era rústico porém como o antigo dono já tinha aprovado um projeto ao qual desistiu, o terreno já foi alterado para urbano, tanto que a taxa de IMT que paguei foi um pouco mais alta.

Sendo assim já existiu um processo de loteamento? Basta pedir esses dados à camara e contratar o topógrafo?

Isto é um bocado novo para mim daí todas as questões
    Obrigado mais uma vez
  6.  # 6

JoaoD,

Quase que íamos ser vizinhos, andei a ver uns terrenos com o meu arquitecto mesmo aí ao lado :)

Mas se diz que tem as plantas que o antigo proprietário lhe deu, são as plantas do loteamento, certo? Tem a largura do lote e o comprimento, correcto? Bem como a área total! Com isso o topógrafo já lhe delimita o terreno e vê logo na altura se a área delimitada é a mesma área que consta do loteamento.
    Se os tais documentos que o antigo proprietário lhe deu não é nada disso, tem de ir à câmara, pedir cópias (tanto dos desenhos, como dos textos) do loteamento onde se insere esse terreno.

Depois se precisar de contactos (topógrafos, arquitectos e engenheiros), eu passo-lhes os que contactei na altura, quando foi para mim. Tenho o meu mail no meu perfil, por isso esteja à vontade.
    Concordam com este comentário: Zafa
  7.  # 7

Colocado por: JoaoDPelo que sei, o lote era rústico porém como o antigo dono já tinha aprovado um projeto ao qual desistiu, o terreno já foi alterado para urbano, tanto que a taxa de IMT que paguei foi um pouco mais alta.

Sendo assim já existiu um processo de loteamento?

Nesse caso não terá havido um loteamento, terá havido passagem de rustico para urbano, eventualemtne terá havido destaque.. não sei, não se consegue explicar...E estas coisas não sao simples como parecem...
    Se houve destaque, existe uma planta de destaque na Cãmara... é por esse limite que terá de ser demarcado o terreno.
    O topografo saberá orientá-lo.
  8.  # 8

Mas eu investia em vedar as laterais e traseiras do terreno (nem que fosse com rede), porque essas laterais são as mais passíveis de lhe mexerem e roubarem meio metro, 1 metro...
    E se os vizinhos então começarem a construir e a mexer no terreno antes de si, e se não houver nada físico naquela extensão toda, é quase garantido que eles vão tentar ganhar mais terreno (principalmente o do terreno verde, com aquele afunilamento atrás, tem de ir buscar área onde puder).
  9.  # 9

Basta os marcos. havendo planta de destaque, afinal estamos no Sec. XXI. os limites ficam georeferenciados.. acho um disparate gastar dinheiro em vedações... Meta os marcos, são paralepipedos com secção de 10x10cm, em betão, pintados cravados no solo,implantrados nos vertices das extremas. O topografo faz isso.
    • mac1
    • 11 agosto 2020

# 10

com pessoas civilizadas bastariam os marcos... mas nunca se sabe.
    Se não for muito caro mais vale colocar a vedação

senão pode-lhe acontecer isto e ter mais chatices no futuro
    https://forumdacasa.com/discussion/72138/muro-construido-dentro-da-area-do-meu-lote/#Item_4
    • JoaoD
    • 13 agosto 2020 editado

# 11

Colocado por: econom.pedroMas eu investia em vedar as laterais e traseiras do terreno (nem que fosse com rede), porque essas laterais são as mais passíveis de lhe mexerem e roubarem meio metro, 1 metro...
    E se os vizinhos então começarem a construir e a mexer no terreno antes de si, e se não houver nada físico naquela extensão toda, é quase garantido que eles vão tentar ganhar mais terreno (principalmente o do terreno verde, com aquele afunilamento atrás, tem de ir buscar área onde puder).

Certo. A ideia seria essa para evitar chatisses
    Aconteceu semelhante com a casa da minha mãe e até hoje não se resolveu em tribunal..

No entanto poderei necessitar do contacto do topografo.
    Não sei se o orçamento variará muito. Ou se será um valor +- fixo
  10.  # 12

Colocado por: Pedro BarradasBasta os marcos. havendo planta de destaque, afinal estamos no Sec. XXI. os limites ficam georeferenciados.. acho um disparate gastar dinheiro em vedações... Meta os marcos, são paralepipedos com secção de 10x10cm, em betão, pintados cravados no solo,implantrados nos vertices das extremas. O topografo faz isso.

Acredito que ate acabe por chegar.
    No entanto se não ficar muito caro vedar será uma possibilidade dado que não é para construir agora..

Colocado por: mac1com pessoas civilizadas bastariam os marcos... mas nunca se sabe.
    Se não for muito caro mais vale colocar a vedação

senão pode-lhe acontecer isto e ter mais chatices no futuro
    https://forumdacasa.com/discussion/72138/muro-construido-dentro-da-area-do-meu-lote/#Item_4

Sim. terei de ponderar os valores e perceber o que realmente compensa. Duvido que alguém mexa nos marcos mas nunca se sabe

0.0163 seg. NEW